sábado, 23 de abril de 2016

SURUBIM PEIXE

Atualmente, a produção de peixes não é suficiente para atender à crescente demanda do mercado em todo o mundo e, por isso, o preço desse produto para o consumidor é relativamente alto. O Brasil é reconhecido como um país de grande potencial para o crescimento da piscicultura, mas a oferta ainda é inferior à procura.

Existem várias espécies que podem ser cultivadas fora dos rios. Entre essas está o surubim, cujas características permitem que seu desenvolvimento seja feito de forma confinada ou solta. O surubim é um peixe nobre, sem escamas, que possui carne branca, com sabor bastante agradável. Por isso, sua  aceitação no mercado é grande, sendo considerada uma espécie competidora, no mercado, com o salmão.

Para sua criação é muito importante que o futuro piscicultor tenha conhecimentos das técnicas de  produção, as quais envolvem: entendimento das condições locais, tipos de tanques mais  apropriados, bem como suas características e técnicas de preparo. Ele também precisa saber como escolher o fornecedor de alevinos e fazer sua avaliação no momento da aquisição e os métodos mais adequados para o manejo dos peixes durante as fase de recria e de engorda. Além disso, o produtor  deve estar preparado para a comercialização.

Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixe-surubim-caracteristicas-criacao-confinada-solta#ixzz46hwqVpe8
A primeira coisa a ser feita para o sucesso da piscicultura deve ser a certificação de que a água a ser utilizada nos tanques sempre se mantenha isenta de agentes contaminantes e nocivos, tanto à vida dos peixes como à dos seres humanos que irão consumi-los. Uma coisa é certa, a qualidade da água influencia diretamente no sabor e na qualidade da carne dos peixes produzidos. A quantidade, por sua vez, deve ser suficiente para permitir uma constante renovação dentro dos reservatórios, reduzindo ao máximo a competição entre os peixes, principalmente por oxigênio.

É muito importante atentar-se para as possibilidades de contaminação. Normalmente, no meio rural, os mananciais de água são contaminados por resíduos de produtos químicos utilizados em lavouras ou por dejetos oriundos da criação de animais, de redes de esgoto, de agroindústria e, ainda, de depósitos de lixos nas proximidades.

O solo é outro fator muito importante que deverá ser considerado para avaliar as possibilidades de se construir tanques de terra ou represas. São os médios ou argilosos os menos permeáveis e, por isso, diminuem as perdas de água por percolação para as camadas mais profundas. Portanto, os locais com esses tipos de solos são os mais indicados para a construção desses tanques.Em relação à temperatura da água, em quase todo o território brasileiro será possível produzir surubim, uma vez que a faixa ideal de temperatura para o desenvolvimento de peixes tropicais encontra-se entre 26 e 30ºC.
Para o sucesso do negócio, uma propagação rígida na despesca é essencial e vai determinar a qualidade do peixe.
Esses estudos, como também a abordagem sobre tipos de tanques que podem ser usados na criação de surubim, além das principais formas para se obter alevinos, compõem o curso Criação Comercial de Surubim. O curso foi elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a EMATER – MG, por meio do professor José Eduardo Aracena Rasguido, especialista e consultor em piscicultura.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para o sucesso do negócio, uma propagação rígida na despesca é essencial e vai determinar a qualidade do peixe. Para isso, a mão-de-obra deverá ser bem treinada, assim como o piscicultor deverá estar sempre atualizado quanto às informações e técnicas de cultivo da sua produção.
Por: Ariádine Morgan
Pensando em você, cliente CPT, o Centro de Produções Técnicas disponibiliza gratuitamente um manual prático sobre criação de tilápias, com especificações sobre as principais espécies, a temperatura e o o pH mais adequados para a sua criação, bem como os tipos de alimentação e as formas de reprodução. Tudo elaborado em linguagem simples e ilustrações para melhor exemplificar o conteúdo.


Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixe-surubim-caracteristicas-criacao-confinada-solta#ixzz46hx2dh3u


Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixe-surubim-caracteristicas-criacao-confinada-solta#ixzz46hwxBGnH

Nenhum comentário:

Postar um comentário