Uma guarita, em arquitectura militar, é uma pequena torre com frestas ou seteiras, geralmente erguida no ângulo mais saliente de um baluartes de uma fortificação, com a função de proteção das sentinelas.[1] [2]
Modernamente também designa uma pequena estrutura móvel - com as mesmas funções -, geralmente disposta para guarnecer um portão ou entrada.m sentido figurado, guarida é usado como expressão de hospitalidade, significando asilo ou abrigo. A expressão "dar guarida" significa dar refúgio ou acolher alguém na sua casa. Por exemplo: Nunca vou esquecer o que ele fez por mim. Quando eu fiquei sem casa, ele me deu guarida durante 3 meses.
Também é um conceito usado no contexto da caça, que significa um abrigo, toca, lugar de descanso e refúgio de animais selvagens. Frequentemente uma guarida é descrita como um covil de animais ferozes.
Esta palavra também pode ser sinônimo de guarita, uma estrutura usada em alguns fortes, que consistia em uma torre ou pequena casa em madeira, onde os sentinelas se abrigavam. Atualmente pode ser um local que acolhe um vigia ou segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário