Reciprocidade é um substantivo feminino que significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco.
A reciprocidade é uma particularidade de enorme valor na sociedade, porque de acordo com a psicologia social as relações mútuas contribuem para a conservação de normas sociais. O conceito de reciprocidade está presente em várias culturas e religiões e é apresentada como uma norma imprescindível para uma convivência saudável. A reciprocidade é essencial não só para os seres humanos, mas também para animais irracionais, como babuínos, por exemplo.
A nível da linguística, mais concretamente na semântica, a reciprocidade é a correspondência existente entre duas palavras que têm sentidos opostos, mas apresentam uma relação de conformidade mútua, como por exemplo, comprar-vender.
No ramo da filosofia, Kant descreveu a reciprocidade como a capacidade intelectual através da qual se torna compreensível a relação entre dois ou mais elementos do mundo comum, mutuamente percebidos no espaço, de aspecto e forma integrantes.
A reciprocidade também é um um conceito importante no âmbito das relações internacionais, e acontece quando um determinado país dá e recebe direitos ou vantagens para outro país.
Reciprocidade significa dar e receber, por isso, no amor a reciprocidade significa que o amor é correspondido.
A reciprocidade é uma característica essencial na amizade e nos relacionamentos amorosos. Cada pessoa deve ser capaz de retribuir os sentimentos de amor e amizade em relação a outras pessoas, assim como deve ser capaz de demonstrar e retribuir essa amizade através de ações e não só de palavras. Por exemplo, uma pessoa que sempre pede ajuda a um amigo mas nunca está disponível para o ajudar quando ele precisa, não é um bom amigo. Uma amizade assim não é dotada de reciprocidade.
Reciprocidade bancária
A reciprocidade bancária consiste na concessão e liberação de crédito e empréstimos a clientes que atribuam à instituição bancária preferência em serviços como depósitos, cobranças, ordens de pagamento, câmbio, etc. Consiste em um estímulo (isenção de tarifas bancárias) por parte do banco a um cliente que tenha um saldo expressivo na conta corrente ou que utilize de forma intensa alguns serviços do banco.Em psicologia social, reciprocidade refere-se a responder uma ação positiva com outra ação positiva, e responder uma ação negativa com outra negativa. Ações recíprocas positivas diferenciam-se de ações altruístas visto que ocorrem somente como decorrência de outras ações positivas e diferenciam-se de umadádiva social, visto que esta não é concedida na esperança ou expectativa de respostas positivas futuras[1] .
Ações recíprocas são importantes para a psicologia social visto que ajudam a explicar a manutenção de normas sociais. Se uma significativa proporção da população interpreta a ruptura de uma norma social por parte de outrem como uma ação hostil e se estas pessoas desejam tomar uma atitude (potencialmente custosa) para punir quem infringiu a regra, isto pode assegurar a manutenção da regra na ausência de sanções formais. O ato de punição pode variar de palavras de rejeição até ao completo ostracismo social.[2]
Em experimentos com o bem público, economistas comportamentais tem demonstrado que o potencial para ações recíprocas por partes interessadas em incrementar a taxa de contribuição ao bem público, proveem evidência para a importância da reciprocidade em situações sociais.[3]
Na matemática, a teoria dos jogos descreve a reciprocidade como uma estratégia de olho por olho altamente eficiente para o dilema do prisioneiro iterado.[4]
No mundo animal, a reciprocidade foi verificada no comportamento social dos babuínos. Babuínos do sexo masculino constituem alianças uns com outros com o objetivo de distrair a atenção do macho alfa, que monopoliza as fêmeas em idade de reprodução, permitindo que outros machos copulem com elas. Os papeis são invertidos posteriormente, como "pagamento".[5]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Esquema mental de reciprocidade e influências sobre afetividade no trabalho. "Estud. psicol." (Natal), Natal, v. 10, n. 1, Abr. 2005. Disponível em: Scielo. Acessado em: 08-02-2009. DOI: 10.1590/S1413-294X2005000100010.
- ↑ "Organização política (índios Rikbaktsa)". Consultado em 08-02-2009.
- ↑ Fehr, Ernst; e Simon Gächter (2000). "Fairness and Retaliation: The Economics of Reciprocity". Journal of Economic Perspectives [S.l.: s.n.] 14 (3): 159–181. ISSN 0895-3309. Parâmetro desconhecido
|month=
ignorado (|data=
) (Ajuda); - ↑ Cláudio Ratke; Fábio Habitzreuter. "Análise da reciprocidade do fichamento turístico à luz da teoria dos jogos" (PDF). Consultado em 08-02-2009.
- ↑ de Waal, Frans B. M. (2005). "Como os animais fazem negócios". Scientific American. Parâmetro desconhecido
|accessadte=
ignorado (Ajuda); Parâmetro desconhecido|month=
ignorado (|data=
) (Ajuda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário