quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

SURREAL

Surreal significa algo estranho, absurdo, que não corresponde à realidade. Dizer que algum acontecimento é surreal significa que foge à realidade, que é bizarro ou absurdo.


Alguns estudiosos acreditam que a palavra surreal (ou surrealismo) foi criada pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, na junção de "sur" e "réalisme", que remete para alguma coisa que está além do realismo ou realidade.

O termo surreal designa aquilo que apresenta características próprias do surrealismo. Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa na década de 1920. Tinha como características o irracionalismo, a negação da lógica, a incoerência e valorizava todas as formas de expressão do inconsciente, do abstrato, dos sonhos e do próprio instinto.

As teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e as teorias políticas de Marx tiveram forte influência no movimento. Alguns dos artistas que se destacaram nesse período foram os pintores Salvador Dalí, Renée Magritte, Max Ernst, Giorgio de Chirico; o cineasta espanhol Luis Buñuel, dentre outros.Surreal quer dizer absurdo,estranho, bizarro. Logo, o significado de surreal remete a algo que não corresponde à realidade. Quanto à origem do termo, apesar de haver comprovações concretas, acredita-se que foi alcunhado por Guillaume Apollinaire, um poeta francês que, em 1917, teve a ideia de unir as palavras sur (sobre) eréalisme (realismo); resultando em “sobre-realismo”, surrealismo e surreal.
Apollinaire, segundo estudiosos, buscava um termo para designar coisas que estivessem além da realidade ou do realismo. A palavra surreal relaciona-se, então, diretamente ao termo surrealismo, pois define as características inerentes a esse movimento artístico.

Surrealismo

O surrealismo é um movimento de arte e literatura surgido na Europa em meados da década de 1920, sendo sua característica mais marcante a de tentar transcender a realidade ao instigar os impulsos psíquicos do irracional e do imaginário das pessoas. Imediatamente antes da instituição do surrealismo como movimento artístico e literário, o dadaísmo foi o primeiro movimento a se contrapor ao positivismo burguês que marcava a arte no início do século.
Para os surrealistas, a verdade estaria escondida naquilo que não podemos explicar com palavras, no que foge da realidade. Por isso, os escritores do movimento frequentemente usavam imagens para expressar suas emoções.
O surrealismo, além de movimento artístico, ganhou grande projeção política quando, em 1925, com a eclosão da guerra do Marrocos, Andre Breton – um de seus fundadores – tornou-se membro do Partido Comunista (PC). Apesar disso, muitos não concordavam com essa inclinação política e defendiam que os membros do surrealismo deveriam focar suas energias na produção de arte e literatura.
Uma das principais contribuições do surrealismo ao mundo da arte é a técnica do “cadáver esquisito”, uma criação coletiva que consiste em um conjunto de textos, ou imagens, iniciado por um artista e passado adiante para que outro artista dê continuidade à obra. O processo é repetido várias vezes até que alguém determine a obra como finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário