terça-feira, 5 de janeiro de 2016

MANOLO

Manolo é uma gíria usada principalmente na região Sudeste do Brasil, e significa “mano louco” ou “irmão”.
Este termo inicialmente era apenas um apelido para Manoel, mas se popularizou na internet como um sinônimo de “parceiro”, “amigo inseparável”, entre outras denominações que dependem da pessoa e da ocasião em que a expressão é empregada.
No estado de São Paulo é muito comum as pessoas, geralmente homens, chamarem uns aos outros de "mano", que é um apelido para irmão, e no Rio Grande do Sul também é comum pela proximidade com a Argentina, que são chamados de "hermanos".
No entanto, manolo e mano são gírias comumente utilizadas entre adolescentes e, muitas vezes, para se referir a um determinado grupo social, como "os manolos".
Na internet, existem muitos sites e blogs com conteúdos de humor, com piadas e brincadeiras e, normalmente, utilizam esta gíria para tratar com os seus públicos.
Principalmente nas redes sociais, a palavra “manolo” aparece acompanhada de outra gíria muito utilizada no ambiente online: “dorgas”.
A expressão “dorgas manolo” é usada no sentido de “que loucura, maluco”, uma gíria muito comum entre os jovens, principalmente.
Ver também o significado de dorgasManolo é uma variação do nome Manoel, tendo como origem a palavra utilizada entre os espanhóis.
Manolo provavelmente veio de “mano loco”, gíria utilizada entre marginais para se referir a comparsas que não tinham medo de enfrentar os perigos da vida arriscada que levavam ou que enfrentavam a polícia sem qualquer receio.
Com o tempo e com o aproveitamento da gíria por outras classes, acabou sendo sintetizada para “Manolo”, servindo também aos adolescentes para se referir a pessoas do mesmo grupo, considerados amigos e parceiros.
A expressão, hoje, é usada para se referir tanto ao “mano louco”, ao “irmão” (do mesmo grupo), ou seja, acabou sendo um termo de gíria popular, integrando-se a grupos os mais diversos e podendo significar qualquer coisa que a pessoa queira dizer no momento em que está conversando com outra, caracterizando-se assim pela sua utilização contextual.
Os paulistanos, principalmente, utilizam muito a palavra “mano” para se referir aos amigos, ou mesmo em conversas entre si, tornando-os essa uma gíria popular em São Paulo, de onde veio a expressão “Manolo”. Possivelmente, também, essa gíria tenha sua origem no Rio Grande do Sul, onde os gaúchos chamavam os argentinos de hermanos, pela proximidade com o país vizinho.
A realidade é que uma gíria surge em determinado momento e a amplitude de sua utilização muitas vezes torna difícil descobrir sua origem, conseguindo apenas fragmentos de histórias que mostram as possibilidades de sua primeira utilização.
Hoje, na internet, muitos sites e blogs já escrevem sobre o tema, e mesmo tem como título o termo “Manolo”, geralmente utilizando conteúdos satíricos e humorísticos.

O que você achou deste artigo ?
Am e Pm | Amizade Colorida | Manolo | Siglas Maori 

Nenhum comentário:

Postar um comentário