Concepção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito deconceber ou gerar um ser no útero. Também pode ser um sinônimo decompreensão, percepção ou conceito.
Na maior parte das vezes, a palavra concepção está relacionada com a fecundação e consequente gravidez. Segundo a medicina, consiste no conjunto de alterações que ocorrem a nível do ovo e no organismo da progenitora no princípio da gravidez. Aquele que é considerado o momento exato da concepção ocorre quando o espermatozóide fecunda o óvulo, e dá início à gestação.
No âmbito da psicologia do pensamento, uma concepção também pode indicar uma noção geral ou a capacidade de entender ou criar uma ideia, um modo de ver ou sentir. Assim, as ideias gerais e pensamentos criativos da imaginação podem ser qualificados como concepções.
De acordo com a filosofia, a concepção remete para o ato de elaborar conceitos. Este ato começa com a compreensão da essência de um objeto e culmina na elaboração de um conceito. Assim, uma concepção também é fruto da inteligência de alguém, e muitas vezes contribui para a formação de diversas teorias.
A mundivisão consiste na concepção que o ser humano tem do mundo, representa a forma como o Homem entende e explica o seu propósito no mundo, tanto a nível individual como histórico.
Concepção de educação e desenvolvimento
Existem vários métodos e formas de abordar a educação, com concepções tradicionais ou progressistas, que representam perspectivas distintas.
Além disso, a teoria geral da educação propõe duas concepções diferentes: uma orgânica e uma mecaniscista. A concepção orgânicaaborda o ser humano como um organismo que pode ser alterado a partir do seu interior, a partir de estímulos. Por outro lado, a concepção mecanicista contempla o ser humano como uma máquina, cujas atitudes podem ser mudadas através de estímulos externos.
A psicologia também indica diferentes teorias do desenvolvimento, mais concretamente a teoria inatista (noção que os aspectos, características ou aptidões básicas do ser humano são inatas - como a personalidade, valores, comportamento, etc.); teoria ambientalista (também conhecida designada como teoria comportamentalista, indicando a importância do seu ambiente envolvente para o molde dos seus comportamentos, tirando a importância do raciocínio, sentimentos e desejos do indivíduo) eteoria interacionista (o desenvolvimento ocorre graças à interação entre o indivíduo e o seu meio envolvente, sendo que se influenciam mutuamente).O significado do termo concepção diz respeito ao processo de gravidez, quando umnovo ser é gerado no útero de uma mulher ou fêmea. Concepção também pode significar o entendimento, a compreensão, a perspectiva de uma pessoa a respeito de qualquer coisa.
A palavra é geralmente empregada em relação ao processo biológico de desenvolvimento de um embrião a partir da fecundação. Para a medicina, todas as alterações uterinas e no organismo da mulher de um modo geral durante a gestação consistem na concepção. De forma mais especifica, para a medicina, fecundação descreve o momento exato em que o óvulo é fecundado por um espermatozoide, formando a célula que chamamos de zigoto, e tem-se o começo da gravidez.
Para a psicologia, o termo concepção está ligado a ideia de criatividade. Conceberuma nova Ideia, uma nova perspectiva de mundo ou forma de senti-lo, são exemplos de como a psicologia utiliza a palavra concepção. Assim, concepção neste contexto estaria ligada a capacidade inventiva da imaginação.
A filosofia utiliza a ideia de concepção de uma forma um pouco parecida com a da psicologia, entretanto aqui, ao invés de estar ligada a imaginação o termo estaria mais vinculado a inteligência racional do ser humano. Pra a Filosofia concepção também remete à um ato criativo, porém, para a perspectiva filosófica seria o ato de criar novos conceitos e novas teorias a partir da reflexão e compreensão a cerca do mundo a nossa volta. É um atributo do pensamento.
Assim, a partir dessas reflexões o filósofo ou o ser humano que pensa adquiri uma visão de mundo, que seria a concepção que este tem sobre a existência. Essa concepção seria a forma como o homem compreende e explica o mundo que o cerca, a vida, os processos históricos e individuais.Concepção na Educação
Ao logo dos anos teóricos da educação foram formando teorias e criando métodos educacionais e conceitos para abordar o tema educação. Nisso foram surgindo concepções distintas e divergentes sobre o assunto, das quais podemos destacar as concepções tradicionais e as progressistas.
Somando-se a isso, os teóricos da educação também desenvolveram teorias que dividiram a educação em concepções mecanicistas e orgânicas. Na concepção mecanicista, o educando é visto como uma máquina que pode ser trabalhada e aperfeiçoada a partir de estímulos oriundos do meio externo. Já na concepção orgânica, o educando é entendido como um organismo que deve ser estimulado para que a partir de suas vivências e da maneira como as experimenta possa através de um processo que parte do seu interior promover as mudanças que consistirão no processo educativo.
Assim, a concepção mecanicista estaria ligada a uma concepção tradicional de educação; enquanto que a concepção orgânica vincula-se a uma abordagem progressista.
Concepções espontâneas
A psicologia também trabalha com o conceito de concepções espontâneas, também conhecidos como conceitos espontâneos. Essas concepções seriam aquelas que as pessoas aprendem naturalmente no cotidiano, de forma empírica, sem que tenham sido ensinadas.O convívio com determinada situação, um obstáculo que precisa ser superado, um desafio, pode fazer com que aprendamos algo, que desenvolvamos uma concepção espontânea.
São bem características da forma como as crianças interagem e aprendem as coisas do mundo. Por exemplo, uma criança, em contato com o computador é capaz de aprender a utiliza-lo de forma espontânea sem a necessidade de um ensino formal.
O que você achou deste artigo ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário