Alto Taquari é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 17°49'34" sul e a uma longitude 53°16'56" oeste, estando a uma altitude de 851 metros. Sua população estimada em 2014 era de 9 376 habitantes.
Possui uma área de 1.399,22 km².
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
O primeiro nome do município foi Cabeceira, após alguns anos passou a ser chamada de Taquari em referência à nascente de um rio próximo à sede municipal, o Rio Taquari. O termo Taquari tem origem Tupi, e designa uma espécie de bambu ou taquara. Conta-se que povos indígenas, antigos habitantes da área, usavam a haste de taquara, abundante na região do citado rio, para fabricar cachimbos e flechas.
A posição geográfica de Alto Taquari, lhe permitiu desenvolver ao longo dos anos, vínculos históricos com dois Estados da Federação vizinhos do município:Goiás e Mato Grosso do Sul. O município localiza-se no sudeste mato-grossense, entre duas grandes bacias fluviais - a do Prata e a do Tocantins. A cabeceira do Ribeirão Furnas, tributário do Rio Taquari que contribui para a Bacia do Prata, é o extremo meridional do estado de Mato Grosso. O Rio Taquari é um dos formadores da extensa planície pantaneira, e vai agrega inúmeros afluentes durante seu percurso até desaguar suas águas no Rio Paraguai.
No dia 7 de maio de 1938 foi criado o Distrito policial de Alto Taquari, e em 17 de outubro de 1958, o Distrito de Paz. O município só foi fundado em 13 de maiode 1986 pela Lei 4.993. A população, além de mato-grossenses, possui emigrantes vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Geografia[editar | editar código-fonte]
- Relevo
- suavemente ondulado, Planalto Taquari-Itiquira.
- Formação geológica
- coberturas não dobradas do Fanerozoico, sub-bacia ocidental da Bacia do Paraná.
- Limites
- estado de Goiás e de Mato Grosso do Sul.
- Área plantada de soja
- 70.000 hectares[6]
- Área plantada de algodão
- 13.000 hectares[6]
- Área plantada de milho
- 4.000 hectares[6]
- Área plantada de arroz
- 1.000 hectares[6]
- Total de área plantada
- 88.000 hectares[6]
- Área restante do município
- ocupada pela pecuária[7]
Avanços[editar | editar código-fonte]
Com o objetivo de diminuir o custo do produtor rural, foram reformados no município de Alto Taquari vários mata-burros, estradas vicinais e pontes. Além disso, foi implantado também no município o sistema de consórcio, no qual, produtores, Governo do estado e Prefeitura se uniram para o asfaltamento de estradas que ligam as propriedades rurais.
Outra técnica implantada pelo município que, além de diminuir custos, visa preservar o meio ambiente é a adequação de estradas rurais, com práticas que buscam a recuperação, adequação, manutenção e conservação das estradas rurais de leitos naturais pavimentados ou não, levando em consideração sua integração com as áreas agrícolas com o objetivo de se evitar a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, a garantia de tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola.
Turismo[editar | editar código-fonte]
Alto Taquari conta hoje com um lago em sua área urbana com grande potencial turístico. O lago do Complexo do Parque Taquari, tem mais de 33 hectares de espelho d’água, e uma profundidade máxima de oito metros, o que permite o trânsito de embarcações de pequeno porte como lanchas, jet-ski e caiaques. Tem duas praias artificiais onde a população e visitantes podem passar momentos agradáveis com suas famílias e amigos. Uma área de banho foi delimitada próximo às praias, onde é proibido o trânsito de embarcações para dar segurança aos banhistas. No lago uma equipe de segurança (salva-vidas) fica permanentemente cuidando do local e da segurança dos visitantes. Futuramente, e respeitando-se as questões ambientais planeja-se a colocação de milhares de alevinos de peixes típicos do Rio Taquari, pertencente à bacia do Prata, para a prática de pesca esportiva. Neste complexo, estão ainda às margens do lago, o recinto do parque de exposições, o Clube do Laço, a pista de MotoCross,clube de remo e futuramente clubes públicos. Alto Taquari tem ainda como pontos turísticos os rios Araguaia e o Rio Taquari, que em suas terras nascem e seguem seu curso natural, o Rio Taquari, correndo para o sul na Bacia do Prata, e o Rio Araguaia correndo para o norte na Bacia amazônica, sendo portanto o município um grande divisor de águas. No rio Taquari, temos belas corredeiras e cachoeiras, que poderiam ser exploradas para o ecoturismo, arborismo, rafting, rapel, entre outras práticas esportivas. O local não possui estrutura para ser ainda explorada, precisando de estradas de acesso adequadas e estrutura de hotelaria ou hospedagem para receber turistas. [9]
Referências
- ↑ ab «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
- ↑ «Estimativa populacional 2014 IBGE». Estimativa populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014.
- ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008.
- ↑ ab «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010.
- ↑ ab c d e Estimativa safra verão 2004/05.
- ↑ Fonte: INDEA
- ↑ Assessoria de Comunicações Prefeitura de Alto Taquari
- ↑ http://www.prefeituradealtotaquari.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário