Um tablet,[1] também conhecido como tablet PC ou simplesmente tablete ou ainda, no Brasil, como táblete,[2] [3] [4] [5] é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos.
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
Os primeiros dispositivos deste tipo que chegaram ao mercado foram chamados "tablet PCs". Estes dispositivos eram operados com o toque de uma caneta especial e utilizavam os mesmos sistemas operacionais presentes nos PCs convencionais, às vezes levemente adaptados para o uso com telas sensíveis ao toque.
O primeiro grande lançamento desses dispositivos foi feito pela Microsoft que em um grande evento realizado em 2002, apresentou o Tablet PC com Windows XP, Bill Gates empolgou muitas empresas, e vendeu milhares de unidades logo de inicio, o sucesso era que o aparelho trazia tudo o que um Note Book tinha a oferecer e era touch.
A popularização deste tipo de computador começou a se dar com o lançamento do iPad[6] pela Apple Inc. - que já havia sido responsável pela difusão dos MP3 players e smartphones com o iPod e o iPhone - em janeiro de 2010, que, inspirado no sucesso dossmartphones, utilizava uma tela sensível ao toque dos dedos, dispensando canetas especiais, e um sistema operacional diferente do utilizado nos computadores comuns operados por mouse e teclado.
Após o enorme sucesso do iPad, outras fabricantes passaram a desenvolver tablets com recursos semelhantes utilizando principalmente o sistema operacional Android da Google, embora, na época, o sistema ainda não oferecesse renderização otimizada para tablets, já que havia sido desenvolvido para funcionar apenas em smartphones. O Samsung (Galaxy Tab)[7] foi um dos primeiros competidores a apresentar recursos semelhantes utilizando o sistema Android ainda não otimizado para tablets. Uma nova versão do sistema operacional da Google foi lançada em 2011 para suprir a necessidade de otimização para tablets; apelidada de Honeycomb, a versão 3.0 do Android foi feita especialmente para tablets, e, com ela, surgiu uma nova leva de produtos competidores, agora com maior capacidade de enfrentar o iPad.
Em 2011, a Microsoft anunciou o desenvolvimento de uma nova versão do seu sistema operacional; o chamado Windows 8 teve, entre seus principais alvos, os tablets.
Em 2012, a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital lança o primeiro tablet voltado para crianças do mercado brasileiro: o Tablet OZ Meu Primeiro Gradiente, com conteúdos exclusivos e controles de conteúdo. O produto marca a volta da marca Gradiente ao mercado brasileiro.[8]
Número de unidades vendidas[editar | editar código-fonte]
- 2011 - 72 milhões
- 2012 - 128,3 milhões (45,8% android)[9]
- 2013 - 195 milhões (61,9% android)[10] . Em% Portugal 700 mil.[11]
- 2014 - 233.6 milhões (69.7%android)[10] . Em Portuga 825 mil.[11]
Leitores de livros eletrônicos (e-book readers)[editar | editar código-fonte]
- Amazon Kindle[12]
- Kobo
- Barnes & Noble Nook[13]
- Samsung Papyrus[14]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Três coisas que você deve saber sobre os tablets. Portal MSN Tecnologia, 10/1/2012 9:13. (acesso em 11/01/2012)
- ↑ "Desmaterializando a Ciência". www.1ficina.com.br. Consultado em 2016-01-05.
- ↑ "PM realiza "Pente Fino" na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras...". www.sertaoinformado.com.br. Consultado em 2016-01-05.
- ↑ "Zé Filho inaugura obras no Sul e Sudeste do Piauí - Portal do Governo do Estado do Piauí". www.piaui.pi.gov.br. Consultado em 2016-01-05.
- ↑ "Ipatinga (MG) - Coluna" (PDF).
- ↑ "Apple iPad." Portal da Apple. (em inglês) (acesso em 30/04/2011)
- ↑ "Samsung Galaxy Tab". Portal da Samsung. (em inglês) (acesso em 30/04/2011)
- ↑ "Tablet OZ Meu Primeiro Gradiente" Página da Gradiente (acesso em 1º/07/2012)
- ↑ "Vendas mundiais de tablets crescem 78% em 2012".
- ↑ ab ""Tablets" com sistema Android ultrapassam IPad".
- ↑ ab "Tablets: mais de 700 mil unidades vendidas em Portugal".
- ↑ "Kindle Wireless Reading Device". Portal "Amazon.com". (acesso em 30/04/2011)
- ↑ Barnes & Noble "Nook". Portal "bn.com". (em inglês) (acesso em 30/04/2011)
- ↑ "Samsung Papyrus: Touchscreen ebook reader" (em inglês). sammyhub.com. 24 de março de 2009. Consultado em 23 de dezembro de 2011.
Todo mundo falando sobre tablets e você ainda não sabe exatamente para que isso serve? Então confira esse super artigo que esclarece as principais dúvidas sobre tablets.
O que é um tablet? O que faz um tablet? Apesar destas perguntas parecerem muito básicas para muitos, ainda existe bastante gente que não entende exatamente como esses aparelhos funcionam e para o que são utilizados. Como a idéia do Mochileiro Digital é te ajudar a entender melhor a tecnologia, decidi escrever este artigo para dar uma mãozinha para o pessoal que ainda está perdido no assunto. Se este é seu caso, não se preocupe, ao final do artigo você saberá tudo sobre tablets e quem sabe até considere a possibilidade de adquirir uma!
O que exatamente é um tablet? Para que ele serve?
Read more: http://www.mochileirodigital.com.br/tecnologia/eletronicos/o-que-e-um-tablet/#ixzz45HgRcVE8O que é um tablet? O que faz um tablet? Apesar destas perguntas parecerem muito básicas para muitos, ainda existe bastante gente que não entende exatamente como esses aparelhos funcionam e para o que são utilizados. Como a idéia do Mochileiro Digital é te
O que exatamente é um tablet? Para que ele serve?
Os tablets são dispositivos portáteis que servem para:
- acessar a internet,
- acessar as redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin etc)
- visualizar e editar textos e planilhas,
- jogar,
- tirar fotos,
- assistir vídeos,
- ouvir músicas,
- ler livros digitais (e-books)
- e muito mais.
Quando coloquei minhas mãos em uma tablet pela primeira vez, na metade de 2010, tive uma sensação muito clara de estar utilizando um iPod grande, e se você já mexeu em um iPod, tenha certeza que a maior diferença dele para um iPad está nas dimensões. Mas em linhas gerais, a idéia é a mesma.
Quais são as principais diferença entre os modelos de tablets?
Read more: http://www.mochileirodigital.com.br/tecnologia/eletronicos/o-que-e-um-tablet/#ixzz45HgaUeJu
Nenhum comentário:
Postar um comentário