domingo, 31 de janeiro de 2016

RIM

Os rins são órgãos excretores presentes no corpo dos animais vertebrados. Os seres humanos possuem dois rins, cujo formato se assemelha ao feijão.

Funções

Os rins possuem importantes funções no organismo humano como, por exemplo:

- Excretar resíduos através da urina (exemplos: ureia e creatina);
- Possibilitar a homeostase (condição estável e constante) do organismo;
- Produzir alguns tipos de hormônios como, por exemplo, a eritropoetina.
- Regular o volume de líquidos extracelulares;
- Produzir urina;
- Excretar substâncias de origem externa, como, por exemplo, medicamentos;

Características principais dos rins dos seres humanos:

- Possuem o tamanho de um punho de um ser humano adulto;

- Na borda medial de cada rim encontra-se o hilo, por onde passa o ureter, a veia renal, nervos e artéria;

- A parte externa dos rins é envolvida por um tecido fibroso, chamado de cápsula renal.

- Em volta de cada rim há o acúmulo de um tecido gorduroso.

- Os rins são suprimos pela artéria renal, que tem origem na aorta.

Você sabia?

- Nefrologia é um campo da Medicina voltada para o tratamento de problemas e doenças do sistema urinário e, principalmente, dos rins. O médico especialista nesta área é conhecido como nefrologista.

- A principal doença que atinge os rins é uma inflamação conhecida como Nefrite.

- É comemorado em 10 de março o Dia Mundial do Rim. A data foi criada para alertar as pessoas sobre a importância da manutenção da saúde renal, além de prestar esclarecimentos sobre as principais doenças renais e como evitá-las.Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo dofígado e o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim encontramos a glândula suprarrenal.
Pesam cerca de 150g cada e são envoltos por um tecido fibroso chamado cápsula renal. Ao redor de cada órgão existe um acúmulo de tecido adiposo.
Fazem parte do sistema excretor e osmorregulador, pois filtram e excretam os dejetos presentes no sangue.
Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial encontramos o hilo, formado pelo ureter, a artéria e a veia renal, além de vasos sanguíneos e linfáticos e nervos.
Microscopicamente, é formado por cerca de 1 milhão de pequenas estruturas chamadas néfron. Cada néfron elimina resíduos do sangue, mantém o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo, controla a quantidade de líquidos no organismo, regula a pressão arterial e secreta hormônios, além de produzir urina. Por isso, o néfron é chamado de unidade funcional do rim, pois cada néfron realiza todas as funções renais.
Função
A função dos rins é, entre outras, filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Eles também atuam secretando substâncias importantes para nossa saúde. Entre suas funções, pode-se destacar a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato etc.; a regulação do equilíbrio ácido-básico, mantendo o pH sanguíneo constante; a excreção de substâncias exógenas, como medicações; e a produção de hormônios, como aldosterona e prostaglandinas.
Os rins recebem sangue das artérias renais, ramos da aorta que vêm diretamente do coração. Depois de circular pelo grande número de vasos existentes nesses órgãos, o sangue sai, livre das toxinas, pelas veias renais rumo ao coração, e a urina desce pelos ureteres até cair na bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário