Predação é uma relação ecológica em que os predadores procuram activamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem, capturam e comem. Diversasclasses de animais possuem essa estratégia de obtenção de alimentos. São exemplos deste comportamento os leões e a maioria dos outros carnívoros terrestres, assim como muitos peixes. Um exemplo são os tubarões.
Tipicamente, os predadores são carnívoros que se alimentam de animais herbívoros, mas podem também ser onívoros. Geralmente possuem o dente canino grande. Alguns predadores utilizam como presas outros animais da mesma espécie, incluindo os seus descendentes, fenómeno conhecido por canibalismo.
Índice
[esconder]Classificando predadores[editar | editar código-fonte]
Alguns critérios de classificação incluem a escolha das presas (sempre com relação custo-benefício mais favorável) e a co-evolução ou pressão seletiva para o desenvolvimento de ambas as espécies(especialização x generalização). Vieira [1] nos apresenta a seguinte classificação de predadores em relação à dieta:
- Monófagos: consomem apenas um tipo de presa
- Oligófagos: consomem poucos tipos de presas
- Polífagos: consomem diversos tipos de presas
Monófagos têm sua abundância estreitamente vinculada à de sua presa enquanto os polífagos dificilmente são afetados por oscilações na disponibilidade das mesmas. Geralmente os polífagos são encontrados em área com muita vegetação, como por exemplo na Amazônia. São na maioria do tipo selvagem.
Exemplos de predadores[editar | editar código-fonte]
- Armadeira do gênero Phoneutria (gr."assassina")
- Escorpião ordem Scorpiones
- Candiru (Vandellia cirrhosa)
- Cascavel gêneros Crotalus e Sistrurus
- Diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii)
- Gavião falconiformes da famílias Accipitridae e Falconidae
- Harpia (Harpia harpyja)
- Hiena (Hyaenidae)
- Homem (Homo sapiens)
- Leão (Panthera leo)
- Lobo ou lobo-cinzento (Canis lupus)
- Louva-a-deus ordem Mantodea
- Naja família Elapidae
- Orca (Orcinus orca)
- Onça-pintada (Panthera onca)
- Piranha subfamília Serrasalminae
- Tigre (Panthera tigris)
- Tiranossauro (Tyrannosaurus rex);
- Tubarão-branco (Carcharodon carcharias)
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Vieira, Marcus Vinícius. O que é predação. Aula – Instituto de Biologia UFRJ Disponível em pdf Novembro de 2010
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Seguindo pegadas dos grandes e mesopredadores na mata Atlântica
- Parra, José Roberto Postali. Controle biológico no Brasil: parasitóides e predadores. SP Manole, 2002 Disponível no Google Livros
- Jones, Menna; Dickman, Chris R.; Archer, Mike; Archer, Michael. Predators with pouches: the biology of carnivorous marsupials. Australia, CISIRO, 2003 Disponível no Google Livros
- Boyd, I. L.; Wanless, Sarah; Camphuysen C. J. Top predators in marine ecosystems: their role in monitoring and management. UK Cambridge Press 2006 Disponível no Google Livros
- Wolfram Demonstrations Project: Predator-Prey Equations by Eric W. Weisstein
- Predators, three articles by Olivia Judson, NY Times, Sept. & Oct., 2009
- Castellanos, Pedro Barbosa,Ignácio. Ecology of predator-prey interactions. NY, USA Oxford, 2005 Disponível no Google Livros
- Caro, Timothy M. Antipredator defenses in birds and mammals. USA, U. Chicago Press, 2005 Disponível no Google Livros
A predação é um tipo de interação muito fundamental na natureza, onde os predadores capturam presas para sua alimentação. Podemos imaginar que essa relação é benéfica apenas para o predador, mas sob o ponto de vista ecológico isso é importante para regular a densidade populacional tanto de presas quanto de predadores.
Os predadores removem os indivíduos da população, consumindo-os.
A facilidade de captura da presa depende muito da relação de tamanho entre a presa e o predador. Quanto maior a presa, maior será a dificuldade de sua captura. Algumas espécies de animais caçam em bandos.
Podemos citar como exemplo de predação uma aranha comendo uma mosca. Uma coruja comendo um rato.
A facilidade de captura da presa depende muito da relação de tamanho entre a presa e o predador. Quanto maior a presa, maior será a dificuldade de sua captura. Algumas espécies de animais caçam em bandos.
Podemos citar como exemplo de predação uma aranha comendo uma mosca. Uma coruja comendo um rato.
Os predadores são um tipo de consumidor na cadeia trófica, juntamente com os herbívoros, parasitas e parasitóides.
A importância da predação no controle do tamanho de uma população é muito grande. Se proibirmos a caça de algumas espécies de veado e extinguirmos seus predadores, em algum tempo teremos uma superpopulação de veados. Para algumas pessoas isso pode parecer beneficio. Porém isso não é bom, pois chegará a um ponto onde não haverá comida suficiente para sustentar toda a população, situação chamada de capacidade suporte. Com isso, os animais começam a morrer de fome, diminuindo a população de veados. O solo e as pastagens também sofrem com isso. Como havia muitos veados, o solo ficou pisoteado e a capacidade de reprodução das plantas foi afetada. A população de capim foi afetada porque os veados comeram até suas raízes, afetando sua regeneração e reprodução.A predação pode ser utilizada pelo homem para a erradicação de pragas, porém esta técnica pode sair fora do controle de acordo com a capacidade de reprodução do predador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário