Também conhecida como piolho de aves ou de pombo ou cafife, a Pixilinga (popularmente conhecida, principalmente no interior do país) é uma infestação de piolhos de aves. Os piolhos são insetos parasitas que precisam de hospedeiros para sobreviver. São ectoparasitas, ou seja, vivem fora do corpo dos animais e em humanos, sugando o sangue ou se alimentando de restos de pele e sujeira deixada sobre a pele.
O piolho dessas aves infestam esses animais e causam anemia neles deixando-os fracos, com queda de penas e pode levar a morte dos mesmos, já que os debilitam e sugam seus nutrientes através do sangue. Como se não bastasse esses piolhos podem nos atacar facilmente e nem precisam está em contato direto conosco. Sabe aquele pombo ou passarinho que rodeia sua casa ou que faz algum ninho perto da janela do seu quarto ou no telhado? Pois é, muito cuidado com eles, geralmente estão infestados de piolho. Esses piolhos nos atacam rapidamente e como qualquer outro piolho causa aquela dermatite, irritação na pele devido a sua mordida, ou seja, aquela coceira incontrolável que quanto mais coça, mais queremos coçar, isso pode causar lesões e erupções na pele e se não tratadas ou eliminadas, esses parasitas se tornam porta de entrada para várias doenças.Quem já visitou algum galinheiro em alguma fazenda ou sitio já deve ter sido mordido por algum desses piolhos, com certeza! Mas não se preocupe a Pixilinga só acontece quando somos infestados por esses parasitas, uma mordida poderá coçar bastante, mas logo depois passará tranquilamente, apenas lavando a área afetada ou higienização acabam com os sintomas. Porém, se a coceira persistir ou caso você tenha alguma alergia, procure imediatamente um médico e informe que foi um piolho de aves que mordeu, assim será verificado o melhor tratamento para cada caso.Piolho de ave infestando a região próximo ao olho e uma calopsita. Mas pode infectar humanos causando pixilinga.
Infelizmente esses parasitas se alojam nas aves e os “bichinhos” sentem muito mais do que nós seres humanos, já que não podem se “coçar” ou retirar os piolhos. Neles a situação é bem mais grave porque sua infestação pode causar a morte destes animais. Nos seres humanos, essa infestação, Pixilinga, pode ser tratada tranquilamente , já que podemos ver o piolho e suas mordidas ou erupções podem ser tratadas com cremes para dermatite e com alguns anti-histamínicos que aliviam os sintomas e nos tranquilizam contra a coceira incontrolável.
A Pixilinga não é uma infestação “grave” nos humanos, porém cuidados com a higiene pessoal ou da casa onde moramos é fundamental para que os pássaros não façam ninhos em cima do nosso quarto para evitarmos ser mordidos por estes parasitas! Até porque eles se tornam precursores e portas de entrada para outras inúmeras doenças, inclusive de outros animais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário