Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como vermes ou grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia.
Índice
[esconder]Cultura[editar | editar código-fonte]
As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo, para isso, insere-se no interior da ostra perlífera, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação. É o envolver desse objeto com sucessivas camadas de madrepérola que forma a pérola. Estima-se que as pérolas podem durar até 150 anos, entretanto uma pérola natural com cerca de 2 mil anos foi descoberta recentemente durante escavações arqueológicas em uma zona aborígene do oeste da Austrália.[1]
Jazidas[editar | editar código-fonte]
As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também produção na Índia e Sri Lanka, na Austrália, no Taiti e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.
Cuidados com a pérola[editar | editar código-fonte]
As pérolas têm que ser guardadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos da casa, como por exemplo, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes, pois tiram o brilho das pérolas
Propriedades físicas da pérola[editar | editar código-fonte]
- Grupo: Pérola
- Composição: carbonato de cálcio, mat.orgânica e água (84-92%, 4-13% e 3-4%)
- Densidade(g/cm³): 2,60 - 2,78
- Dureza (Mohs): 3 - 4
- Transparência: Translúcido a opaco
- Cor: creme, dourada, verde, azul, negra
- Origem: Índia e Sri Lanka, Austrália
- Índice de refração: 1,52 - 1,66
As pérolas dos Mares do Sul (Pacífico) são as maiores e mais raras de todas.
As pérolas negras ou Pérolas do Taiti podem ter um tom cinza claro ou um arco-íris de cores (típico da madrepérola).
A pérola na história[editar | editar código-fonte]
A pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade, um exemplo disso foi o facto de no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido pelas suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios. Também o general romano Vitélio, estando cheio de dividas, roubou um brinco de pérola à sua mãe, para poder financiar o seu regresso ao exército [2] .
Referências
- ↑ «Pérola natural de 2.000 anos é encontrada na Austrália». noticias.uol.com.br. 03 de junho de 2015.
- ↑ Caio Tranquilo Suetonio (2002). A Vida dos Doze Césares Prestígio [S.l.] p. 527. ISBN 9788500009747.
Nenhum comentário:
Postar um comentário