Um ventilador ou ventoinha é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar. Foi inventado nos EUA (Estados Unidos da América) em 1882, pelo americano Schuyler S. Wheeler.
Este aparelho pode ser de distintos tipos, consoante o sentido de fluxo de ar em relação ao ambiente ventilado: sopradores (se há injeção de ar no ambiente) ou exaustores (se há retirada de ar do ambiente).
Existem basicamente dois tipos de ventiladores, cuja escolha depende basicamente da aplicação: os axiais e os centrífugos.
Os ventiladores podem encontrar-se em diversos tamanhos e formatos, podendo ser fixados no solo (através de pedestais) na parede ou no teto. Geralmente também se usam como objeto decorativo acompanhando muitas vezes lustres e luminárias.
Uso residencial
Geralmente os ventiladores são usados nas residências para diminuir o calor do ambiente e aumentar a circulação do ar. Sua função é conduzir o ar de um ponto a outro e seu uso é indispensável no verão ou em ambientes com pouca ou nenhuma circulação natural de ar.
Uso industrial
Elétricos e ambientes de trabalho, como as fábricas. Outros exemplos do seu uso estão nos coolers dos computadores, nos exaustores usados em restaurantes, pizzarias e padarias, nos radiadores dos carros, e nos condicionadores de ar, entre outros.
Ventiladores suspensos
Os ventiladores suspensos são geralmente utilizados em lugares com pouco espaço para um ventilador de parede ou de chão, além de serem mais seguros, por estarem longe do acesso de crianças e mesmo de adultos.
O motor desses ventiladores tem seu rotores bobinados, que dão a possibilibade dele inverter sua rotação ou aumentá-las para que assim se dê mais segurança.
Ver também
Quando o calor aperta, um ar condicionado pode fazer milagres, claro. Mas essa nem sempre é uma opção econômica, pois além do preço inicial, esses aparelhos podem fazer a conta de luz ficar ainda mais alta.
Por isso, se a ideia é economizar energia ou apenas deixar o ambiente um pouco mais fresquinho, mas não gelado, ter um ventilador ou um circulador de ar pode ser uma ótima ideia.
Embora os dois sejam muito parecidos, cada um pode ser melhor aproveitado em casos específicos. Sendo assim, confira a diferença entre circulador e ventilador, e escolha o produto ideal para fazer parte do seu cômodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário