Predisposição é um conceito relacionado com o verbo predispor, o qual se refere à disposição antecipada de alguma coisa. Predispor também diz respeito à inclinação/tendência do estado de espírito de uma pessoa relativamente a uma meta.
A predisposição, por conseguinte, é o processo e o resultado de predispor. Por exemplo: “Não me parece haver boa predisposição dos testemunhos da ocorrência”, “Tenho a melhor predisposição, mas não me parece que vá trabalhar o dobro dos meus colegas”, “O analista susteve que existe uma predisposição por parte das pessoas em votar por opções conservadoras quando se registam problemas de segurança”.
O conceito de predisposição pode associar-se à intenção ou à vontade de um sujeito. Suponhamos que o treinador de uma equipa de futebol deve negociar a sua continuidade no clube. Se este homem desejar continuar no seu cargo, poderá dizer que tem “predisposição” para acertar a sua permanência, o que se pode reflectir numa maior flexibilidade na hora de discutir as condições de contratação.
No entanto, alguém com má ou nenhuma predisposição não estará disposto a fazer ou a acordar algo. Um empregado sem predisposição para aprender uma nova tarefa nunca incorporará essa actividade na sua rotina laboral, uma vez que não está disposto a realizar isso.
A predisposição genética, por outro lado, refere-se às características genéticas capazes de incidir num fenótipo. Isto significa que um ser humano pode ter uma certa predisposição genética a sofrer de uma patologia: esta pessoa, por conseguinte, conta com maiores probabilidades do que as restantes pessoas a contrair a doença em questão.
Leia mais: Conceito de predisposição - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/predisposicao#ixzz446aXgAdt
Nenhum comentário:
Postar um comentário