As minhocas são o primeiro recurso em que a maioria das pessoas pensa quando se trata de isca viva para pescar. As minhocas menores, como as vermelhas, são usadas para pescar peixes pequenos, enquanto as maiores são usadas para peixes grandes, como lampreia, perca e outros. Muitos pescadores compram minhocas de comerciantes de isca na noite anterior ou na manhã da pesca; para os pescadores assíduos, isso pode representar um gasto significativo. Você pode economizar dinheiro e melhorar o solo em torno da sua casa criando suas próprias minhocas para pesca. Os passos a seguir orientam sobre a criação de minhocas.
- O minhocário pode ter o tamanho que você desejar. Ele pode medir, por exemplo, 0,9 a 1,8 m de comprimento por 0,6 a 1,2 m de largura e 30 cm a 60 cm de espessura.
- Você pode construir o minhocário dentro ou fora de casa dependendo do clima local. Ele deve ficar no nível do chão em um local sombreado onde não congelará em clima frio. Você não precisa fazer um fundo para o minhocário, a menos que ele seja pequeno o bastante para ser erguido; desde que as minhocas sejam alimentadas com regularidade, é muito provável que não tentem escapar. No entanto, você pode adicionar uma cobertura para afastar a chuva sem se esquecer de fornecer água ao minhocário. Cubra-o com uma tela de arame se morar em uma área com tamanduás ou tatus.
- A madeira é um bom material, uma escolha natural para construir um minhocário. É possível usar 1 x 12s para as laterais. Como você pode simplesmente substituir uma tábua apodrecida após algum tempo, não é necessário usar madeira tratada para suportar pressão.
- O bloco de concreto também pode ser usado para a estrutura de um minhocário desde que você planeje mantê-lo no mesmo local ao ar livre o tempo inteiro.
- Uma tela de arame fixada a um local também serve para construir um minhocário; no entanto, você precisa cobrir os lados com aniagem para reduzir a possibilidade de fuga ao mesmo tempo em que permite que as minhocas respirem.
- Se você optar por não construir um minhocário, um cooler de espuma de poliestireno também serve para criar minhocas.Encha o minhocário com musgo. O minhocário deve conter musgo suficiente para ficar protegido da luz solar e para fornecer sombra a fim de evitar que as minhocas morram por causa do calor do sol. Basta para isso encher o minhocário pelo menos até a metade com musgo.
- Regue os musgos. Você precisa regar bem com uma mangueira de jardim, efetuando regas regulares para manter o musgo úmido todo o tempo.. O ideal é manter o solo úmido como uma esponja molhada.
- Não aplique água em quantidade que acumule. Excesso de água afoga as minhocas.
- 4Coloque as minhocas no minhocário. Escolha uma espécie adequada ao clima local. Você pode comprar minhocas de uma loja de iscas ou de um distribuidor atacadista. Crie duas dúzias de minhocas por metro quadrado.
- 5Mantenha a temperatura acima do congelamento. As minhocas tentam rastejar para fora de solo muito frio e secam e morrem em solo muito quente. Mantenha o solo a uma temperatura entre 5°C e 10°C.
- 6Garanta um suprimento de oxigênio adequado. O musgo ou outra forragem deve estar suficientemente espalhado para permitir a penetração de ar no solo. Se você precisar usar material não poroso para a estrutura do minhocário, faça orifícios de ventilação para promover a circulação do ar.
- A temperatura também exerce efeito sobre os níveis de oxigênio. Quanto mais quente o solo ou a água, menor a quantidade de oxigênio retida.
- 7Alimente as minhocas regularmente. Embora as minhocas extraiam nutrientes do solo em que estão, suplemente esses nutrientes adicionando ao solo elementos como grãos de café, aparas de grama, adubo, aveia ou milho ou ainda folhas úmidas. Use 454 g de material composto para cada ½ kg de minhoca. (Alguns pescadores que criam suas próprias minhocas recomendam colocar o composto no solo do minhocário antes de adicionar as minhocas a ele.)
- Excesso de alimento gera calor, o que faz com que as minhocas desidratem. Enquanto ainda úmidos, os alimentos em excesso podem dar fungos, atraindo formigas, baratas e outros insetos, que, por sua vez, podem atrair criaturas que se alimentam dessas pragas, como tamanduás e tatus.
- 8Substitua metade do solo a cada seis meses. Usando um ancinho, esquadrinhe o minhocário para forçar o deslocamento das minhocas para um lado. Remova o solo do qual você afastou as minhocas e use-o para fertilizar a grama; substitua-o por musgo fresco.
Dicas
- Ao retirar minhocas para pescar, leve somente a quantidade que você achar necessária para a pesca. Você pode manter as minhocas em recipientes especialmente fabricados para este fim que apresentam lados porosos ou usar um recipiente de papelão cheio de musgo ou de material semelhante com orifícios de ventilação para permitir a penetração de oxigênio.
- Embora as minhocas devam ser mantidas fora do alcance da luz direta do sol, se você descobrir que elas estão tentando escapar pela tampa do minhocário, coloque uma luz artificial diretamente sobre ele para desencorajar esse comportamento.
- Se produzir mais minhocas do que consegue criar, você pode vender as minhocas extras para uma loja de isca ou dá-las a um grupo de jovens para que eles vendam a fim de levantar fundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário