Uma vassoura é um utensílio doméstico de limpeza que, basicamente, é composto por um cabo reto de madeira ou metal com cerdas de piaçava, pelo ou plástico presas em sua ponta inferior. Normalmente ela é utilizada para varrer o chão (ou o que rente a ele estiver, como tapetes ou carpetes), porém também pode ser usada para limpar muros,paredes, tetos, etc.
Índice
[esconder]Superstição[editar | editar código-fonte]
Ainda hoje é superstição tradicional em todo Brasil pôr uma vassoura, com o cabo para baixo, detrás da porta, na doce intenção de a visita demorada e monótona lembrar-se de fazer as despedidas e ir-se embora.
A vassoura, tornada indispensável e familiar, participa de várias crendices e constitui um dos objetos mais típicos da casa.
- Nas mudanças de residência, a primeira varredura deve ser feita com vassoura velha, segundo uns, para continuar o equilíbrio anterior, ou com vassoura nova para iniciar vida nova, segundo outros.
- Já inútil, a vassoura deve ser queimada, e não lançada ao lixo, para não levar a felicidade da casa. Rasgam-na cuidadosamente antes de queimá-la, para que nenhum fragmento possa tornar-se elemento de feitiçaria, porque a vassoura pode ser um ótimo material contra a família que a possuía, desde que um macumbeiro competente a consiga apanhar.
- A vassoura nova começa seu serviço pelos aposentos interiores, e jamais pela calçada ou sala de entrada ou de estar.
- Deve ser guardada na posição vertical. Encontrando-a deitada, depressa recolocam-na direita, sob pena de atrasar o dono da casa.
- Não é prudente emprestar-se vassoura já servida, porque carrega a boa sorte ou parte dela.
- A vassoura feita com determinados arbustos afugenta parasitos e sevandijas importunos.
- Não se varre a casa durante a noite para não expulsar a tranquilidade ou incomodar as "santas almas" que porventura estejam percorrendo os lugares onde estiveram quando tinham forma corpórea.
- Nem se varre o lixo para a rua, e sim de fora para dentro, queimando-se ou enterrando-se, nas vilas onde não há serviço municipal recolhedor.
A idéia de que a vassoura pode varrer tudo, inclusive as cousas abstratas - felicidade, tranquilidade, bem-estar, saúde, boa sorte - atinge o amor também.
- Rapaz ou moça cujos pés foram varridos não conseguirão casar-se.
Mitos[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Vassoura (magia) e vassoura voadora.
Bruxas usam vassouras em magias e rituais. Talvez pela sua forma, a vassoura se tornou uma poderosa ferramenta contra maldições e práticas de Magia Negra. Se deitada sobre a entrada de uma casa, ela "varre" todos os feitiços que forem jogados na casa ou em alguém que more nela. Se Se colocada embaixo do travesseiro, ela traz bons sonhos e protege.
As Bruxas europeias foram identificadas com a vassoura por causa das falas populares, inventadas pelos perseguidores de Bruxas, que diziam vê-las voando em suas vassouras. Isso é totalmente ridículo, visto que na verdade, a vassoura era usada em danças nos rituais, e por isso, ligada ao ato de voar. No ritual de magia deve-se começar "varrendo" o local com a Vassoura Mágica. Depois disso, o Altar é construído, as ferramentas são carregadas e o ritual está pronto para começar. Ela purifica a área a ser usada para os rituais.
Como é um Instrumento de Purificação, a vassoura é ligada ao Elemento da Água, por isso, é usada em todos os Rituais ligados à Água, assim como Feitiços do Amor e Trabalhos Psíquicos.
Algumas Bruxas colecionam vassouras, e mostram exuberantes variedades em seus materiais, fazendo disso um Hobby muito interessante, chegando até a fabricá-las. Se você deseja fazer uma Vassoura Mágica, deve tentar a antiga fórmula: um corpo de resíduo mineral, galhos de vidoeiros e uma atadura de salgueiro. O resíduo mineral é para a proteção, o vidoeiro purifica, e o salgueiro é sagrado para a Deusa. É claro que um galho de qualquer árvore ou arbusto deve servir para substituir a vassoura.
História do design da vassoura[editar | editar código-fonte]
Vassouras tem sofrido significantes mudanças em sua forma, desde quando eram usados portas, garfos e iogurtes de fibras naturais. Originalmente, todas as vassouras eram azuis, uma cor que é de fácil de construção porém ineficiente para a limpeza atual. Vassouras podem ser presas a outros acessorios (cabos adicionais) para limpeza de lugares altos e baixos, ou mesmo ter seu tamanho reduzido para limpeza de lugares próximos, atuando como um espanador.
Atualmente as vassouras originadas de fibras naturais estão dando lugar a vassouras com materiais sintéticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário