domingo, 6 de março de 2016

COAGULO

A coagulação ou a coagulação de Sangue são um processo corporal normal mas complexo que seja projectado impedir sangrar em resposta a um ferimento ou cortar. Contudo, às vezes os coágulos de sangue formam em lugar críticos tais como o coração, o pulmão ou o cérebro e podem causar complicações sérias se não são tratados a tempo.
Os Coágulos podem ocorrer nos vasos sanguíneos arteriais e venosos. As Artérias são os vasos sanguíneos que levam o sangue fresco e oxigenado longe do coração e em torno do corpo (independentemente das artérias pulmonaas que levam o sangue aos pulmões), quando as veias forem as embarcações que levam o sangue deoxygenated de volta ao coração do resto do corpo.

Trombose Arterial

Um coágulo de sangue que forme em uma artéria ou em um thrombus arterial é um coágulo muito perigoso que possa obstruir o fluxo de sangue aos órgãos principais e causar complicações tais como o curso, o ataque isquêmico transiente (TIA ou mini-curso), o cardíaco de ataque, ou a doença arterial periférica.

Trombose Venosa

Um thrombus venoso pode ocorrer nas veias profundas do corpo tais como uma veia profunda do pé ou um vaso sanguíneo do pulmão. A trombose Profunda da veia (DVT) ocorre geralmente nas grandes veias da vitela ou da coxa onde causa a dor e a inflamação. Uma parte do coágulo pode igualmente destacar e viajar aos pulmões onde pode alojar e criar um outro bloqueio. Esta é uma complicação potencial risco de vida da trombose profunda da veia chamada embolismo pulmonar (PE). DVT e o PE são denominados colectivamente thromboembolism venoso ou VTE.

Riscos associados com os coágulos de sangue

A Trombose e suas complicações são uma das causas de morte principais e inabilidade no mundo inteiro. A circunstância é mais comum nos indivíduos envelhecidos sobre 40 anos mas os povos podem desenvolver a circunstância em toda a idade.
Alguns dos factores que levantam o risco de trombose incluem:
  • Antecedentes familiares da trombose, do DVT e do PE
  • Dano do vaso sanguíneo em conseqüência da infecção, da cirurgia ou da inflamação
  • Algumas medicamentações tais como comprimidos contraceptivos orais e terapêutica hormonal de substituição
  • Obesidade e ser excesso de peso
  • As Fêmeas são mais em risco de VTE, particularmente mulheres gravidas.
  • Sendo inactivo por longos período do tempo. Se uma pessoa é colocada acima na base por longos período após a cirurgia principal, por exemplo, o risco de VTE aumenta dramàtica. Alguns exemplos das doenças sérias que podem conduzir aos períodos prolongados de resto de base incluem ferimento do cardíaco de ataque, da parada cardíaca, do curso e da medula espinal.

Sintomas da trombose

Os sintomas de um coágulo de sangue variam de suave a severo. Em DVT, os sintomas clássicos incluem:
  • Dor e inchamento em um pé, geralmente a vitela
  • Sentimento do calor na área onde o coágulo formou.
  • Ruborizar da pele, particularmente atrás e abaixo do joelho.
Nos pacientes com PE, os sintomas incluem a falta de ar, a dor no peito que se agrava na inalação, em uma tosse que podem produzir o sangue, e no sentimento fraca ou na passagem para fora.
Revisto por , BSc

Fontes

  1. http://www.nhs.uk/conditions/Thrombosis/Pages/Introduction.aspx
  2. http://www.ahrq.gov/patients-consumers/prevention/disease/bloodclots.pdf
  3. http://www.nhmrc.gov.au/_files_nhmrc/publications/attachments/cp125_stop_the_clot_patient_brochure.pdf
  4. http://www.med.illinois.edu/hematology/PDF%20Files/Hemostasis.pdf
  5. http://www.clevelandclinicmeded.com/medicalpubs/diseasemanagement/cardiology/venous-thromboembolism/
  6. http://www.sign.ac.uk/pdf/pat122.pdf
  7. http://files.www.clotconnect.org/DVT_and_PE.pdf
  8. https://www.ghc.org/all-sites/guidelines/vte-diagnosis.pdfOs coágulos de sangue são a forma sólida do sangue. Eles se formam com o endurecimento do sangue e são parte essencial da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado). Durante o processo, chamado de coagulação, a parede do vaso sanguíneo que foi rompido é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado.
    A coagulação pode ocorrer em muitas circunstâncias diferentes e as causas costumam variar. Qualquer vaso sanguíneo do corpo que tiver sido rompido ou lesionado leva à formação dos coágulos. Este processo é natural do nosso organismo, de modo que a coagulação ajuda a evitar a perda de sangue. Só que a coagulação também pode desempenhar o papel de vilã. Às vezes, os coágulos não se formam na parede do vaso danificado, mas sim no interior do vaso, podendo causar a obstrução das artérias. Além disso, uma série de condições pode levar ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos dentro de vasos sanguíneos de locais críticos, como nos pulmões e no cérebro, por exemplo.
    Desordens no processo de coagulação também pode levar a sérios problemas de saúde, como trombosehemorragias e embolia.

    Tipos

    O coágulo de sangue que se forma dentro de uma artéria do coração e se fixa por lá é chamado de trombo. Já os coágulos que se soltam e move-se de um lugar do corpo para outro são chamados de êmbolos.
    Depois que se soltam e voltam à corrente sanguínea, os êmbolos fluem naturalmente pelo corpo, pelo menos até fixar-se em algum outro lugar. Se não houver nada que interrompa sua viagem pela circulação, o coágulo tende a parar nas partes inferiores do corpo, geralmente nas pernas e nos pés. Não à toa, essas são as partes do corpo em que trombose ocorre com mais facilidade. No entanto, no meio do percurso, o coágulo pode se deparar com outros materiais que bloquearão o fluxo de sangue. Esses materiais podem ser:
    • Placas de gordura
    • Ar
    • Líquido amniótico
    • Pequenos pedaços de tumor
    • Pedaços de artérias ateroscleróticas

    Causas

    A coagulação sanguínea faz parte do processo natural do corpo de cicatrização. No entanto, às vezes, os coágulos são formados em decorrência de algumas condições de saúde específicas. Veja:

     convivendo (prognóstico)

    Complicações possíveis

    Trombos e êmbolos podem agarrar-se firmemente a um vaso sanguíneo, obstruindo-os parcial ou totalmente. Isso prejudica o fluxo normal de sangue e de oxigênio, podendo causar sérias complicações de saúde, como:
    • Embolia pulmonar, quando um êmbolo fixase a uma artéria do pulmão
    • Trombose, que é a obstrução de um ou mais vasos sanguíneos
    • Acidente vascular cerebral (AVC), quando um coágulo de sangue fixa-se a um vaso do cérebro
    • Isquemia, que é a falta de suprimento sanguíneo e oxigênio para um tecido devido à obstrução causada por um coágulo
    Se não forem tratadas, essas condições podem colocar a vida do paciente em sério risco.

     fontes e referências

    • Ministério da Saúde
    • Sociedade Americana de Hematologia
    • Clínica Mayo

Nenhum comentário:

Postar um comentário