terça-feira, 5 de abril de 2016

ANDRÓGENO

Andrógeno (ou androgênio) é um hormônio que dá origem ao desenvolvimento de características próprias do sexo masculino, sendo o mais conhecido a testosterona.
A testosterona é um hormônio sexual masculino que, sob ação da hipófise, se forma nos testículos estimulando o desenvolvimento dos órgãos sexuais e das características sexuais secundárias masculinas.
Os androgênios foram descobertos em 1936 e foi a partir deles que se criaram os hormônios estrógenos (ou estrogênios), que são os hormônios sexuais femininos.
Os estrogênios se formam nos ovários, placenta e corpo lúteo e são responsáveis pelo surgimento das características femininas. Os três estrogênios naturais são a estrona, o estriol e o estradiol.
Além da testosterona, outros hormônios masculinos conhecidos são desidroepiandrosterona, dihidrotestosterona, androsterona, androstenediona e androstenediol.
Portanto, andrógenos e estrógenos (ou androgênios e estrogênios) são, respectivamente, os hormônios sexuais masculinos e femininos.

Andrógeno x Andrógino

A palavra "andrógeno" é formada pela junção dos termos gregos "andro" (homem, masculino) e "gen" (sufixo que exprime a ideia de gerar, produzir).
Por se utilizar algumas vezes a grafia "andrógeno" e não "androgênio", há uma certa confusão com a palavra parônima "andrógino".
Andrógino é o mesmo que hermafrodita, que possui simultaneamente órgãos reprodutores (ou características) masculinos e femininos. A palavra é formada pelos termos gregos "andro" (masculino) e "gyne" (feminino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário