segunda-feira, 9 de maio de 2016

CATECISMO

Catecismo (do latim tardio catechismus, por sua vez originado do termo grego κατηχισμός, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é uma instruçãoreligiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão.
Catequese (do latim tardio catechesis, por sua vez do grego κατήχησις, também derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é a parte principal do rito deiniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação a vida cristã. A pessoa é instruída para bem celebrar.
A palavra "catecismo" significa informar, instruir e ensinar, a viva voz, para distinguir do ensino realizado através da escrita, ou seja, através dos livros. Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese (ou catecismo) é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia, na Carta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1:4, se diz que Teófilo "foi catequizado".

Catequese narrativa[editar | editar código-fonte]

As histórias e as parábolas são uma forma de ensino tipicamente judaica, muito utilizada por Jesus para que o ouvinte pudesse entender e identificar-se com o conceito a ser transmitido. A catequese é, por isso, ministrada sob forma narrativa, i.e. através de histórias. A narrativa permite que o ouvinte partilhe com o narrador uma série de tradições culturais e morais que facilitam a compreensão da mensagem cristã.
Para além da narrativa oral, outras formas narrativas foram sendo utilizadas desde o período paleo cristão, de forma a que a Mensagem de Cristo fosse compreensível por todos. É o caso das imagens e da música, entre outras, cujo objectivo é não mais do que a ilustração do Cristianismo e transmissão da Palavra Divina.
Damos como exemplo destas formas narrativas de Catequese os vários frescos ou painéis de azulejos, que adornam inúmeras igrejas católicas, com cenas que ilustram o nascimento ou a paixão de Jesus Cristo; os hinos musicais compostos ao longo dos séculos para serem cantados no culto; a representação do Presépio, idealizada por S. Francisco de Assis e imensamente difundida actualmente; as representações teatrais de cenas da Bíblia, e muitas outras e variadas expressões artísticas.
Este tipo de ensino a catequese narrativa foi extremamente útil à evangelização de povos indígenas por missionários cristãos (nomeadamente jesuítas e franciscanos), como uma tentativa bem sucedida de suplantar dificuldades semânticas e incutir nas populações os valores morais e espirituais cristãos.
Uma catequese através de oficinas de arte: (músicadançateatroartes plásticaspoesia). Um trabalho realizado com o apoio de leigos e jesuítas. Uma catequese fundamentada na contação de histórias bíblicas.José de Anchieta no passado trabalhava muito com arte como um modo de iniciar os indígenas na experiência de fé cristã, era catequese narrativa. Este termo não é novo, tem sua inspiração na catequese mistagógica dos Padres da Igreja (santo Ambrósio de Milão, são Cirilo de Jerusalém e Tertuliano de Cartago).
Para conhecer um pouco da arte que estava presente no início das primeiras comunidades, conheça o tema arte paleocristã que faz uso da arte narrativa para fazer uma catequese narrativa, ou seja, uma catequese mistagógica atráves dos mosaicos, dos afrescos e das esculturas. Um outro tema é a arte presente na catacumba cristã, onde os traços são simples e trabalham basicamente com a simbologia bíblica do Velho e Novo Testamento.
A catequese é muito importante para converter e fortalecer a fé dos fiéis: como por exemplo, desperta nas crianças e jovens o desejo de seguir Jesus, acreditando na verdade e sabedoria de seus ensinamentos.

Lista de catecismos[editar | editar código-fonte]

Católicos[editar | editar código-fonte]

Protestantes[editar | editar código-fonte]

Evangélicos[editar | editar código-fonte]

As igrejas evangélicas, que no uso popular brasileiro remete mais às igrejas pentecostais e às neopentecostais que são a maioria, não usam catecismos, pois julgam ser coisas do catolicismo. Mas as igrejas protestantes históricas, como a Igreja Presbiteriana, fazem uso dos seus catecismos históricos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Abc da Catequese, site sobre catequese em Portugal.
  • Breve Catecismo de Westminster, PDF (Presbiterianos, Anglicanos, Congregacionais e Batistas Reformados)
  • Catecismo da Igreja Católica, versão online (Catequista.net)
  • Catecismo Maior de Westminster, PDF (Presbiterianos, Anglicanos, Congregacionais e Batistas Reformados)
  • Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (Vaticano)O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja. Os membros da Igreja consideram seu catecismo como "fiel e iluminado pelaSagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja".
    Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã. Neste livro encontram-se orientações para o católico comprometido com sua fé. É também oferecido a todo homem que deseja perguntar à Igreja e conhecer o que a Igreja crê.
    Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que foi publicado em 2005, é uma versão concisa, em forma de perguntas e respostas, do Catecismo. O texto está disponível em nove línguas, no website do Vaticano, o qual também possui o texto do Catecismo em seis línguas (ver Ligações externas).

    Catecismo[editar | editar código-fonte]

    Logo do Catecismo da Igreja Católica. O logotipo representa uma pedra sepulcral cristã das catacumbas de Domitila (Roma), do final do século III. Esta imagem é usada pelos cristãos para simbolizar o repouso e a felicidade que a alma do falecido encontra na Vida Eterna. A figura sugere também alguns aspectos que caracterizam o Catecismo da Igreja Católica: Cristo, Bom Pastor, que conduz e protege seus fiéis (a ovelha) com sua autoridade (o cajado), os atrai pela melodiosa sinfonia da verdade (a flauta) e os faz repousar à sombra da "árvore da vida", sua Cruz redentora que abre o paraíso.
    A palavra "catecismo" tem origem no latim tardio catechismus, por sua vez do grego κατηχισμός, derivado de κατηχέω «instruir a viva voz». O termo aparece na Bíblia naCarta aos Gálatas 6.6, a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1.4, se diz que Teófilo "foi catequizado".

    História[editar | editar código-fonte]

    O Catecismo da Igreja Católica (CaIC) surgiu após a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos em comemoração do vigésimo ano de encerramento do Concílio Vaticano II, em 25 de janeiro de 1985. Na ocasião surgiu no coração dos Padres sinodais o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral, servindo de referência para os catecismo ou compêndios a serem preparados em diversos lugares do mundo. Após o Sínodo, o papa João Paulo II assumiu para si este desejo e deu início ao trabalho de formulação do CaIC, entregando-o à população no dia 11 de outubro de 1992, resultado do trabalho que demorou seis anos.
    O papa João Paulo II confiou ao cardeal Joseph Ratzinger em 1986 a responsabilidade de presidir uma Comissão composta por doze cardeais e bispos para preparar um projeto para o catecismo. Esta equipe contou com o apoio de uma Comissão de redação, formada por sete bispos diocesanos peritos em teologia e catequese. A Comissão deu diretrizes ao desenvolvimento do trabalho, cuja redação suscedeu nove composições. Por outro lado, a Comissão de redação escreveu o texto e inseriu neles as modificações pedidas pela Comissão e examinou as observações de numerosos teólogos, exegetas e catequistas e bispos do mundo inteiro, a fim de melhorar o texto.

    Conteúdo[editar | editar código-fonte]

    O Catecismo da Igreja Católica é composto de assuntos que ajudam a iluminar as situações e problemas encontrados na Igreja Católica, traz assuntos com o objetivo de formar e direcionar o seus fiéis, explicando a Doutrina da mesma. Apresenta ensinamentos da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério; segundo o catolicismo, traz também a herança deixada pelos Santos Padressantos e santas da Igreja. É destinado também a iluminar as novas situações e os problemas que ainda não tinham surgido no passado.

    Divisão[editar | editar código-fonte]

    O CaIC está dividido em quatro partes que estão ligadas entre si. São elas:
    • 1ª parte - A profissão de , baseada no Credo, cujo objeto é o mistério cristão
    Começa por expor em que consiste a Revelação, onde trata o tema de como Deus se dirige ao homem e como o homem responde a Deus. Resume os dons que Deus outorga ao homem, como Autor de todo bem, como Redentor e como Santificador.
    • 2ª parte - A celebração do Ministério Cristão, que trata da sagrada Liturgia
    Expõe sobre as ações sagradas da liturgia da Igreja, particularmente nos sete sacramentos.
    • 3ª parte - A vida em Cristo, baseada no Decálogo, apresenta o agir cristão
    Apresenta a fé da Igreja sobre o fim último do homem, criado à imagem de Deus: a bem-aventurança e os caminhos para chegar a ela. Trata assim do agir reto e livre, com ajuda da fé e da graça de Deus, ou seja, do agir que realiza o duplo mandamento da caridade, desdobrado nos Dez Mandamentos de Deus.[1] [2]
    • 4ª parte - Oração Cristã, expressada no Pai-Nosso
    Aborda o sentido e a importância da oração, terminando com um comentário sobre os sete pedidos da oração do Senhor.
    A forma do Catecismo inspira-se na grande tradição dos catecismos que articulam a catequese em torno de quatro pilares: a profissão da fé batismal (o Símbolo), os sacramentos da fé, a vida de fé (Mandamentos) e a oração.

    Referências[editar | editar código-fonte]

    1. Ir para cima Mt 22,37
    2. Ir para cima Jo 13,34

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário