sábado, 6 de fevereiro de 2016

DOENÇA

Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivoalterando o seu estado normal de saúde. O vocábulo é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”.
Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções  físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).
Diferentes ciências se dedicam ao estudo das doenças, entre elas: a patologia estuda as doenças no geral, relacionadas à medicina e outras áreas; a ciência médica estuda as doenças dos humanos; a fitopatologia analisa as doenças que afetam as plantas; a medicina veterinária estuda as manifestações patológicas nos animais.
Em geral, ao examinar um doente, o profissional observa os sinais e sintomas e os associa a uma determinada doença, solicita exames diversos e a partir dos resultados informa um diagnóstico, que será a base para o tratamento.
Dependendo do contexto, alguns conceitos, tais como anormalidade, desordem, patologia, perturbação etc., são utilizados como sinônimos de doença.
No sentido figurado, doença é um vício ou uma mania, considerados como desequilíbrio. Por exemplo: O impulso de comprar sapatos já virou doença.Chama-se doença ao processo e ao estado causado por uma afecção num ser vivo, que altera o seu estado ontológico de saúde. Este estado pode ser provocado por diversos factores, podendo ser intrínsecos ou extrínsecos ao organismo enfermo. Estes factores denominam-se noxas (do grego nósos).
Na linguagem corrente, a doença é considerada como sendo o oposto à saúde: é aquilo que causa uma alteração ou uma desarmonização no sujeito, seja a nível molecular, corporal, mental, emocional ou espiritual.
Existem distintas ciências que tratam do estudo das doenças. A fitopatologia, por exemplo, dedica-se a analisar as doenças que afectam as plantas e os restantes géneros botânicos. As patologias que afectam os animais, por outro lado, são estudadas pela veterinária. A ciência médica, por sua vez, encarrega-se das doenças dos humanos.
Desta forma, os diversos ramos da medicina investigam as características próprias de cada entidade, os seus componentes e os processos que desenvolvem em relação à evidência morfofisiológica que causa na biologia do organismo doente.
Perante a dificuldade em definir em concreto o que é uma doença (dado que cada individuo o faz de acordo com as suas próprias vivências), existem vários conceitos que podem ser utilizados, de acordo com o contexto, como sinónimos: patologia, indisposição, padecimento, anormalidade, perturbação, desordem, desequilíbrio e alteração, entre outros.
Relativamente à definição de doente, o termo é usado para fazer alusão ao ser vivo que padece/sofre de uma doença, esteja ou não consciente do seu estado. Também se fala do papel de doente de acordo com a posição que assume um individuo quando está com uma doença.


Leia mais: Conceito de doença - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/doenca#ixzz3zPJvxvZR

Nenhum comentário:

Postar um comentário