segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ENDOGRINOLOGISTA

O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue,  conhecidas como hormônios.
A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.
Quais são as doenças causadas por alteração de hormônios?
Diabetes - Alteração dos níveis de açúcar do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.
O chamado “pré diabetes” é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina.
Existem ainda algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia;
Doenças da Tireóide - Podemos ter o hipertireoidismo, funcionamento excessivo da tireóide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso; o hipotireoidismo, mau funcionamento da tireóide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas conseqüências; o bócio, crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos tireoidianos.
Outros exemplos de doenças da tireoide: Bócio Multinodular Tóxico, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto.
Obesidade – Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como sendo uma doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas, além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, freqüentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos.
Síndrome dos Ovários Micropolicísticos  - Hoje é sabido que a irregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos, como aumento de pêlos e acne, que acompanham essa síndrome, estão diretamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações.
Síndrome plurimetabólica - É um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição central de gordura, à  pré-diabetes, hipertensão arterial  e ou alteração do colesterol.
Osteoporose e osteopenia -
Osteoporose é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis e porosos. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da sua qualidade. Quanto maior a fragilidade óssea, maior é o risco de fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, após a menopausa, com a diminuição dos níveis de estrogênio, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento, falta de atividade física, consumo de álcool, tabagismo, hipovitaminose D (deficiência de vitamina D)e doenças crônicas.
Osteopenia é um estágio anterior a osteoporose, onde a descalcificação óssea ainda está em um grau leve, inicial, podendo evoluir ou não para a osteoporose.
Doenças da hipófise tais como: hipopituitarismo, acromegalia, adenoma de hipófise, prolactinoma etc.,
Doenças das supra-renais, tais como: insuficiência adrenal, síndrome de Cushing, feocromocitoma, hiperaldosteronismo.
Doenças das paratireóides, tais como: hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo.
Doenças que afetam o crescimento, tais como:baixa estatura, gigantismo, raquitismo, etc
Doenças neoplásicas da tireóide:carcinoma medular da tireoide, carcinoma papilífero, carcinoma folicular
Doenças que afetam o desenvolvimento: puberdade precoce, telarca e pubarca precoce (aparecimento de mamas e pêlos, respectivamente, em meninas menores que 8 anos e meninos menores que 9 anos). Puberdade tardia (ausência de início da puberdade após os 13 anos em meninas e 14 anos em meninos).
 Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas,tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A Endocrinologia, no Brasil, foi introduzida na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Osteoporose na Metabologia, também conhecida por sua sigla "SBEOM". Ela realiza congressos médicos da especialidade a cada dois anos.
A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba). Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte dos serviços de saúde.Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas,tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A Endocrinologia, no Brasil, foi introduzida na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Osteoporose na Metabologia, também conhecida por sua sigla "SBEOM". Ela realiza congressos médicos da especialidade a cada dois anos.
A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência na população brasileira e no mundo. A obesidade, por exemplo, afeta cerca de 42% da população, e cerca de 15% da população brasileira tem diabetes (embora só a metade destes o saiba). Essas duas doenças, decorrentes em grande parte da modificação alimentar causada pelo desenvolvimento no mundo, estão em ascensão, e têm merecido grande atenção, por parte dos serviços de saúde.Morreu nesta quarta-feira (25) aos 74 anos o endocrinologista Alfredo Halpern, professor-livre docente da Faculdade de Medicina das USP, o criador da dieta dos pontos.
Halpern, um dos endocrinologistas mais respeitados do país, lutava contra um câncer de pâncreas havia um ano. Ele era consultor do programa Bem Estar da TV Globo.
Autor de livros e comunicador ativo na área médica, conquistou popularidade também entre pacientes ao combater fórmulas mágicas para emagrecimento e dietas radicais.
A edição desta quarta-feira do Bem Estar será dedicada às ideias de Halpern. Sua abordagem para dieta ganhou popularidade por criar uma nova maneira de contar calorias, que atribui pontos aos alimentos levando em conta também sua qualidade nutricional.
Trajetória
Halpern terminou a graduação em medicina em 1966 na própria USP e iniciou sua especialização em endocrinologia em 1969.
Trabalhou no pronto-socorro do Hospital das Clínicas até 1973, depois se transferiu para o departamento de Clínica Médica, onde permaneceu até morrer.
Fez doutorado em 1973 e tornou-se professor efetivo da USP em 1986. Na universidade, criou o grupo geral de endocrinologia, em 1977, e instituiu uma disciplina sobre obesidade no programa de pós-graduação. Durante 15 anos, foi orientador de vários doutorandos e mestrandos na área.
Além de produzir mais de 200 artigos científicos, foi autor de livros para leigos, como "Entenda a Obesidade e Emagreça" e "Obesidade", que juntos vendaram mais de 300 mil exemplares.
O médico Alfredo Halpern é cumprimentado durante apresentação do programa 'Bem Estar' em Curitiba, em agosto de 2013 (Foto: Euricles Macedo/RPC TV)O médico Alfredo Halpern é cumprimentado durante apresentação do programa 'Bem Estar' em Curitiba, em agosto de 2013 (Foto: Euricles Macedo/RPC TV)
O médico endocrinologista Alfredo Halpern posa em seu consultório em São Paulo, em foto de novembro de 2011 (Foto: José Luís da Conceição/Estadão Conteúdo/Arquivo)O médico endocrinologista Alfredo Halpern posa em seu consultório em São Paulo, em foto de novembro de 2011 (Foto: José Luís da Conceição/Estadão Conteúdo/Arquivo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário