sábado, 2 de janeiro de 2016

COGUMELO

Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Possuem corpo frutíferocomposto por uma base. Estes organismos fazem reprodução sexuada pela junção de hifas. São seres vivos que contém uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.

Digestão[editar | editar código-fonte]

A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtêm alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, atuado comosaprófagos, conhecidos popularmente como decompositores. Todo fungo sem exceção são heterótrofos por absorção. A nutrição ocorre por quebra de enzimas complexas do fungo, para ajudar na absorção de nutrientes necessários para sua atividade metabólica. Eles obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos. No caso do cogumelo, ele é decompositor, pois geralmente decompõe árvores e troncos.

Importância comercial, medicinal e religiosa[editar | editar código-fonte]

Muitos cogumelos são comestíveis, alguns, como Agaricus sylvaticus, o Agaricus blazei e Pleurotus, entre outros, são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados. Outros, no entanto, são extremamente tóxicos, como por exemplo a Amanita muscaria, podendo, em alguns casos levar à morte.
Há ainda certos cogumelos com propriedades medicinais a exemplo do Penicillium do qual se conheceu o antibiótico penicilina (Descoberto por Alexander Fleming, foi primeiro antibiótico já inventado), também existe a ciclosporina e a ergotamina. Além disso outros possui propriedades psicoativas tais como alguns enteógenos utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. O mais famoso destes é oPsilocybe cubensis, no entanto outras espécies de Psilocybe e mais raramente em outros gêneros, como Campanella, têm as mesmas propriedades, devido à presença de psilocina e psilocibinaPsilocybe é muito utilizado em rituais no sul do México. Outra espécie utilizada em rituais, desta vez na Sibéria é o Amanita muscaria.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Cogumelo
  • Galeria com Fotos de Cogumelos (em português)
  • O preço do desconhecimento (em português)
  • O misterioso mundo dos cogumelos (em português)
  • Espécies de Fungos de Portugal (em português)Os Cogumelos são fungos superiores pertencentes aos filos Ascomycota e Basidiomycota. Na verdade o nome cogumelo refere-se a uma parte do corpo do fungo, seu corpo frutífero, formada por várias hifas que crescem para o alto e produz esporos (basidiósporos). Esses esporos são invisíveis a olho nu e se espalham com o vento, com a água ou até mesmo agarrados ao corpo de animais. A frutificação pertencente nestes fungos é a estrutura de reprodução sexuada e possui variadas formas e cores.
    Os cogumelos são incapazes de sintetizar matéria orgânica e são desprovidos de clorofila(aclorofilados), o que os impedem de realizar a fotossíntese. Por isso, são chamados de seresheterotróficos, ou seja, não possuem capacidade de produzir seu próprio alimento. Assim como todos os fungos, os cogumelos alimentam-se por absorção.
    Possui um conjunto de filamentos de células, chamadas hifas, que podem ser ramificadas e ter comprimentos variados. O conjunto das hifas é o micélio, que desempenha importantes funções como a sustentação e absorção de nutrientes.
    Os fungos se reproduzem através dos esporos. Um esporo é basicamente uma célula envolvida por um revestimento protetor (parede celular), a partir da qual se pode desenvolver um novo organismo.
    Depois da fusão de hifas compatíveis, o micélio produzido pode se desenvolver de forma ligeira. Fatores como temperatura e umidade proporcionam condições adequadas para o micélio dar origem aos cogumelos, que produzem esporos.
    reprodução
    Os fungos dependem de outros seres vivos para se alimentarem. Quando se alimenta de matérias orgânicas mortas são chamados de fungos decompositores (Saprófitos). Os fungos parasitasalimentam-se de seres vivos, como insetos, plantas e até mesmo outros cogumelos. Vivem sob as árvores e são responsáveis por muitas doenças.
    Os fungos simbióticos estabelecem uma relação de reciprocidade com as plantas. Extraem a sua nutrição (hidrato de carbono) das plantas verdes e em troca, fornece água, vitaminas, hormonios e outras substâncias. A maioria dos cogumelos como o Boletus edulis, vivem em simbiose com árvores.
    Os cogumelos são formados pelas seguintes partes, de acordo com a figura:
    cogumelo

    Consumo de Cogumelos

    Existem muitas espécies de cogumelos que são comestíveis e apreciadas no mundo todo, por serem ricos em conteúdo protéico. A mais conhecida é o champignon que é bastante nutritivo contendo muitas proteínas, cálcio, cobre, ferro, folato, vitamina C e dezoito aminoácidos. Os cogumelos shiitake, hiratake, shimeji também são muito consumidos.
    O mercado de cogumelos comestíveis está em constante crescimento. No Brasil consome-se em média 10.000 toneladas anuais do cogumelo Champignon. Para o cultivo de cogumelos comestíveis existem variadas técnicas que dependem da região (condições climáticas e econômicas) e também,  da espécie de cogumelo a ser cultivada.
    Muitos cogumelos existentes são venenosos e causam diversas reações no organismo. Muitas pessoas acreditam que as toxinas dos cogumelos são perdidas durante o cozimento, congelamento ou outro processamento. Estas espécies venenosas não perdem seu efeito tóxico em nenhum destes processos e se consumidas causa intoxicações e podem levar a um óbito. Os sintomas causados pela intoxicação por cogumelos são variados e dependem da quantidade ingerida. Portanto, é de fundamental importância antes de consumir qualquer espécie de cogumelo desconhecida, saber se esta é venenosa ou inofensiva.
    Leia também:
    Referência Bibliográfica:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogumelo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fungos
    http://www.bragancanet.pt/bemposta/html/cogfungos.htm
    http://biotic.bot.uc.pt/index.php?menu=6&language=pt&tabela=geral
    http://www.nicif.pt/Prosepe/downloads/JFV_31.pdf
    http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/cogumelos.htm
    Arquivado em: Reino Fungis drogas alucinógenas são aquelas que afetam diretamente no cérebro e os sentidos, o que causa alucinações e delírios, fazendo com que a pessoa veja, escute, cheire ou até mesmo tente tocar coisas que não existem. Grande parte das drogas alucinógenas vem da natureza, principalmente das plantas e cogumelos. Essas plantas já foram descobertas a muito tempo, na antiguidade e os usuários as consideravam plantas divinas devido aos efeitos causados. E, até hoje algumas culturas indígenas de vários países usam essas plantas de modo religioso, ainda levando em consideração seus efeitos.
    Amanita muscaria, um cogumelo alucinógeno. Foto: photowind / Shutterstock.com
    Amanita muscaria, um cogumelo alucinógeno. Foto: photowind / Shutterstock.com
    Existem quatro gêneros de cogumelos alucinógenosPsilocibe, Panaeolus, Capelandia e Amanita. No Brasil são encontrados dois gêneros que são o Psilocibe e também o Panaeolus, porém o tipo mais conhecido é o do gênero da Amanita e em especial a Amanita muscaria. Eles são coloridos e tem efeito semelhante a droga LSD, porém mais brando e de duração mais curta.
    As drogas alucinógenas causam muitos efeitos, no entanto não são fáceis de prever, pois os efeitos diferem de pessoa pra pessoa . Os efeitos começam em cerca de uma hora após ter usado a droga e acaba ficando mais forte após três ou quatro horas e pode durar até 12 horas após o uso. Entre os efeitos estão no som e na visão, como ver cores muito brilhantes e também ouvir sons bastante agudos, algumas pessoas até se confundem vendo sons e ouvindo cores, pois os sentidos se atrapalham, o tempo também passa bem devagar, mudanças emocionais, cansaço, náuseas ou vômitos, problemas de coordenação, o humor também varia com altos e baixos.
    Existem também as viagens más, mais conhecidas como “bad trips”. Algumas vezes os efeitos dos alucinógenos são negativos como: medo, angustia, pânico, alucinações que causam desespero na pessoa e também o medo de perder o controle e ficar louco.
    Não existe ainda nenhuma evidência que alucinógenos causam dependência. Isso talvez se deve ao fato de que se uma pessoa vier a usar todo dia um alucinógeno não se terá mais o mesmo efeito, mas sim depois de no mínimo uma semana de intervalo. Existe grande risco de acidentes com pessoas que usam alucinógenos pelo fato dos sentidos se atrapalharem. Há também um grande risco com quem mistura alucinógenos com álcool ou anfetaminas, pois o efeito pode aumentar muito.
    A ingestão de cogumelos errados pode causar intoxicações e até serem fatais.
    Referencias:
    http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/cogumelos.htm
    http://drogas.do.sapo.pt/alucinogenos.htm
    http://www.drogas.misterquim.com/categorias/cogumelos-e-plantas-alucinogeno/
    http://www.obid.senad.gov.br/portais/mundojovem/conteudo/index.php?id_conteudo=11236&rastro=Tipos+de+Drogas/Cogumelos+e+Plantas+Alucin%C3%B3genas

Nenhum comentário:

Postar um comentário