Banha se refere à gordura de porco. É usada como gordura para cozinhar, tendo também sido usada no passado como manteiga para passar-se no pão. Seu uso na cozinha contemporânea diminuiu dada a crença de que ela poderia causar problemas cardiovasculares pela presença gordura saturada, entretanto segundo novos estudos realizados, a gordura saturada não faz mal para o coração, sendo os responsáveis principalmente produtos industrializados com carboidratos de alto índice glicêmico[1] [2] [3] .
Muitos cozinheiros preferem banha ao contrário de outros tipos de gordura em vista de suas características distintas de outros tipos de gorduras, como a margarina ou a manteiga[4] . As qualidades culinárias da banha variam dependendo da parte do porco com que é feita. É ainda utilizada na preparação de sabonete.
Em Portugal, existem diversas receitas que fazem uso da banha. Os rojões à moda do Minho constituem um bom exemplo, podendo ser fritos com banha. As alheirastambém contêm banha entre os seus ingredientes. O sarapatel utiliza banha em conjunto com azeite. O refogado das tripas à moda do Porto é também feito com banha.
Pratos com banha[editar | editar código-fonte]
- No Brasil, a fritura da bijajica é realizada com banha;
- Nos Países Catalães, a ensaïmada é também confeccionada com banha;
- Na Inglaterra, alguns cozinheiros também preferem a banha para fritar o peixe e as batatas que constituem o Fish and chips;
- Na Hungria, o Goulash é também confeccionado com banha;
- Na Itália tempera-se uma face de um bloco retangular de banha com pimenta-do-reino e ervas, dando origem ao Lardo di Colonnata, acepipe que é apreciado como aperitivo de churrascos: uma fatia fina é colocada sobre uma fatia aquecida de pão tipo baguete, ao estilo das brusquetas;
- O Wiener Schnitzel, especialidade da Áustria, pode também ser frito em banha, de acordo com a tradição;
- No México, as tortilhas mexicanas incluem banha ou margarina na sua composição;
- Na Dinamarca, as almôndegas locais, denominadas frikadeller, podem também ser fritas em banha.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
"High on the Hog" by Corby Kummer, New York Times, August 12, 2005.
Referências
- ↑ Gordura Saturada Não Faz Mal à Saúde. Visitado em 2015-10-05.
- ↑ Gordura saturada não é a vilã para o coração, diz estudo. Visitado em 2015-10-05.
- ↑ Folha de S.Paulo - Estaríamos melhor com banha de porco que com margarina - 21/09/2008 www1.folha.uol.com.br. Visitado em 2015-10-05.
- ↑ Garfada – Onívoros, uni-vos! » Banha de porco trasel.com.br. Visitado em 2015-10-05.
A gordura vegetal e a banha podem ser substituídas pela manteiga em algumas receitas, particularmente em assados. Ambas possuem um alto teor de gordura e uma consistência similar à da manteiga, em temperatura ambiente. No entanto, alguns padeiros preferem uma ao invés da outra, porque cada uma produz determinada textura e sabor diferentes nos produtos finais. A economia pode influenciar na escolha do cozinheiro, já que a banha normalmente possui menor valor do que a manteiga, e a gordura vegetal é a opção mais barata de todas.
Outras pessoas estão lendo
A banha
A banha é feita de gordura animal, normalmente de porco. Ela tem sido usada por séculos. De acordo com o "San Francisco Chronicle," A primeira referência conhecida à banha é de um poema escrito em 1420, embora os antropólogos acreditam que as pessoas inicialmente começaram a cozinhar com gordura de porco, por volta de 10,000 anos atrás. De acordo com o "San Francisco Chronicle", a banha ganhou uma má reputação no fim do século XX por ser muito gordurosa e não saudável , mas um estudo da universidade de Harvard, feito em 2007, descobriu que a banha possui um quarto menos gordura saturada do que a manteiga. A banha usada para cozinhar pode precisar ser refrigerada.
Gordura vegetal
A gordura vegetal pode ser feita de diferentes tipos de óleos vegetais. Ela é geralmente feita da mesma fonte dos óleos de cozinha, como o óleo de soja ou de semente de algodão. A Procter and Gamble introduziu a gordura vegetal em 1911, sendo anunciada como Crisco. A gordura vegetal pode ser encontrada em um pote, uma cuba, em bastões e podem ser branca ou amarela. Este tipo de gordura não precisa ser refrigerada.
Os usos da banha
A banha pode ser usada para cozinhar ou assar. Muitas receitas de massas de tortas levam banha, uma vez que seu alto teor de gordura faz com que e cobertura fique escamosa. Ela também é usada em muitas culturas através do mundo, como na Espanha, onde ela é usada paraconservar o presunto Ibérico. A banha é mais usada em algumas partes dos Estado Unidos do que em outras, particularmente no sul. Ela é usada na cozinha sulista para se fazer biscoitos, por exemplo. A banha pode ser usada também em itens não comestíveis. Ela é usada na fabricação de produtos de beleza, como cosméticos, assim como em alguns tipos de sabão. A banha vem sendo usada também na criação de novas formas de biocombustíveis, que são desenvolvidos para substituir o petróleo.
Os usos da gordura vegetal
A gordura vegetal é primariamente usada em assados. Assim como a banha, ela é frequentemente usada em receitas de massas de torta. Embora ela não produza uma textura tão crocante quanto a banha produz , ela se aproxima mais do sabor da manteiga. Diferente da banha, a gordura vegetal não produz a proteína conhecida como glúten, desta forma, pessoas em dietas que não as permitem consumir glúten podem comer alimentos feitos com esse tipo de gordura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário