Lendas de Pernambuco
Lendas do folclore pernambucano
Lenda da Alamoa
Duende feminino que aparece principalmente na ilha Fernando de Noronha. É uma mulher branca, loura, nua, tentando os pescadores ou caminhantes retardados. Transforma-se num esqueleto, endoidecendo o enamorado que a seguiu. Aparece também como uma luz ofuscante, policolor, perseguindo quem foge dela. Sua residência é o Pico, elevação rochosa, de mil pés de altura, absolutamente…
Lenda do Papa-Figo
Mito muito comum em todo meio rural. Acredita-se que a intenção do conto era para alertar as crianças para o contato com estranhos, como no conto de Chapeuzinho Vermelho. O Papa Figo é um homem muito feio de orelhas enormes que mata crianças para comer seu fígado. Outras vezes, pode parecer como um velho esquisito…
Lenda do Palhaço do Coqueiro
A lenda do Palhaço do Coqueiro é do Janga, bairro de Paulista-Pernambuco, o Palhaço do Coqueiro um homem que era filho de um palhaço muito famoso no nordeste. Sentia orgulho do pai e também queria ser palhaço. Nos palcos do circo ele não conseguia fazer ninguém sorrir. Foi então que enlouqueceu e fugiu do circo….
Lenda da Comadre Fulozinha
Segundo a lenda, Comadre Fulozinha é o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata defendendo animais e plantas contra as investidas dos predadores da natureza. Gosta de ser agradada com presentes, principalmente mingau, confeitos, fumo e mel. vive na floresta, sempre pronta a É uma caboclinha que tem longos cabelos…
Nenhum comentário:
Postar um comentário