quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TEMPERO

Tempero é o nome que se dá ao conjunto de condimentos, cuja função é realçar o gosto do prato. Foram identificadas funções terapêuticas para alguns destes condimentos. São exemplos de temperos o sal, a canela, o coentro, o aneto, o alho, o louro, a pimenta e a salsa.
Ícone de esboçoEste artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Estes dias eu tenho me desdobrado para cuidar da casa e fazer todo o resto. Eu tinha uma pessoa que me ajudava aqui em casa. Afinal cuidar de três filhos e fazer tudo o que tenho para fazer, não é fácil não. Mas, agora estou sem ninguém, contenção de despesas.
Então, estou tendo que faxinar, lavar e passar roupas, preparar todas as refeições, cuidar das crianças e todo o resto dentro de uma casa. Além disto tenho ajudado meu marido no escritório dele, então passo meio período fora de casa. Quando chego vou cuidar de todo o resto inclusive do blog.
Tô reclamando?
Tô, mas só um pouquinho.
Até que gosto de cuidar de tudo, o problema é que ando muito cansada e não tem sobrado tempo para cuidar de mim.
Estou tendo que deixar o almoço quase pronto toda noite e por causa disto resolvi, essa semana, fazer um tempero pronto para facilitar um pouco. Deixo esse tempero na geladeira e quando preciso temperar alguma coisa ou fazer algum prato, uso ele.
Eu gosto de picar a cebola, o tomate, amassar o alho, etc… Mas tem horas que temos que simplificar e, para mim, essa é uma destas horas.
Para variar o sabor desse tempero nos pratos, eu faço o tempero base e na hora de preparar a receita, acrescento algumas coisinhas como: Tomate, pimentão, orégano, pimenta do reino, limão, caldos (de carne ou de galinha), etc…
Veja como fiz o tempero base:
Tempero Caseiro
Ingredientes
3 cebolas médias
2 cabeças de alho (veja como descascar alho mais facilmente)
1 mão de folhas de manjericão
1 ramo de alecrim
1 maço de cheiro verde
2 colheres (de sopa) de sal
1 xicarazinha (de café) de óleo (ou azeite de oliva)
Modo de Preparo
Corte a cebola e as folhas. Coloque no liquidificador o óleo e a cebola (que fica mais líquida quando batida). Depois acrescente os outros ingredientes e bata até que fique cremoso. Coloque em um recipiente que tenha tampa e guarde na geladeira
Dicas:
  1. Conserve na geladeira.
  2. Para variar o sabor acrescente outros temperos que você goste.
  3. Coloco pouco sal, pois gosto de acrescentar sal na hora.
  4. Depois que usar o liquidificador para fazer esse tempero, lave normalmente depois despeje água fervendo nele e espere um pouco, isto faz com que o liquidificador não fique com cheiro desagradável.
  5. Pode dobrar a quantidade de ingredientes e fazer uma quantidade maior de tempero. Guarde no freezer. À medida que for precisando, retire um vidrinho do freezer e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário