Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contrasobretensão, subtensão e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.
História[editar | editar código-fonte]
O Brasil é hoje o maior fabricante de estabilizadores do mundo com base instalada de cerca de 48 fabricantes espalhados de norte ao sul do país[1] .
O mercado de estabilizadores comecou no Brasil em 1941 com a falha e má qualidade de energia elétrica e a necessidade de uso para os aparelhos da época.
Ao contrário do conhecimento popular, o estabilizador foi originalmente destinado para regular a tensão de aparelhos movidos a válvulas como as antigas geladeiras e televisores, criados muito antes doscomputadores.[carece de fontes] O estabilizador é composto normalmente por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, chave liga/desliga e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
Hoje é recomendado o uso de nobreaks on-line e filtros de linha de qualidade para uma proteção confiável para o computador. Estabilizadores também podem ser usados para proteção de equipamentos simples ou soluções temporárias.
Regulamentação[editar | editar código-fonte]
- No Brasil a norma de referência é a NBR14373:2006 para estabilizadores até 3kVA[2] .
- Essa versão foi corrigida e atualmente é a ABNT NBR 14373:2006 Versão Corrigida:2010 que contém a Errata 1 de 16.04.2010. Confirmada em 09/05/2011.
- A regulamentação Internacional é a IEC -International Electrotechnical Commission (IEC 686-1/1980).
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Módulo Isolador
- Centelhador
- http://www.tecmundo.com.br/energia/10658-voce-sabia-que-usar-um-estabilizador-nao-serve-para-nada-.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário