Uma ilha é definida como uma área do relevo que se encontra cercada de água por todos os seus lados. Obviamente, como a maior parte da superfície terrestre é formada por água e, portanto, tudo está cercado por ela, existe um limite de tamanho para se definir o que é uma ilha e o que não é.
A maior ilha do mundo, nesse caso, é a Groenlândia, com uma área de 2 130 800 km². Acima dela, está a Austrália, que, no entanto, não é considerada uma ilha, mas sim um continente, pois apresenta uma área de 13 000 000 km², bem maior, portanto.
É importante entender que, para ser uma ilha, é preciso que a água que está em sua volta seja do mesmo tipo. Por exemplo: se um terreno é cercado por um rio de um lado e pelo mar de outro, ele não é uma ilha. No entanto, se ele for cercado só por água dos rios ou só por água dos oceanos, aí sim ele é considerado uma ilha.
Dessa forma, além das ilhas oceânicas – cercada pela água dos mares –, existem também as ilhas fluviais, que são aquelas cercadas pela água doce. A Ilha do Bananal, localizada no estado de Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.
Se levarmos em conta a origem das ilhas, temos as ilhas vulcânicas (formadas pela solidificação da lava dos vulcões) e as ilhas continentais (muito próximas do continente e que se formaram depois de se separarem dele).
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que uma ilha não “flutua” nas águas, e isso inclui as ilhas presentes no oceano. Na verdade, se observamos por baixo da superfície marinha, por exemplo, descobriremos que elas estão ligadas internamente aos continentes. Veja só:
Esquema de uma ilha oceânica
Como já dissemos, a maior ilha do mundo é a Groenlândia, um lugar gelado localizado no hemisfério norte e que pertence à Dinamarca. Já a menor ilha habitada do mundo é Saint Martin, um território administrado por França e Holanda em conjunto, onde existem belas praias e um grande potencial turístico.
Por Me. Rodolfo Alves Pena
AvaliaçãoUma ilha, por definição, é um prolongamento do relevo, estando numa depressão absoluta preenchida por água em toda sua volta. Sua etimologia latina, insula, originou o adjetivoinsular. As principais ilhas do mundo são Honshu, Britânia e Java. No Brasil se destacam por relevância geopolítica a ilha Antônio Vaz, do Recife, de Santa Catarina e de Vitória (todas com grande peso em seus estados e no caso das duas primeiras se vai além mesmo das divisas regionais).
Existem quatro tipos principais de ilha: ilhas continentais, ilhas oceânicas, ilhas fluviais e ilhas vulcânicas. Também existem algumas ilhas artificiais. As ilhas mais comuns são as sedimentares costeiras fluvio-marítimas pantanosas que se formam pela degradação do planalto:
- Ilhas continentais/costeiras — situam-se próximas aos continentes, sendo ligadas aos mesmos através da plataforma continental, como por exemplo (Grã-Bretanha, Ilha de Man e Irlanda, entre outras);
- Ilhas oceânicas — são aquelas que se encontram em pleno oceano, distantes dos litorais continentais. São partes emersas de grandes cadeias de montanhas, como por exemplo as ilhas dos Açores e das Bermudas.
Diversas ilhas próximas umas das outras formam um arquipélago.
A noção de ilha é, às vezes, delicada. Assim, a Austrália, pelo seu tamanho, é uma ilha? Uma ilha que emerge da água somente durante a maré baixa é uma ilha visto que o conceito de ilha segue o mesmo princípio geofísico dos rios, ou seja, perene ou temporária (ainda em proto-formação sedimentar no sentido de se tornar acima do nível do mar a todo o tempo, mesmo numa era inter-glacial).
As maiores ilhas[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Anexo:Lista de ilhas por área
A Gronelândia é, por definição, a maior ilha do mundo. Qualquer porção contínua de terra maior que a Gronelândia, como a Austrália, por exemplo, é considerado "Continente". Observe que ontologicamente não há uma separação entre os conceitos de "ilha" e "continente" a não ser a citada convenção: até o tamanho da Gronelândia é ilha, maior que isso é continente.
A Ilha do Bananal, no estado brasileiro do Tocantins, é considerada a maior ilha fluvial do mundo. A Ilha de Marajó, no estado brasileiro do Pará, é a maior ilha fluviomarinha do mundo. Já a ilha Manitoulin, no lago Huron, é a maior ilha em lagos de água doce, enquanto Samosir, na Indonésia, é a maior ilha dentro de outra ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário