O umbu é uma fruta muito apreciada no Nordeste, seu local de origem, e rica em nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Também possui ação antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na proteção contra doenças e retardando o envelhecimento.
Com aroma muito agradável e polpa suculenta, a fruta é utilizada em várias receitas doces, como sorvetes, geleias, tortas e sucos, fornecendo nutrição e, ao mesmo tempo, refrescando nos dias quentes.
Benefícios do umbu para a saúde
O umbu é nativo da Caatinga, região nordestina de fortes secas. A sua árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes. O fruto possui um caroço grande, coberto por uma polpa suculenta e com bastante sumo, envolvida por uma casca fina e esverdeada.
A polpa da fruta tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas A, B e C. Além disso, também contém grandes quantidades de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Assim, auxilia na eliminação de toxinas e tem efeito poderoso contra a desnutrição. Cada 100 gramas possuem cerca de 60 calorias.
O fruto ainda possui substâncias antioxidantes, como foi comprovado por um estudo realizado por pesquisadoras da Embrapa Semiárido e por uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão).
A pesquisa identificou na fruta a presença de polifenóis, que ajudam a combater radicais livres e doenças cardiovasculares, além de prevenir a formação de tumores e retardar oenvelhecimento.
- Saiba Mais
- Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica
- Pitaia: Conheça os benefícios da fruta do dragão
- Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde
Como incluir a fruta na alimentação
Além de ser consumido in natura, o umbu pode ser utilizado na culinária, tanto maduro quanto verde, servindo como ingrediente de sucos, sorvetes, doces, geleias e uma grande variedade de produtos. Também é possível cozinhar os frutos mais maduros para obter vinagre, ou bater a polpa com leite e açúcar pra fazer a tradicional umbuzada nordestina.
Uma das principais receitas no Nordeste brasileiro é o sorvete. Que tal aprender a preparar essa delícia em casa? Confira o passo a passo.
Ingredientes:
- 1 kg de umbus lavados
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite
- Água.
Modo de Preparo:
Em uma panela, misture as frutas e duas xícaras e meia de água. Leve ao fogo e, após levantar fervura, cozinhe por cerca de dez minutos. Depois de frio, escorra a água e aperte os umbus com as mãos para retirar os caroços. Leve a polpa com a casca no liquidificador e junte o restante dos ingredientes. Bata bem até ficar homogêneo.O umbu é uma fruta sagrada no sertão, empena seca, mostra sua bravura e produzir seus frutos, sem se quer ter recebido uma gota de água em sua raiz. Seu fruto conhecido como umbu ou imbu, a arvore recebe o nome de umbuzeiro ou imbuzeiro. Armazena mais de 2 mil litros se água em sua raiz, para garanti a produção antes das chuvas.
Possui um cheiro bastante agradável, sem falar que é uma fruta que pode ser consumida diversas vezes, sem que apresente complicações.
Umbu Fonte Energética.
O umbu é uma fonte de energético, pois sua polpa, age como um poderoso energético, formada por uma quantia elevada de hidratos de carbono e vitamina B e C. O imbu e consumido basicamente quando está maduro ou no processo de maduração, suas folhas também são usada em culinárias.
Fonte de Vitamina C.
Alimentos que possui vitamina C, é excelente para melhorar a defesa do organismo e ajudar no combate de infecções. também muito importante para a síntese do colagênio, que é um componente essencial, para manter a estrutura do vasos da pele.
Fonte de vitamina B.
A vitamina B é hidrossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridos por meios de alimentos como o umbu. A vitamina B é muito importante para o nosso corpo, pois ela age no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos. A falta da vitamina B1, pode causar, fraqueza muscular, diminuição da memória, falta de energia.
Ajudar a soltar as gases.
Possui bastante Água em sua polpa, possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor, facilitar a eliminação das fezes que podem estar causando os gases. Quanto estiver com gases, procure evitar refrigerantes e cervejas.
Retarda o envelhecimento.
O umbu é uma ótima opção para que deseja retardar o envelhecimento da pela. A fruta possui uma ação antioxidante, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na proteção contra doenças e retardando o envelhecimento.
Como consumir a fruta.
Alem de ser consumido natural também pode ser usado na culinária, tando como maduro ou verde. servindo como ingrediente de sucos, sorvetes, doces, geleias.
Que tal aprender a fazer o sorvete do umbu? Veja abaixo.
Ingredientes:
– 1 kg de umbus lavados
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite
– 1 lata de leite
– Água.
Modo de Preparo:
Em uma panela, misture as frutas e duas xícaras e meia de água. Leve ao fogo e, após levantar fervura, cozinhe por cerca de dez minutos. Depois de frio, escorra a água e aperte os umbus com as mãos para retirar os caroços. Leve a polpa com a casca no liquidificador e junte o restante dos ingredientes. Bata bem até ficar homogêneo.
Despeje a mistura em um refratário, tampe e leve ao congelador por cerca de quatro horas. Retire e bata novamente. Volte ao congelador por mais duas horas ou até endurecer. Depois, é só servir.
Despeje a mistura em um refratário, tampe e leve ao congelador por cerca de quatro horas. Retire e bata novamente. Volte ao congelador por mais duas horas ou até endurecer. Depois, é só servir.
Você já provou essa fruta? O que achou? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário