sábado, 27 de fevereiro de 2016

PORCENTAGEM

percentagem ou porcentagem (do latim per centum, significando "por cento", "a cada centena") é uma medida de razão com base 100 (cem). É um modo de expressar umaproporção ou uma relação entre 2 (dois) valores (um é a parte e o outro é o inteiro) a partir de uma fração cujo denominador é 100 (cem), ou seja, é dividir um número por 100 (cem).

Significado[editar | editar código-fonte]

Dizer que algo (chamaremos de blusas) é "70%" de uma loja (lê-se: "as blusas são setenta por cento de uma loja"), significa dizer que blusas é equivalente a 70 elementos em umconjunto universo de 100 elementos (representando lojas, que pode ter qualquer valor), ou seja, que a razão é a divisão:
\frac{70}{100}=0,7 para 1.
Ou seja, a 0,7ª parte de 1, onde esse 1 representando o valor inteiro da fração, no caso, "loja".
Em determinados casos, o valor máximo de uma percentagem é obrigatoriamente de 100%, tal qual ocorre na umidade relativa do ar. Em outros, contudo, o valor pode ultrapassar essa marca, como quando se refere a uma fração maior que o valor (500% de x é igual a 5 vezes x).

Símbolo[editar | editar código-fonte]

Muitos acreditam que o símbolo "%" teria evoluído a partir da expressão matemática \frac x {100}.
Porém, alguns documentos altamente antigos sugerem que o % evoluiu a partir da escrita da expressão latina "per centum", sendo conhecido em seu formato atual desde meados do século XVII. Apesar do nome latino, a criação do conceito de representar valores em relação a uma centena é atribuída aos gregos.
Segundo o historiador David Eugene Smith, o símbolo seria originalmente escrito "per 100" ou "per c". Smith estudou um manuscrito anónimo de 1425, contendo um círculo por cima do "c". Com o tempo a palavra "per" acabaria por desaparecer e o "c" teria evoluído para um segundo círculo.

Ponto percentual[editar | editar código-fonte]

Percentage chalkboard.JPG
Ponto percentual é o nome da unidade na qual pode ser expressa o valor absoluto da diferença entre quaisquer pares de porcentagens.
Por exemplo: se uma determinada taxa de juros cair de 24% ao ano para 12% ao ano, pode-se dizer que houve redução de 50% {[(valor inicial)-(valor final)]/(valor inicial)}, mas não que houve redução de 12%. Dizer que houve uma redução de 12% implica que o valor final seja de 12% menor que o valor inicial, no nosso exemplo, a taxa final seria 21,12% ao invés de 12%.
O Ponto Percentual é uma unidade que pode expressar essa diferença, voltando ao nosso exemplo, é correto dizer que houve redução de 12 pontos percentuais na tal taxa de juros.

Como calcular porcentagens[editar | editar código-fonte]

Existem muitas formas de se calcular porcentagem. Podemos utilizar Regra de 3 ou multiplicando. Por exemplo:
Qual é o valor de 25% de 50?
100% representa o total, ou seja, 50. E 25% representa X. Fazendo a regra de três, temos:
50/100 = X/25
50 . 25 = 100X
1250 = 100X
X = 1250/100
X = 12,5
Portanto, 25% de 50 é 12,5.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

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Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)
  1. Ir para cima IEZZI,Gelson, HAZZAN, Samuel, DEGENSZAJN, David. Fundamentos de Matemática Elementar. 1ª ed. São Paulo. Atual Editora. 2006
  2. Ir para cima LIMA,Elon Lages, CARVALHO,Paulo Cezar Pinto, WAGNER, Eduardo, MORGADO, Augusto César. A Matemática do Ensino Médio volume 2. 5ª ed. Rio de Janeiro. SBM. 2004
  3. Ir para cima www.somatematica.comA porcentagem serve para representar de uma maneira prática o "quanto" de um "todo" se está referenciando.
    Por exemplo, se temos 100 caixas, sendo que 40 delas estão cheias de areia, dizemos que 40% ("40 partes de 100", ou seja, 40 partes de 100 caixas, logo são 40 caixas) estão cheias, e que as restantes estão vazias (60 caixas, ou 60% nesse caso).
    O cálculo de porcentagem é bastante simples. Normalmente se usa a regra de três simples e direta.
    Se tivéssemos 200 caixas, e 50 delas estivessem com areia, qual seria a porcentagem de caixasvazias?
    Fazendo a subtração, descobrimos que 150 estão vazias. Aplicando a regra de três para descobrir a porcentagem:
    200 -> 100%
    150 -> x
    200x = 15000
    2x = 150
    x = 75
    x = 75%
    Ou seja, 75% das caixas estão vazias (que representam 150 caixas)
    É importante lembrar que 1% é igual á 1/100 . É possível que em alguns vestibulares você encontre problemas do tipo:
    (30%)2 = (30/100)2 = 0,32 = 0,09 = 9/100 = 9%
    10050% = 10050/100 = 1000,5 = 10
    Arquivado em: Matemática | Fazer os exercícios

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