Em comum com o modelo antigo, além do desenho, são as alças para auxílio do embarque dos passageiros do banco de trás, além do espaço diminuto tanto nos bancos traseiros como na bagageira (com 214 litros). Embora não seja do mesmo segmento que consagrou o modelo original, o New Beetle, como ficaria conhecido, tornou-se um sucesso no mercado norte-americano, ganhando uma versão conversível (cabriolet) pouco tempo depois. Ainda capitalizando na boa vontade do mercado para com o Fusca, o New Beetle continuaria firme no mercado até 2011, apesar da nova faixa de preços e tecnologia completamente diferente.

Terceira geração (2011 – presente)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Volkswagen Fusca (A5)

Volkswagen Fusca 2012
Em 2010 a Volkswagen anunciou que 2011 seria o último ano de fabricação do New Beetle, e que uma nova geração estava a caminho. Um dos objetivos estabelecidos pela fábrica era tornar o carro mais "masculino", e para tanto o carro seria mais baixo, largo e com formas menos arredondadas, mais próximas ao modelo original.[6] [7]
O carro foi oficialmente lançado em 18 de abril de 2011[8] , com eventos paralelos em XangaiBerlim e Nova Iorque.
Ainda dentro do objetivo de melhor identificar o carro com o original, a matriz alemã deu carta branca para que as filiais lançassem o carro nos seus mercados com o apelido que o primeiro modelo ganhou em cada um desses locais. Dessa forma, o carro foi lançado em setembro de 2012 como Fusca no Brasil[9] , embora tenha mantido o nome Beetle em Portugal[10]
Mais longo que seu antecessor, agora com 4278 mm de comprimento, e 12 mm mais baixo, o carro é agora baseado na plataforma A5 (PQ35), a mesma do Volkswagen Jetta e do Golf de sexta geração. É fabricado junto com o Jetta, Golf Variant e o Jetta "Clásico" na fábrica da Volkswagen em Puebla, México.[11]

Derivados[editar | editar código-fonte]

Os seguintes automóveis Volkswagen foram derivados do Fusca:

Europa[editar | editar código-fonte]

Além dos Typ 1 (Fusca, 1938–2003), Typ 2 (Kombi, 1950–2013) e Typ 14 (Karmann Ghia, 1955–1975), a linha Volkswagen "à ar" era a seguinte na Europa e outros mercados internacionais:

Brasil[editar | editar código-fonte]

A filial brasileira da Volkswagen gozava de certa autonomia da matriz alemã, em parte devido à forte presença no mercado nacional, o que garantia segurança na introdução de novos modelos. Da lista abaixo, apenas a Kombi e o Karmann-Ghia eram modelos similares a suas contrapartes europeias:

Outros mercados[editar | editar código-fonte]

Nomes do modelo[editar | editar código-fonte]

O Volkswagen Sedan recebeu alcunhas em quase todos os países em que foi vendido, normalmente versões locais para o nome do escaravelho (besouro), como em Portugal.
Já no Brasil, o nome Fusca é um pouco mais peculiar: a origem do nome no Brasil está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O fonema da letra V em alemão é algo como "fau" e o W é "vê". Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam "fauvê". Logo que o Fusca foi lançado na Alemanha, ficou comum a frase "Isto é um VW" ("Das ist ein VW"). A abreviação alemã "fauvê" logo se transformaria em "fulque" e "fulca". Segundo o especialista Alexander Gromow, "Desde que começaram a circular os primeiros Volkswagens, em 1950, também apareceu a corruptela da palavra Volkswagen passando pela influência da colônia alemã. (…)
Em Curitiba se fala 'fuqui' ou 'fuque', no Rio Grande do Sul é 'fuca'. Mas em São Paulo, talvez por uma questão de fonética, acrescentaram o 'S' na palavra e o Volkswagen virou Fusca."[12]
Ao redor do mundo os nomes são geralmente relacionados a animais com formato parecido ao da carroceria:

Fusca Hot Rod

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima «Stern – Vom „Kraft-durch-Freude-Wagen“ zum Mexico-Käfer» (em alemão). Stern.de.
  2. ↑ Ir para:a b . Thesamba.com http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=343304. Falta o |titulo= (Ajuda)
  3. Ir para cima . Thesamba.com http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=340552. Falta o |titulo= (Ajuda)
  4. Ir para cima «Fusca festeja data nacional»Jornal Gazeta do Povo. Gazetadopovo.com.br. Consultado em 22 de janeiro de 2012.
  5. Ir para cima «VW Beetle desde 1997»Autobild (em alemão). Autobild.de. Consultado em 28 de fevereiro de 2015.
  6. Ir para cima «2012 VW Beetle Turbo Review». Automoblog.net. 27 de junho de 2012. Consultado em 27 de junho de 2012.
  7. Ir para cima Lim, Anthony (18 de abril de 2011). «Volkswagen Beetle – new generation bug makes debut». Paultan.org. Consultado em 18 de abril de 2011.
  8. Ir para cima «Volkswagen to Reveal the 21st Century Beetle on Three Continents – Auto News, Reviews, Specification, Price and Car Pictures on» (em inglês). Gotbroken.com. 4 de abril de 2011. Consultado em 19 de abril de 2011.
  9. Ir para cima «Neymar participa do lançamento do novo Fusca no Brasil»G1. 24 de setembro de 2012. Consultado em 7 de dezembro de 2012.
  10. Ir para cima «Novo Volkswagen «Carocha» já está disponível em Portugal». Autoportal.iol.pt. 1 de fevereiro de 2012. Consultado em 7 de dezembro de 2012.
  11. Ir para cima «Spy Shots: First photos of 2012 Volkswagen New Beetle»Accessdate 2010–1231 (em inglês). Autoblog.com.
  12. Ir para cima Alexander Gromow para o Jornal do Brasil de 7 de agosto de 1993

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Volkswagen Fusca