sábado, 5 de dezembro de 2015

LOMBRIGA

ascaridíase é uma verminose intestinal, causada pelo parasita Ascaris lumbricóides. A ascaridíase, popularmente conhecida como lombriga, é a verminose mais difundida no mundo.
O parasita tem um corpo cilíndrico e alongado. De aspecto liso e brilhante, sua cor varia entre o branco e o amarelo. Sua boca, em uma das extremidades, possui três grandes lábios. Sua reprodução é sexuada. Os machos são menores que as fêmeas, e apresentam a cauda enrolada. O comprimento do parasita varia entre 15 e 40 centímetros, sendo que o número de parasitas em um mesmo hospedeiro pode chegar a 600.
A contaminação por Ascaris lumbricóides ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por seus ovos. O ciclo tem inicio a partir de um hospedeiro. A fêmea é capaz de produzir 200 mil ovos por dia, sendo que parte desses ovos é eliminada através das fezes. A contaminação ocorre quando as condições de higiene e de saneamento básico favorecem o contato desses ovos com a terra, a água, e com alimentos que são ingeridos. As crianças são a população mais atingida, já que não entendem e respeitam as regras de higiene.
Após a ingestão, os ovos liberam larvas que caem na circulação sanguínea. Essas larvas passam pelo fígado, coração e pulmões. Ao atingirem os pulmões, instalam-se nos alvéolos pulmonares, onde absorvem mais oxigênio e nutrientes para crescerem. Nessa fase, podem aparecer alguns sintomas como tosse seca, irritação brônquica, dificuldade respiratória e febre. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares até crescerem, para então subirem em direção a faringe, de onde são engolidas novamente. Passam pelo tubo digestivo, e completam seu desenvolvimento ao chegarem ao intestino delgado, atingindo a fase adulta, se reproduzindo e dando início ao ciclo novamente.
Outros sintomas são: dor abdominal, flatulência, cólica, diarréia, náuseas, vômito e presença de vermes nas fezes. Algumas reações como alergias, pneumonia e choque anafilático podem ocorrer, embora sejam mais raras. Nas crianças, grandes infestações podem causar oclusão intestinal, o que pode, inclusive, levar a morte.
tratamento da ascaridíase é feito através de medicação. No entanto, a medicação deve ser acompanhada de cuidados de higiene pessoal (lavar as mãos, por exemplo), medidas de higiene em relação aos alimentos (lavar as frutas e verduras em água corrente) e a água (ferver, caso a água não seja tratada), e saneamento básico.Ascaridíase, ascaridose, ascariose e ascaríase é uma parasitose causada pelo verme nemátodeos Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente comolombriga. É umas das infecções mais comuns do mundo.

Causa[editar | editar código-fonte]

Milhares de ovos fertilizados são eliminados nas fezes, que contaminam rios e lagos, e que quando consumidos por humanos se desenvolvem a sua forma adulta e sexualmente ativa em seu intestino.
As lombrigas são vermes nemátodeos, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo a fêmea (20 a 35cm) maior que o macho(15 a 20cm) [1] e com o diâmetro de um lápis. Os vermes adultos podem viver de um a dois anos. Seus ovos têm 50 micrômetro o ferme vai dando seus metros e por tantos dias são invisíveis a olho nu.
A ambientes quentes e úmidos (por exemplo, o solo nos países quentes) no qual permanece dentro do ovo. A infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam ofígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões. Nos pulmões invadem os alvéolos, e crescem mais com os nutrientes e oxigênio abundantes nesse órgão bem irrigado. Quando crescem demasiados para os alvéolos, as larvas saem dos pulmões e sobem pelos brônquios chegando à faringe onde são maioritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estômago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos, apesar de haver alguns casos em que são expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes..

Progressão e Sintomas[editar | editar código-fonte]

A maioria dos infetados tem apenas um número pequeno de lombrigas que não causam nenhum sintoma.
O período de incubação entre a ingestão do ovo e a chegada do parasito adulto ao lúmen intestinal dura cerca de dois meses. Nesse período as larvas passam por vários órgãos, como fígado e pulmões. Normalmente não causam problemas na sua migração mas, particularmente se existirem em grandes números, podem causar irritação pulmonar com hemorragias e hemoptise (tosse com sangue). Outros sintomas nessa fase além da tosse são, falta de ar e febre baixa.
Após chegada ao intestino e maturação nas formas adultas, os parasitas nutrem-se com o bolo alimentar e não são invasivos. Sintomas possíveis numa maioria incluemnáuseasvômitodiarreia e dor abdominal, particularmente se a carga de parasitas é alta. Em alguns casos em que existe subnutrição do hospedeiro, os parasitas alimentam-se das próprias paredes intestinais causando hemorragias internas que podem levar à morte do hospedeiro.
As complicações graves da ascaridíase são raras e predominantemente em crianças que têm grande número de parasitos (devido muitas vezes às crianças comerem terra ou lamberem objetos sujos de terra). Assim, um grande número de adultos no intestino pode formar uma bolo de parasitos, que obstrui a passagem dos alimentos pelo intestino (íleo mecânico); grande número de parasitas na passagem pelos pulmões e faringe podem provocar crises de asfixia; e a migração de parasitas para os ductosbiliarespancreáticos ou apêndice resultar em colecistitepancreatite ou apendicite. Pode também existir a forma errática da infecção (altas cargas parasitárias), onde os parasitos albergam órgãos não naturais da infecção podendo provocar hemorragias internas.

Epidemiologia[editar | editar código-fonte]

Existem em todo o mundo sendo maior a prevalência em países tropicais, afetando de 54 a 75% nas zonas sem tratamento adequado de água e esgoto, especialmente em zonas rurais e em periferias urbanas. É comum mesmo em grandes cidades como Salvador (31%) e Curitiba (42%).[2] Há no mundo 1,38 bilhões de pessoas infetadas por essa parasitose segundo a OMS, ou seja, um quinto da humanidade. O ser humano é o seu único hospedeiro.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

O diagnóstico é feito pela observação microscópica de ovos nas fezes, através do Exame Parasitológico de Fezes, pelo método do HPJ (Método de Sedimentação Espontânea). O diagnóstico também pode ser feito por testes imunológicos ou exames de imagem, como endoscopias, ultrassonografias e raio-x, sendo esses últimos acidentais.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
Fármacos utilizados no tratamento de ascaridíase são os azólicos como o mebendazol e o albendazol, em casos de obstrução intestinal, o indicado é que antes da administração desses medicamentos seja utilizado piperazina e óleo mineral. O tratamento deve ser repetido após algumas semanas para matar larvas que possam estar migrando e, portanto, inacessíveis aos fármacos administrados por via oral no intestino.

Prevenção[editar | editar código-fonte]

  • Educação sanitária;
  • Saneamento básico, com ênfase para o destino adequado das fezes humanas;
  • Tratamento da água usada para consumo humano;
  • Cuidados higiênicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras);
  • Higiene pessoal;
  • Combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos;
  • Tratamento das pessoas parasitadas;
    • Ir para cima http://www.cdc.gov/parasites/ascariasis/biology.html
    • Ir para cima SILVA, Maria Teresa Nascimento; ANDRADE, Jacy and TAVARES-NETO, José. Asma e ascaridíase em crianças de 2 a 10 anos de um bairro de periferia. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.3 [cited 2015-08-08], pp. 227-232 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000300008&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1678-4782. http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000300008.Ascaridíase, ascaridose, ascariose e ascaríase é uma parasitose causada pelo verme nemátodeos Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente comolombriga. É umas das infecções mais comuns do mundo.

      Causa[editar | editar código-fonte]

      Milhares de ovos fertilizados são eliminados nas fezes, que contaminam rios e lagos, e que quando consumidos por humanos se desenvolvem a sua forma adulta e sexualmente ativa em seu intestino.
      As lombrigas são vermes nemátodeos, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo a fêmea (20 a 35cm) maior que o macho(15 a 20cm) [1] e com o diâmetro de um lápis. Os vermes adultos podem viver de um a dois anos. Seus ovos têm 50 micrômetro o ferme vai dando seus metros e por tantos dias são invisíveis a olho nu.
      A ambientes quentes e úmidos (por exemplo, o solo nos países quentes) no qual permanece dentro do ovo. A infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam ofígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões. Nos pulmões invadem os alvéolos, e crescem mais com os nutrientes e oxigênio abundantes nesse órgão bem irrigado. Quando crescem demasiados para os alvéolos, as larvas saem dos pulmões e sobem pelos brônquios chegando à faringe onde são maioritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estômago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos, apesar de haver alguns casos em que são expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes..

      Progressão e Sintomas[editar | editar código-fonte]

      A maioria dos infetados tem apenas um número pequeno de lombrigas que não causam nenhum sintoma.
      O período de incubação entre a ingestão do ovo e a chegada do parasito adulto ao lúmen intestinal dura cerca de dois meses. Nesse período as larvas passam por vários órgãos, como fígado e pulmões. Normalmente não causam problemas na sua migração mas, particularmente se existirem em grandes números, podem causar irritação pulmonar com hemorragias e hemoptise (tosse com sangue). Outros sintomas nessa fase além da tosse são, falta de ar e febre baixa.
      Após chegada ao intestino e maturação nas formas adultas, os parasitas nutrem-se com o bolo alimentar e não são invasivos. Sintomas possíveis numa maioria incluemnáuseasvômitodiarreia e dor abdominal, particularmente se a carga de parasitas é alta. Em alguns casos em que existe subnutrição do hospedeiro, os parasitas alimentam-se das próprias paredes intestinais causando hemorragias internas que podem levar à morte do hospedeiro.
      As complicações graves da ascaridíase são raras e predominantemente em crianças que têm grande número de parasitos (devido muitas vezes às crianças comerem terra ou lamberem objetos sujos de terra). Assim, um grande número de adultos no intestino pode formar uma bolo de parasitos, que obstrui a passagem dos alimentos pelo intestino (íleo mecânico); grande número de parasitas na passagem pelos pulmões e faringe podem provocar crises de asfixia; e a migração de parasitas para os ductosbiliarespancreáticos ou apêndice resultar em colecistitepancreatite ou apendicite. Pode também existir a forma errática da infecção (altas cargas parasitárias), onde os parasitos albergam órgãos não naturais da infecção podendo provocar hemorragias internas.

      Epidemiologia[editar | editar código-fonte]

      Existem em todo o mundo sendo maior a prevalência em países tropicais, afetando de 54 a 75% nas zonas sem tratamento adequado de água e esgoto, especialmente em zonas rurais e em periferias urbanas. É comum mesmo em grandes cidades como Salvador (31%) e Curitiba (42%).[2] Há no mundo 1,38 bilhões de pessoas infetadas por essa parasitose segundo a OMS, ou seja, um quinto da humanidade. O ser humano é o seu único hospedeiro.

      Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

      O diagnóstico é feito pela observação microscópica de ovos nas fezes, através do Exame Parasitológico de Fezes, pelo método do HPJ (Método de Sedimentação Espontânea). O diagnóstico também pode ser feito por testes imunológicos ou exames de imagem, como endoscopias, ultrassonografias e raio-x, sendo esses últimos acidentais.

      Tratamento[editar | editar código-fonte]

      Star of life caution.svg
      Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
      Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
      As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
      Fármacos utilizados no tratamento de ascaridíase são os azólicos como o mebendazol e o albendazol, em casos de obstrução intestinal, o indicado é que antes da administração desses medicamentos seja utilizado piperazina e óleo mineral. O tratamento deve ser repetido após algumas semanas para matar larvas que possam estar migrando e, portanto, inacessíveis aos fármacos administrados por via oral no intestino.

      Prevenção[editar | editar código-fonte]

      • Educação sanitária;
      • Saneamento básico, com ênfase para o destino adequado das fezes humanas;
      • Tratamento da água usada para consumo humano;
      • Cuidados higiênicos no preparo dos alimentos (particularmente de verduras);
      • Higiene pessoal;
      • Combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos;
      • Tratamento das pessoas parasitadas;

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário