segunda-feira, 30 de maio de 2016

SONILOQUIO

Falar dormindo, cujo termo médico é sonilóquio, é uma parassonia que refere-se a falar alto ao dormir. Parassonias são categorias de distúrbios do sono que envolvem anormalidades que ocorrem ao dormir nos movimentos, comportamentos, emoções, percepções esonhos.
Sonilóquio (falar dormindo) pode ser bem alto, variando de sons simples até longos discursos, e pode ocorrer várias vezes durante o sono. Quem escuta pode ser capaz ou não de compreender o que a pessoa com sonilóquio está dizendo.
PUBLICIDADE
Falar dormindo geralmente ocorre durante saídas transitórias do sono REM. Posteriormente, falar dormindo pode ocorrer no sono REM, e as palavras faladas no sono são ditas alto.
Falar dormindo pode ocorrer por si mesmo ou ser conseqüência de outra distúrbio do sono como:
* Distúrbio de comportamento no sono REM.
Sonambulismo.
Terror noturno.
Transtornos alimentares relacionados ao sono.
Falar dormindo é muito comum e é relatado em 50% das crianças pequenas. A maioria dos casos de sonilóquio termina com a puberdade, mas ele pode persistir durante a vida adulta (em torno de 4% dos adultos falam durante o sono). 
PUBLICIDADE
Falar dormindo por si só é inofensivo, mas isso pode acordar outros e causar constrangimentos. Se o sonilóquio for dramático e emocional, isso pode ser sinal de outra distúrbio do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário