quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

GERMINAR

Em biologia chama-se germinação ao processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente ou umesporo ou de um animalprotista ou bactéria a partir de uma forma enquistada.

Germinação da semente[editar | editar código-fonte]

A semente das espermatófitas é produzida no ovário de uma flor (nas angiospérmicas) ou no megasporófilo (as escamas das pinhas ou estruturas equivalentes doutrasgimnospérmicas) e consiste num embrião e numa reserva de alimento.
A germinação representa o crescimento do embrião, iniciando-se com a absorção de água pelos tecidos da semente em crescimento(embebição). Após as transformações metabólicas promovidas pela embebição, há o crescimento da radícula através das estruturas envoltórias da semente, que marca o fim da germinação e o inicio do crescimento da planta.
A germinação é influenciada pelo meio. Caso a planta encontre um ambiente adverso, dificilmente a germinação ocorrerá. Para que ocorra, é necessário que as condições do meio sejam adequadas, em termos de composição atmosférica, água e temperatura adequada, etc.
Quando as condições ambientais são favoráveis, a semente germina. Os meristemas apicais começam a crescer e a primeira estrutura a desenvolver-se é a radícula, que dará origem à raiz, com funções de sustentação e absorção de água e nutrientes pela planta. O caule forma-se a partir de um tecido embrionário chamado hipocótilo, enquanto que as folhas formam-se a partir da plúmula.

Tipos de germinação[editar | editar código-fonte]

Em relação ao comprimento do hipocótilo, a germinação pode ser:[1]
Epígea - os cotilédones se elevam acima do solo, devido ao alongamento do hipocótilo, como por exemplo o feijão.
Hipógea - os cotilédones permanecem no solo, como por exemplo o milho.

Germinação e hormônios vegetais[editar | editar código-fonte]

A germinação das sementes não dormentes e a quebra da dormência podem ser estimuladas pela ação das giberelinas, que atuam como hormônios mediadores entre fatores ambientais (luz, temperatura, entre outros) e fatores internos que restringem a germinação.
ácido abscísico e as giberelinas atuam no controle da síntese das enzimas envolvidas na degradação de parede celular do endosperma, porém de modo antagônico. Enquanto o primeiro (ABA) inibe ou não causa efeito algum sobre a expressão de genes, o segundo promove a expressão gênica de tais enzimas.
Já o etileno, outro hormónio vegetal, age muitas vezes em interação com a luz e outros hormônios como o ABA, as citocininas e o ácido giberélico (um tipo de giberelina). O etileno contrapõe-se ao efeito inibitório do ABA na germinação mas é incapaz de quebrar a dormência de algumas espécies, embora estimule a germinação de sementes não dormentes.
A germinação também pode ser promovida pelas citocininas e brassinosteróides (BRA), porém os efeitos desses hormônios neste processo ainda são poucos esclarecidos. O ácido jasmônico, uma outra classe de hormônios vegetais, inibe a germinação de sementes, mas também podem contribuir com a quebra da dormência. Nesses casos, as sementes livres do pericarpo e tratadas com esse hormônio requerem um menor tempo de estratificação (tratamento com baixa temperatura) para adquirir a capacidade de germinar.[1]

Referências

  1. ↑ Ir para:a b KERBAUY, G. B. Fisiologia Vegetal. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2ª Ed., 2008No artigo Reprodução nas plantas, vimos como ocorre a reprodução nas plantas e também a polinização nas flores. Pois bem, depois que os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação e a formação de um embrião. É importante saber que o ovário da flor dará origem ao fruto, enquanto que o óvulo da flor dará origem às sementes, que, na maioria das vezes, se encontram no interior de frutos.
    Os frutos são muito importantes na dispersão das sementes. Se um animal se alimentar de alguns frutos e sementes de determinada planta e depois for para ambientes diferentes, ele levará essas sementinhas em seu estômago. Após defecar, essas sementinhas cairão no solo. Se encontrarem condições adequadas, as sementes germinarão sem maiores problemas.
    Muitos animais se alimentam de frutos e sementes. Assim, ajudam na sua dispersão
    Muitos animais se alimentam de frutos e sementes. Assim, ajudam na sua dispersão
    Quando madura, toda e qualquer semente germinará se encontrar condições adequadas. Podemos definir germinação como a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrião. Para que isso ocorra, a semente precisará principalmente de água, gás oxigênio e temperatura adequada.
    Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. À medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião). É importante lembrar que o embrião que fica no interior das sementes possui substâncias nutritivas que o nutrirão à medida que ele for se desenvolvendo.
    Depois que as células do embrião recebem água, oxigênio e temperatura adequada, elas começam a se desenvolver, dando origem à primeira estrutura que sai da semente, que é chamada de radícula. A radícula será a futura raiz da planta e ela começa a crescer para dentro do solo, de onde tirará os sais minerais e a água de que precisa para continuar a se desenvolver. Na pequena plantinha também poderemos ver o caulículo e a gêmula. O caulículo dará origem à parte inicial do caule (chamado dehipocótilo); enquanto a gêmula originará a parte superior do caule (chamado deepicótilo) e as primeiras folhas.
    Na imagem podemos ver como a semente se desenvolve durante sua germinação
    Na imagem podemos ver como a semente se desenvolve durante sua germinação
    Se a semente de uma planta germinar em um local adequado, ela conseguirá desenvolver suas raízes, caule e folhas, transformando-se em uma jovem planta. Depois de adulta, ela produzirá frutos e sementes, que darão continuidade à vida da espécie.
    Existem algumas sementes que passam por um período chamado de período de dormência e só conseguem germinar após alguns estímulos do ambiente. As sementes de regiões frias só conseguem germinar depois de algum tempo de exposição ao frio. Dessa forma, elas sempre germinam depois do inverno, quando a temperatura e as outras condições ambientais estão adequadas. Já as sementes de ambientes secos germinam somente na época das chuvas, que é quando há muita água disponível.
    Você pode observar uma sementinha germinar em sua casa. Para isso você só precisa de um copinho de café descartável, algodão, água e sementinhas de feijão. Molhe bem o algodão com água e em seguida coloque-o dentro do copinho descartável. Pegue as sementinhas de feijão e coloque-as no algodão que está dentro do copo. É importante que você deixe o copinho em um ambiente onde tenha luz solar, nunca se esquecendo de deixar o algodão sempre úmido, para que as sementinhas consigam se desenvolver. Espere alguns dias e você verá as sementinhas germinando!
    Sementinha de feijão germinando no algodão

Nenhum comentário:

Postar um comentário