segunda-feira, 28 de março de 2016

BACKGROUND

Background é uma palavra em inglês que pode ter vários significados, entre eles experiênciafundoantecedentesplano de fundo,contextoambientecircunstânciasmeioeducação, etc.
Muitas vezes o background é descrito como um pano de fundo, ou seja, alguma coisa que está em segundo plano, mas que é perceptível. Ex: I could hear everything she said even though there was a lot of background noise. - Eu conseguia ouvir tudo o que ela dizia, mesmo com o ruído de fundo.
No contexto da informática a palavrabackground muitas vezes remete para o plano de fundo, ou seja o papel de parede, a imagem que aparece no fundo do ambiente de trabalho ou de um site, por exemplo. Essa imagem de fundo que pode ser usado em alguns sites como Tumblr, Twitter, etc. Muitas dessas imagens são conhecidas comovector background, imagens que são feitas com pontos, linhas, curvas, que são fundamentadas em fórmulas matemáticas e apresentadas em gráficos de computador.
Em algumas situações, background serve para indicar o contexto oueducação de uma determinada pessoa. Ex: He is very uptight because he has a very strict religious background - Ele é muito nervoso porque teve uma educação religiosa muito rígida.
Na área das Belas Artes, o background remete para o fundo onde é feita uma pintura. Também pode ser um termo que expressa o posicionamento distanciado de uma imagem em relação ao primeiro plano.
Em alguns contextos, a palavra background pode significar alguma coisa que está discreta, escondida, imperceptível, na obscuridade. Ex: He seemed harmless, but he kept a lot of anger in the background. - Ele parecia inofensivo, mas guardava muita raiva escondida em segundo plano.É muito comum recorrermos à estrangeirismos, expressões de outras linguas para comunicar algo em português, especialmente quando aquela palavra não tem tradução direta. Uma das mais usadas é o background.
Do inglês, a palavra background pode ser traduzida como plano de fundo, mas tem diversos significados dependendo do contexto. Por exemplo, a imagem de fundo do ambiente de trabalho de um computador ou os fatos que originaram um evento histórico. Pode ser também a fonte de alguma matéria ou artigo, bem como aherança étnica ou cultural de uma pessoa. Enfim, background refere-se a informação que fica “escondida”, em segundo plano ou que é revelada somente em uma análise mais a fundo e que ajudam a entender uma situação.
Na área da educação, é muito comum usarmos background ao estudarmos o passado dos docentes, geralmente na hora da contratação. Sabendo a educação acadêmica que eles tiveram, as instituições onde ele trabalhou e as pesquisas que realizou, essa investigação à fundo ajudará a entender os posicionamentos deste indivíduo e saber se ele se encaixa numa eventual vaga para professor ou pesquisador. Também é possível utilizarmos o termo background para falar da educação em si de uma pessoa. Por exemplo “Beltrano tem um ótimo background! Ele estudou na Universidade dos Muffins e por isso será ótimo tê-lo aqui”.
Falando em contratação, é cada vez mais comum que os setores de Recursos Humanos, ao analisarem o background de um candidato, vá atrás também das redes sociais do mesmo, como o facebook e twitter. As imagens compartilhadas, expressões utilizadas, grupos que participa e a atividade nestas redes servirão para filtrar candidatos ou pelo menos realizar uma avaliação pré-entrevista dos mesmos. Por isso, é cada vez mais importante ter cuidado ao compartilhar imagens inapropriadas em seu mural ou “xingar muito no twitter”, para deixar sua imagem virtual sempre íntegra e interessante para possíveis empregadores.
Outra coisa levada em conta ao analisar seu background é a experiência internacional. Hoje em dia não adianta só preencher seu currículo com nível de inglês fluente. Isto não é mais um diferencial e ninguém mais acredita realmente nessas informações. Mas se você tiver viajado, estudado fora e trabalhos anteriores demandavam o uso do inglês constantemente, isso será muito bem visto.
Mudando de contexto, o background pode ser uma imagem ou formatação visual que definirá um ambiente. Por exemplo, um cômodo que é pintado com cor azul clara e imagens infantis está passando a ideia que aquele será um quarto de uma criança ou bebê. Da mesma forma, a cor background, ou o plano do fundo de um site na internet está intimamente ligada com o conteúdo. Sites jornalísticos ou informativos geralmente possuem a cor de background branca, para facilitar e priorizar a leitura. Já blogs costumam ter cores pessoais. Sites esportivos muitas vezes utilizam imagens de background ao invés de cores fixas.
A escolha de cores para compor o background as vezes é apenas por gosto, mas em casos específicos elas são escolhidas por razões mais específicas. Já reparou que a grande maioria dos fast-foods tem símbolos das cores amarelo ou vermelha? Há estudos que indicam que estas cores estimulam a vontade de comer! Assim como uma roupa rosa nos remete a um traje feminino. As cores nos dão estímulos imediatos e é como se tivessem um background, uma informação escondida que nosso cérebro capta mas não sabe dizer de onde veio. Assim, a cor do plano de fundo ou background é tão importante quanto a informação em si.
Um outro contexto de background é a formação do indivíduo. Similar à educação, ao falarmos do plano de fundo de uma pessoa é interligar as atitudes dela com seu crescimento. Por exemplo, um adulto radicalmente contra a ingestão de bebidas alcoólicas muitas vezes teve em seu background um pai ou mãe alcoólicos, o que o causou muitos problemas durante boa parte de sua vida. Não é necessariamente uma informação sobre a educação formal ou informal da pessoa, mas é algo que a marcou o suficiente para definir parte de sua personalidade atualmente, e que geralmente só é possível conhecer após investigar mais a fundo o passado dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário