quinta-feira, 28 de abril de 2016

MAMADEIRA

mamadeira (português brasileiro) ou biberão (português europeu) é um objeto cuja função é servir como uma alternativa à amamentação natural do bebê, bem como um instrumento de auxílio para a alimentação geral do bebê em crescimento. A mamadeira é usada para armazenar líquidos (leitesuco, etc.). O uso da mamadeira não é recomendável como um substituto da amamentação natural, a não ser que a mãe possua alguma doença ou esteja tomando certos remédios que podem ser transmitidos pelo leite materno, ou caso o bebê rejeite o leite materno.A primeira mamadeira se chamava mamadeira vitoriana,era em um formato circular,e o seu canudo não podia ser lavad,o que não er muito bom a questão da higiene...A mamadeira que você usa para alimentar seu filho pode oferecer riscos à saúde dele. A matéria-prima para a confecção de mamadeiras, o plástico, tem como componente uma substância denominada Bisfenol A.
Bisfenol A entra na composição do plástico para oferecer maleabilidade, ou seja, sem ela o plástico fica duro e quebradiço. Estudos mostram que o acúmulo deste aditivo pode provocar câncer, está também associado à puberdade precoce em meninas, uma vez que imita o hormônio Estrogênio. A substância em questão também está presente em outros objetos plásticos, mas veja agora por que crianças são alvo principal:
A contaminação
Quando aquecemos líquidos dentro da mamadeira, como o leite, por exemplo, esta desloca seus componentes (dentre eles o Bisfenol) para o líquido, sendo assim, o alimento vai ficar contaminado pelas substâncias presentes no plástico da mamadeira. Como as crianças são mais frágeis, acabam se tornando as maiores vítimas.Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a quantidade de Bisfenol A presente em mamadeiras (0,6 mg/Kg) não afeta a saúde. Em contrapartida, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aconselha a suspensão do uso alegando não haver níveis seguros: “na dúvida é melhor não arriscar”.
Mas existem alguns plásticos que não contêm tal substância, é o chamado BPA-free, e por isso sua utilização vem crescendo muito, principalmente em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos por exemplo.
O melhor seria substituir a mamadeira de seu filho pelo copinho para servir líquidos, segundo especialistas, este método é mais seguro, uma vez que as mamadeiras são suspeitas de causar danos às articulações faciais e provocar alterações ortodônticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário