sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ADUBO

Adubo, também conhecido como fertilizante, é um produto de origem orgânica ou sintética (mineral) usado para nutrir as plantas. O adubo é muito usado na agricultura e na jardinagem, pois possui grande quantidade de nutrientes e, portanto, pode deixar o solo fértil, aumentando a produção.

Adubo orgânico

Tem origem na decomposição de plantas, frutas, folhas, vegetais, cascas de ovos, ossos de animais, fezes de boi (esterco) e outros elementos de origem orgânica. É também encontrado no solo das florestas (principalmente tropicais e equatoriais), pois as folhas e frutas formam o humos, após caírem e entrarem em decomposição.

Adubo sintético

Também conhecido como adubo mineral, este tipo de adubo é produzido por indústrias químicas e de fertilizantes. É muito usado na agricultura para corrigir as deficiências nutricionais do solo, provocadas pelo excesso de uso ou erosão. Um solo pobre em nutrientes pode ser utilizado para o cultivo, desde que seja tratado com este tipo de fertilizante. Este tipo de adubo pode conter nitrogênio, potássio, fósforo e outros nutrientes.

Classificação dos adubos

- Orgânico

- Fosfatados

- Calcários

- Mistos (possui vários elementos destinados a fertilização do solo)

- PotássicosA adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.
A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho.
A adubação pode ser classificada:
A degradação das pastagens e a nutrição inadequada da planta é um dos principais responsáveis pelo baixo índice produtivo a pasto. Por isso, melhorar a eficiência do pastejo, eliminando perdas por rejeição ou pisoteio, é um dos principais fatores que o produtor deve observar quando lança mão da adubação em pastagens. Aplicar as técnicas corretas de adubação relaciona o aumento da produção de forragem ofertada ao bovino, na quantidade e qualidade da produção de carne e leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário