A aglomeração urbana é o espaço urbano contínuo, resultante de um processo de conurbação ainda incipiente. Trata-se de um espaço urbano de nível sub-metropolitano ou, em termos simplificados, de umaregião metropolitana de menor porte, em que as áreas urbanas de duas ou mais cidades são fracamente conurbadas.[1]
Conurbação: Crescimento horizontal entre duas ou mais cidades. Ex: Canoas-Porto Alegre
Metrópole: Grandes cidades e concentram múltiplas e diversificadas funções urbanas.
Tecnopólo: Lugares onde se instalam instituições de ensino e empresas especializadas em pesquisas e na aplicação de tecnologia.
Megacidades: Cidades com mais de 10(DEZ) Milhões de habitantes.
Região Metropolitana: Conjunto de municípios integrados socioeconomicamente a uma cidade central.
Cidade Global: Cidades que reúnem multinacionais.
Megalópole: Vasta área urbanizada resultante de uma Conurbação. Ex: São Paulo e Rio de Janeiro
Rede Urbana: Sistema integrado entre as cidades pequenas.
A Constituição Brasileira refere-se às "aglomerações urbanas", sem no entanto explicitar o conceito. Segundo o seu artigo 25 § 3º do capítulo III, os Estados da Federação podem, "mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum." [2] O conceito é também adotado pelo IBGE.
Referências
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Cidades médias e aglomerações urbanas no Estado de São Paulo: novas estratégias de gestão territorial, por Roberto Braga. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – São Paulo, 20 a 25 de março de 2005.
Aglomeração é o acto e o resultado de aglomerar: reunir muitos elementos, acoplar ou colar diferentes substâncias ou fragmentos de algo. O uso mais habitual do termo reside no âmbito da noção de aglomeração urbana.
Uma aglomeração urbana é um espaço formado pela zona urbana pertencente a uma cidade e pelas áreas suburbanas que se encontram nos arredores. Desta forma, está-se diante de uma região que pode atravessar diversas divisões administrativas a partir do crescimento demográfico e urbanístico.
Em geral, uma aglomeração urbana tem lugar em torno de uma grande cidade. Por questões económicas e sociais, começam a surgir novas urbanizações nas suas redondezas que, muitas vezes, se transformam em localidades satélites. Também o crescimento próprio da cidade, mais além dos seus limites provoca o aparecimento destas aglomerações urbanas.
Uma aglomeração de pessoas, por outro lado, é uma reunião massiva de indivíduos: “A aglomeração de fanáticos dificultou a visualização dos jogadores”.
A partir do significado de aglomeração, também se pode falar de aglomerado (a rocha composta por troços solidificados de lava) e de madeira aglomerada (criada pela união de virutas com cola), entre outros conceitos.
Leia mais: Conceito de aglomeração - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/aglomeracao#ixzz4C8GKFzVm
Nenhum comentário:
Postar um comentário