O termo verme, popularmente, remete de modo geral a um vasto grupo de animais alongados e de corpo mole[1] . Na original Taxonomia de Lineu, o grupo vermesdesignava a todos os invertebrados não pertencentes ao grupo dos artrópodes, ou seja, todos os animais acelomados desprovidos de esqueleto externo e articulações móveis. O grupo vermes não é mais usado pela ciência, que o dividiu em vários filos.
Atualmente, se entende como verme o animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam terapêndices reduzidos na superfície para a locomoção.
Os vermes são encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, os rios e o subterrâneo. Muitos também são parasitas como a Tênia. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia.
Principais grupos de vermes[editar | editar código-fonte]
- Acoelomorpha
- Chaetognatha
- Hemichordata
- Cephalochordata
- Xenoturbellida
- Kinorhyncha
- Loricifera
- Priapulida
- Nematoda
- Nematomorpha
- Onychophora
- Platyhelminthes
- Gastrotricha
- Rotifera
- Acanthocephala
- Gnathostomulida
- Micrognathozoa
- Cycliophora
- Sipuncula
- Stratopisdsminthes
- Hyolitha (extintos)
- Nemertea
- Phoronida
- Entoprocta
- Annelida
- Echiura
ReferênciasOs sintomas de vermes surgem devido à ingestão dos ovos desses microrganismos, que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas de vermes intestinais, como:
- Dor abdominal, inchaço ou excesso de gases;
- Cansaço e fraqueza muscular;
- Coceira no ânus ou na região íntima das mulheres;
- Diarreia intercalada com prisão de ventre;
- Presença de vermes no papel higiênico ou nas fezes.
Porém, em alguns casos, os ovos dos vermes podem se desenvolver antes de chegar ao intestino, provocando sintomas de vermes no estômago que incluem náuseas, vômitos, azia ou sensação de movimento no estômago.
Outros sintomas de vermes em adultos como perda de peso, falta de apetite ou fezes escuras podem surgir nos casos mais graves, quando a infestação de vermes dura por mais de 6 meses.
Sintomas de vermes no bebê
Os sintomas de vermes no bebê e em crianças podem ser:
- Vômitos, diarreia ou cólicas;
- Falta de vontade de brincar;
- Barriga inchada, que não desaparece após massagem abdominal;
- Coceira no ânus, especialmente à noite, dificultando o sono;
- Presença de vermes na fralda, ânus ou fezes do bebê;
- Pele amarelada;
- Retardo no crescimento.
Os sintomas de vermes na infância surgem, principalmente, nos bebês com mais de 6 meses de idade, pois têm maior contato com o chão e a sujeira. Nestes casos é importante consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado.
Para observar a presença de vermes no ânus do bebê, os pais podem utilizar um pedaço de fita crepe colorida ou durex, especialmente durante a noite.
Tratamento para vermes
O melhor tratamento para vermes é tomar um remédio para vermes, como o Albendazol, por exemplo. Esse medicamento pode ser comprado em qualquer farmácia, mas o seu uso varia de acordo com o tipo de verme e, por isso, é necessária uma consulta médica antes de tomá-lo.
Durante o tratamento, é importante lavar bem as mãos para evitar a transmissão dos ovos dos vermes para outros indivíduos, especialmente após defecar ou antes de cozinhar, por exemplo.
Deve-se consultar o clínico geral em caso de sintomas de vermes, uma vez que existem diversos tipos de vermes, como a solitária, a giardia ou o oxiúros, que devem ser tratados com remédios diferentes, como Albenazol ou Mebendazol, pelo menos 1 vez por ano.
Para evitar a infestação com vermes são recomendados alguns cuidados como: lavar frequentemente as mãos, manter as unhas aparadas, cozinhar bem a carne e lavar os legumes antes de utilizá-los. Saiba mais sobre o tratamento em: Tratamento para vermes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário