Faça as pazes com sua cama,
Se você despreza seu sono, estará destruindo o reator da vida.- Augusto Cury -As informações sobre o sono estão cada vez melhores e assim já sabemos como é importante dormir bem durante 6 a 10 horas (8 horas em média), variando o número de horas de indivíduo para indivíduo. Dormir pouco ou ter um sono entrecortado pela apneia do sono traz pressão alta, obesidade, viver menos e com pouca qualidade.
Desta forma precisamos entender que quanto menos dormirmos mais necessário é o sono. O sono vem como consequência direta da atividade dos neurônios (células nervosas), que quando esgotados dão início à sonolência. Assim chega um momento em que o cérebro desliga os sistemas que mantêm o indivíduo acordado, relaxa os músculos e inicia o adormecimento.
O sono é reparador porque recupera as funções dos neurônios, das sinapses (ligações entre os neurônios) e revigora as associações realizadas durante o dia. Esta ação é muito importante para a aprendizagem pois reforça os circuitos neuronais utilizados. Durante o sono, e também nos sonhos, conseguimos aliviar as tensões, as repercussões do “stress” diário e assim prevenir as doenças.
Caros leitores, não esqueçam de se preparar para o sono, fazendo atividades físicas no máximo até 4 horas antes de dormir, uma alimentação leve até 2 ou 3 horas antes e evitar substâncias estimulantes como café, álcool e cigarro. Bom sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário