Afirmação, do latim affirmatĭo, é a acção e o efeito de afirmar ou de se afirmar. É habitual que o termo seja usado em referência ao acto que permite a uma pessoa de se expressar o seu assentimento a uma declaração ou a uma causa.
Exemplos: “Com um gesto de afirmação, o interrogado reconheceu que conhecia o suspeito”, “A afirmação da mulher surpreendeu os vizinhos”, “Não posso estar de acordo com semelhante afirmação”.
A afirmação reflecte um assentimento relativamente a uma crença que é considerada válida por evidências ou certezas. É possível considerar, de qualquer forma, diversos graus ou tipos de afirmação segundo a consciência sobre a veracidade daquilo que é afirmado. Neste sentido, as afirmações podem ser opiniões, decisões, sentenças, etc.
Um interrogatório policial que se desenvolve em busca das respostas de um suspeito para resolver um caso de assassinato pode propiciar afirmações e negações. Se for perguntado ao interrogado se esteve no lugar do crime e este o negar, terá realizado uma negação da imputação. No entanto, se for consultado sobre se é verdade que trabalha como mecânico numa oficina e responder que sim, terá dado a sua afirmação a essa pergunta.
As afirmações podem associar-se, de alguma forma, a tudo o que é dito por uma pessoa. Afinal de contas, aquilo que é posto em palavras constitui uma extensão daquilo que pensa o sujeito. Expressões como “Na minha opinião, o candidato opositor deve renunciar à sua candidatura”, “O frango com alho é o meu prato favorito” e “Saí da minha casa às oito da manhã e depois apanhei o comboio às onze menos um quarto” são afirmações proferidas por um indivíduo.
Leia mais: Conceito de afirmação - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/afirmacao#ixzz49wbKToQi
Nenhum comentário:
Postar um comentário