Uma miçanga (português brasileiro) ou missanga (português europeu) é um pequeno objeto decorativo feito por conta de materiais naturais, como pedra, ossos, conchas, madeiraou, na maioria dos casos, de vidro, usado para enfeitar colares (ou um ornamento feito com esses vidrilhos), e são reconhecíveis por serem dotados de um pequeno furo no centro para rosqueamento ou encordoamento, e depois, são atados a um fio, corrente ou colar.[1]
O uso de miçangas se originou na África do Sul e de países adjacentes, e estão relacionados, na maioria dos casos, a quinquilharia ou bugiganga de valor espiritual,[2] já que esses colares eram usados em seus primórdios, para a oração ou devoção, ou talvez, para afugentar maus espíritos; atualmente, a maior parte da criação de miçangas são voltadas para acessórios.[3]
Etimologia[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ ab FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.1986. p. 1 130.
- ↑ "Miçanga ou missanga". Dicionário Online de Português. Arquivado desde o original em 11 de novembro de 2014. Consultado em 4 de janeiro de 2016.
- ↑ Dubin, Lois Sherr. The History of Beads: From 100,000 B.C. to the Present, Revised and Expanded Edition. New York: Harry N. Abrams, (2009). ISBN 978-0810951747.
Nenhum comentário:
Postar um comentário