terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

UNHA

unha é um estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar um substrato ou um alimento. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas, arredondadas e quadradas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos, além de facilitar a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés. No ser humano, as dos dedos das mãos crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as dos dedos dos pés, sendo que as das mãos crescem, por mês, cerca de 3 milímetros.[1] [2]

Partes da unha humana[editar | editar código-fonte]

1- Lâmina ungueal: o que se convenciona chamar de unha; porção rígida e translúcida, composta de queratina.
2- Prega periungueal: a dobra de pele nos lados da unha.
3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha.
4- Eponíquio: a região entre a finalização da pele do dedo na face superior da unha e a porção proximal da unha.
As unhas são feitas de uma proteína rígida chamada queratina e são uma forma modificada dos cabelos, são compostas por:
  • A margem livre é a parte da unha que se estende além do dedo. Não há terminações nervosas nessa região, logo não sentimos dor ao cortá-la.
  • A matriz ungueal ou raiz da unha - é a porção proximal da unha que cresce. Está embaixo da pele.
  • eponíquio ou cutícula que é uma dobra de pele na porção proximal da unha.
  • prega periungueal que é a dobra de pele nos lados da unha.
  • hiponíquio que é um fixação entre a pele do dedo e a porção distal da unha.
  • lâmina ungueal que é a parte que nós pensamos quando dizemos unha, a porção rígida e translúcida, composta de queratina.
  • leito ungueal que é o tecido conjuntivo aderente que está fortemente aderido à lâmina ungueal. Possui uma grande quantidade de terminações nervosas..
  • lúnula que é a parte branca convexa do leito da unha.
  • Prega ungueal uma prega da pele dura sobreposta como de base de uma unha.
A unha dividida em 3 partes:
Corpo- Lâmina ungueal é parte visivel que se estende desde a raiz até ao bordo livre.
Raiz- inserida na pele, sempre com tecido fixado em crescimento que é chamado de matriz.
Bordo livre- Secção final da placa até a ponta dos pés.
A unha é constituída por 3 camadas:
Camada superficial- formada pela desvitalização das células ( células perdem seu núcleo e acumulam queratina) que promovem da matriz
Camada intermédia- é mais grossa e tem a mesma origem que a superficial, mas com mais células vivas muito unidas entre si e com menor densidade fibra queratinizadas
Camada profunda- são apenas 2 camadas de células que provém do leito epidérmico

Doenças nas Unhas[editar | editar código-fonte]

Unha do pé aleijada.
Existem doenças que podem acometer as unhas:
  • Traumatismo na base das unhas, são quando pontos esbranquiçados aparecem na ponta e são bem comuns.
  • Unhas encravadas, são também relativamente comuns, as causas normalmente são por causa dos sapatos apertados, traumatismos e dedos grandes (háluxe) do pé. São muito dolorosas, e é recomendável a procura de um dermatologista ou podólogo para evitar infecções.
  • Hemorragias subungueais, são rupturas dos vasos sanguíneos nas unhas que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas.
  • Infecções por fungos(micoses) ou por bactérias, as causadas por fungos causam deformidades nas unhas, já a por bactérias causa vermelhidão e inchaço em volta delas.
Para evitar essas doenças mantenha as unhas sempre limpas e secas para evitar procriação de bactérias e fungos. Não roa as unhas pois isso as umedece e favorece infecções, além do crescimento irregular delas. Não use objetos, como alicates, que não estejam esterilizados.

ReferênciasManchas brancas nas unhas, chamadas medicamente de leuconíquia, são um achado bem comum, que, na maioria dos casos, não apresenta nenhuma relevância clínica. Em geral, as manchas nas unhas desaparecem espontaneamente, sem precisar de qualquer tipo de tratamento.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a leuconíquia:
- PUBLICIDADE / PUBLICIDAD -
  • O que é leuconíquia.
  • Causas de mancha branca na unha
  • Tratamento das manchas brancas na unha.

O QUE É LEUCONÍQUIA

A presença de manchas brancas nas unhas é um achado totalmente inofensivo, que não provoca sintomas nem evolui para nenhum outro tipo de problema. A leuconíquia não é uma doença em si, apenas um sinal que indica uma alteração em parte da estrutura da unha.
Mancha branca unha
Existem mais de um tipo de leuconíquia, que são classificadas de acordo com a aparência das manchas brancas. As ilustração ao lado mostra algumas das apresentações mais comuns.
A forma mais comum é a chamada leuconíquia punctata, que consiste em um ou mais pontos brancos na unha.
Outra apresentação relativamente comum é a leuconíquia estriada, que são curtas faixas brancas ao longo da unha.
Ainda existem outras formas de leuconíquia, como a leuconíquia total, leuconíquia parcial e leuconíquia transversal. Estas formas, porém, são bem menos frequentes.
Praticamente todas as pessoas já notaram uma pequena mancha branca na unha. Na imensa maioria dos casos, a mancha surge e desaparece sem que o paciente tome conhecimento. A leuconíquia só deve levantar alguma suspeita se ela começar a aparecer com elevada frequência e se o paciente apresentar outros sintomas, sugerindo que alguma doença possa estar por trás.

CAUSAS DE MANCHA BRANCA NA UNHA

Na imensa maioria dos casos, as manchas brancas na unha surgem por pequenos traumas, que podem incluir mordidas, prender o dedo na porta ou excesso de pressão na unha causada pela manicure. Em geral, a lesão ocorre na matriz da unha, local onde ela se forma. Em muitos casos, porém, as manchas brancas na unha surgem espontaneamente, sem que o paciente seja capaz de se lembrar de algum trauma recente.
- PUBLICIDADE / PUBLICIDAD -
Leuconiquia estriada
Leuconíquia estriada
As leuconíquias estriadas e punctatas são as formas mais comuns e não costumam indicar nenhuma doença. Em algumas mulheres, as manchas brancas na unha podem surgir devido às variações hormonais ao longo do ciclo menstrual ou por reações ao esmalte.
A leuconíquia total é geralmente uma problema genético, uma herança autossômica dominante. Em alguns casos, a leuconíquia total pode ser adquirida ao longo da vida, estando relacionada a algumas doenças como vitiligo (leia: VITILIGO | Causas e tratamento), síndrome nefrótica (leia:PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA), hanseníase (leia: HANSENÍASE (LEPRA) | Sintomas e tratamento) ou um efeito colateral dos antibióticos da classe das sulfonamidas, como o Bactrim, por exemplo.
A leuconíquia transversal pode surgir devido a algumas condições, como efeito colateral de quimioterapia, cirrose hepática (leia: CIRROSE HEPÁTICA | Sintomas e causas), febre alta, tuberculose (leia: O QUE É TUBERCULOSE) ou intoxicação por arsênio.
Apesar das manchas brancas poderem ser um sinal de doença, na prática elas raramente são. Se você tem leuconíquia, mas não tem nenhuma doença conhecida e não apresenta nenhuma outro sinal ou sintoma, não é preciso se preocupar, essas manchas são clinicamente irrelevantes.
Em alguns casos de micose na unha, chamada onicomicose, podem surgir manchas brancas. Entretanto,  essas manchas são mais grosseiras e costuma haver outras lesões da unha, não se parecendo com as formas mais comuns de leuconíquia (leia: MICOSE DE UNHA | Onicomicose).

TRATAMENTO DAS MANCHAS BRANCAS NA UNHA

A leuconíquia não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Na maioria esmagadora dos casos as manchas nas unhas vão sumir espontaneamente com o tempo.
Se você é saudável, sua unha tem boa aparência e apresenta pequenas manchas brancas sem outras lesões, não é preciso procurar ajuda médica. Também não são necessários exames para investigar as doenças citadas acima. De modo geral, nos pacientes doentes, a leuconiquia é apenas mais um dos vários sinais que o mesmo costuma apresentar. Ninguém vai suspeitar de cirrose, tuberculose ou qualquer outra doença apenas pelas manchas nas unhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário