sábado, 26 de março de 2016

JUÁ NOSSA SAÚDE

Planta da família das Rhamnaceae, também conhecida como joá, joazeiro, juá-de-espinho, juazeiro, jurubeba, jurupeba, raspa-de-juá, juá-fruta, enjuá, enjoaá, juá-mirim, laranjeira-do-vaqueiro. Joazeiro.
Árvore alta, de até 10m de altura, muito bonita, frondosa, espinhosa. Esgalhada desde o solo, produzindo sombra para o gado e para o homem do sertão.
Folhas coriaceas, lustrosas, elípticas; Flores pequenas, axilares, em caches, amarelo-esverdeadas, em formato de estrela.
O fruto e globoso, amarelo, comestível com pedúnculo orlado, lembra uma pitomba, porem menor, branco por dentro, doce, com 1 semente dura que se parte em duas metades.
Conserva-se verde durante as secas, cresce lentamente e vivem mais de 100 anos.
Ha mais de 100 espécies e aparece em todas as regiões tropicais do mundo, sendo estas especies tansagem utilizadas na medicina popular de todos os países onde cresce.
Parte utilizada: Folhas, frutos, casca, raiz.
Habitat: E native da caatinga nordestina. Aparece em Reader secas da Argentina, Bolívia, Paraguai.
História: Árvore muito respeitada pelos caboclos, serve de alimento para o gado na seca, fornece frutos para alimentação humana, medicamento e madeira muito durável para a movelaria, cabos de ferramentas agrícolas, entalhes e carvão.
Princípios Ativos: Ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, anidrido fosfórico, cafeína, celulose, hidratos de carbono, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C.
Propriedades medicinais: Adstringente, anti-inflamatória, antigripal, caspa, cicatrizante, desopilante, expectorante, favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos, febrífuga, higienizante, sudorífero, tônico capilar. Frutos: ricos em vitamina C.


Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/jua.html#.VvaWcNIrKM8#ixzz4419fFjSY
Nomenclatura botânica oficial: Ziziphus joazeiro Mart.
Nomenclatura popular: joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá, raspa de juá, juá-espinho
Família: Rhamnaceae
Parte da planta utilizada: folhas e entrecascas
Resumo: Para que serve o juazeiro, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do juazeiro.

Descrição

O juazeiro é uma árvore nativa predominantemente na região nordeste do Brasil, encontrada principalmente em áreas secas, de clima semi-árido como caatinga, no sertão e no agreste. A árvore é conhecida por diversos nomes, sendo os mais difundidos, juazeiro e juá.
Trata-se de uma árvore de folhas persistentes capaz de resistir à escassa umidade do subsolo onde ocorre naturalmente. Raramente, em situações extremas de seca, pode perder a folhagem por completo.
O árvore de juazeiro atinge uma altura entre 5 e 15 metros, com copa grande e densa, carregada de folhas. Suas folhas têm consistência membranosa, possuem coloração amarelo-esverdeada, medindo aproximadamente 5mm de comprimento. Produz um fruto pequeno, amarelado e redondo de cerca de 3cm, comestível e também apreciado por pássaros.
Sendo uma planta nativa de regiões do Brasil, o juazeiro é muito pouco conhecido e estudado no exterior.
Árvore de Juazeiro
Árvore de Juazeiro(Zizyphus joazeiro)
Folhas da árvore de Juazeiro
Folhas da árvore de Juazeiro(Zizyphus joazeiro)

Indicações, Usos e Benefícios

Por indicação popular, o juazeiro é principalmente usado como produto para higiene pessoal. Uma decocção(cozimento) de suas entrecascas e folhas são utilizadas para lavar os cabelos para combater caspa, piolhos, seborreia e feridas e também como tônico capilar. O gargarejo dessa decocção é utilizada para combater gengivite.
Um pó obtido da entrecasca da árvore de juazeiro é utilizado como pasta para limpeza dos dentes. Estudos farmacológicos apontam que o juazeiro pode ser mais eficaz do que os cremes dentais industrializados no combate à placa dental.
Recentemente, diversos produtos de higiene e estética industrializados vêm incluindo o juazeiro na composição de seus produtos, em geral, indicado como "raspa de juá".
O fruto do juazeiro é comestível e rico em vitamina C, sendo muito apreciado pela população dos locais onde o juazeiro cresce nativamente, já que é uma das poucas plantas que persistem em climas extremos.
A decocção da sua entrecasca também é consumida via oral para tratamento de febres e problemas gástricos.
 

2 comentários:

  1. Tenho um pouco do conhecimento do juazeiro, mas conhecido como JUÁ, só conhecia sua propriedades totais, muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante.uma das árvores mais conhecida do sertão. Lembra Luiz Gonzaga

    ResponderExcluir