sábado, 23 de abril de 2016

CLIMA

Clima é a sucessão de diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do ano em determinada região.  Para saber qual o clima de um lugar, é necessário fazer observações do tempo atmosférico diariamente, durante muitos anos, para verificar a regularidade das combinações dos seus elementos.
Os elementos que formam o clima são: a temperatura, a pressão atmosférica (corresponde à força provocada pela força do ar), as precipitações (chuva, neve, e granizo) e os ventos.

Tempo atmosférico

As condições atmosféricas de um dia determina o tempo atmosférico e não o clima, ou seja, o tempo atmosférico é uma condição passageira dos elementos do clima. Ele varia de um dia para outro ou mesmo de uma hora para outra.  Em dado momento do dia, a temperatura pode se apresentar alta, com o sol brilhando, e em outro pode ocorrer chuva e queda de temperatura.
As previsões meteorológicas dão ideia da combinação dos elementos do clima em dado momento. Em geral são usadas as expressões: tempo bom, tempo nublado, parcialmente nublado ou tempo chuvoso.

Tipos de clima

Os climas são classificados pelos meteorologistas e climatologistas com base principalmente na temperatura e na umidade. São levadas em consideração as médias mensais de temperatura e de precipitações medidas nas estações meteorológicas existentes em várias partes do mundo. Quanto à temperatura, o clima pode ser: quente, temperado, frio e polar. Quanto à umidade do ar, o clima pode ser: superúmido, úmido, semiárido e árido. A junção dessas variáveis de temperatura e umidade determinam os diversos tipos de climas, que recebem os nomes das “zonas térmicas da Terra”, são eles:
Tropical - clima quente o ano inteiro, apresentando apenas duas estações bem definidas: inverno ameno e seco e verão quente e chuvoso.
Equatorial – temperaturas elevadas e chuvas abundantes o ano inteiro, com pequena amplitude térmica anual. Ocorre na zona mais quente do planeta.
Subtropical – chuvas abundantes e bem distribuídas, verões quentes e invernos frios, com significativa amplitude térmica anual.
Temperado – apenas nas zonas climáticas temperadas que são encontradas definições claras das quatro estações do ano.
Polar ou glacial – climas com baixas temperaturas o ano inteiro, atingindo no máximo 10°C nos meses de verão.
Dependendo de certos locais o clima também pode ser mediterrâneo, desértico ou árido, semiárido e frio.
O clima mediterrâneo apresenta verões quentes e secos, invernos amenos e chuvosos. Do ponto de vista da temperatura é bastante parecido com os climas tropicais. Seus índices pluviométricos são um pouco menores e as chuvas ocorrem no outono e no inverno.  É encontrado nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo (sul da Europa e norte da África), no sudeste da Austrália, na costa oeste americana e no centro do Chile.
O clima semiárido é um clima de transição, que se caracteriza por apresentar chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. É encontrado tanto em regiões tropicais (onde as temperaturas são elevadas o ano todo) quanto em zonas temperadas (onde os invernos são frios).

Clima organizacional

Clima organizacional é o grau de satisfação medido dentro de uma empresa. É a percepção coletiva da “atmosfera psicológica” criada no ambiente de trabalho. É o conjunto dos diferentes aspectos da cultura empresarial, dos padrões comportamentais, das normas e princípios encontrados numa organização, que influenciam na produtividade e rentabilidade de um negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário