Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).[1]
Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos deve convergir para uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina). No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
- excesso de poder dióptrico positivo do cristalino;
- excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
- excessivo alongamento do globo ocular;
- combinação dos fatores anteriores.
Índice
[esconder]Causa[editar | editar código-fonte]
Pesquisas recentes em humanos e animais revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia. A miopia está normalmente associada à genética.
Vários estudos recentes sugerem que o tempo que se passa ao ar livre é um factor determinante na incidência da miopia.[2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] Duas a três horas ao ar livre seriam suficientes para prevenir a miopia. Num outro estudo Jan Roelof Polling da University of Applied Sciences Utrecht revela: "Descobrimos que as criancas que brincam menos de 45 minutos ao ar livre por dia e as que passam mais de 2 horas por dia com actividades proximas dos olhos ou no computador têm os olhos mais alongados".[10] Também há evidencias de que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina que inibe o alongamento da esfera ocular. As pessoas com histórico familiar de miopia têm mais probabilidade de desenvolvê-la. A maioria dos casos de olhos com miopia é saudável, mas um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina. [11] [12] [13]
Sintomas da miopia[editar | editar código-fonte]
Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe, estando a visão ao perto salvaguardada.
No entanto, é evidente que se uma pessoa é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.
O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.
É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta da perda de visão. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, dores de cabeça ou tensão ocular.
Método convencional para correção da miopia[editar | editar código-fonte]
A correção da miopia poderá ser efetuada:
- Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para trás.
- Através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas: Lasik; Lasek; PRK; Artisan; CK, Anéis Intracorneais e Implantes de Lentes Intraoculares Fácicas.
Embora existam opções cirúrgicas para o tratamento da miopia, algumas modificações estruturais do bulbo ocular, oriundas dos fatores que provocam esta ametropia, persistem. O olho excessivamente míope, principalmente devido ao alongamento axial, pode apresentar degeneração ou descolamento da retina, além de ter maior propensão ao glaucoma, sinérese vítrea e descolamento da hialoide. A correção cirúrgica da visão, apesar de muito segura para a maioria dos casos, traz alguns riscos que devem ser levados em conta pelo candidato à cirurgia refrativa (a cirurgia para correção da miopia).
Métodos não convencionais[editar | editar código-fonte]
Na China, os alunos nas escolas fazem exercícios oculares, baseados nos pontos de acupuntura chinesa, a cada duas horas. Estes exercícios são usados para reduzir a fadiga visual e melhorar a oxigenação e circulação do sangue para os olhos.[14] [15] [16] [17] O método de treinamento multi-dimensional para correcção da miopia que iniciou-se com um projecto piloto em algumas escolas da China obteve resultados encorajantes.[18]
Exercícios de Ioga também são usados para aliviar a tensão muscular em indivíduos com miopia.[19] [20]
O uso de óculos de lentes convexas (óculos graduados com dioptria de ampliação) são considerados benéficos, segundo alguns estudos, para a prevenção e recuo na progressão da miopia assim como o uso de lentes bifocais [21] [22] [23]
Um outro método dentro da terapia não convencional são os exercícios visuais elaborados pelo Dr. William Horatio Bates que visam fortalecer a musculatura do sistema ocular.[24] [25]
Referências[editar | editar código-fonte]
- ↑ Myopia Manual. Edition January 2012 An impartial documentation of all the reasons, therapies and recommendations
- ↑ Light at the end of the tunnel for myopia risk?
- ↑ 80beats Why Are 90% of Asian Schoolchildren Nearsighted? From Doing What You’re Doing Now
- ↑ Outdoor activity reduces the prevalence of myopia in children.
- ↑ Outdoor activity and myopia in Singapore teenage children
- ↑ Children’s Refractions and Visual Activities in the School Year and Summer
- ↑ Effects of outdoor activities on myopia among rural school children in Taiwan
- ↑ Outdoor Activity during Class Recess Reduces Myopia Onset and Progression in School Children
- ↑ What Factors are Associated with Myopia in Young Adults. A Survey Study in Taiwan Military Conscripts
- ↑ Indoor Lifestyle Linked to Myopia in Children
- ↑ Myopia in kids: spend more time outdoors
- ↑ Massive rise in Asian eye damage
- ↑ [1]
- ↑ Chinese eye exercises
- ↑ On the merits of ancient Chinese eye acupressure practices
- ↑ New version of eye exercises introduced
- ↑ Culture Course:Vocabulary Cards—Eye Exercises
- ↑ 多维视觉训练----矫正近视新方法
- ↑ Effect of yoga on self-rated visual discomfort in computer users
- ↑ Eye Yoga: How You See Is How You Think
- ↑ Bifocal Soft Contact Lenses and Their Effect on Myopia Progression in Children and Adolescents
- ↑ Eye correction is seriously short sighted
- ↑ Growing In and Out Focus
- ↑ The Secret of Perfect Vision: How You Can Prevent and Reverse Nearsightedness
- ↑ Use your own eyes
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Córnea
- Hipermetropia
- Presbiopia ou Vista Cansada
- Astigmatismo
- Optometria
- Oftalmologia
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- videos do método de prevenção de treinamento multi-dimensional chinês
- video do método do in de prevenção chinês
- Eye Can Learn
A miopia é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos mais distantes são borrados.
O grau de sua miopia afeta sua capacidade de focar objetos distantes. Pessoas com miopia grave podem ver claramente apenas objetos a poucos centímetros de distância, enquanto aqueles com miopia leve podem ver claramente os objetos até vários metros de distância.
A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, muitas vezes piora durante a infância e adolescência. A miopia tende a afetar membros da mesma família. Pelo menos 30 a 40% da população ocidental é afetada com miopia, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Causas
Para focar as imagens, o olho se baseia em duas partes críticas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário