sábado, 18 de junho de 2016

COMIDAS TIPICAS FESTA JUNINA

Comer é um ato social, cultural, afetivo e nutritivo (ou ao menos deveria ser). Mas em determinadas datas, esse caráter cultural e afetivo da comida fica ainda mais evidente, como nas festas juninas! Nas comidas típicas de festa junina aparece e resplandece um Brasil lindo de se ver.
Festa junina é brasilidade pura nos sabores, nos cheiros, nas cores. Festa junina é baião de dois, é cravo e canela, é muito amor! E tem gostinho de infância, por isso todo esse afeto quando a gente lembra das comidas típicas de festa junina. Maçã do amor, pipoca, milho cozido e assado, pamonha, curau, canjica, amendoim, quentão, bolo de fubá, cuscuz, é tudo “bão demais da conta”…
A festa junina é uma celebração da roça, do sertão, do caipira, por isso fica mais bonita e saborosa ainda quando a gente faz a coisa do modo mais tradicional possível e tenta preparar todos esses pratos típicos com ingredientes in natura e de maneira tradicional. Para deixar o seu “arraiá” mais saboroso e saudável, você pode adotar algumas medidas e substituições simples. Dá uma olhada:
  • Pipoca boa é de panela e não de microondas;
  • Substitua o leite de vaca pelo leite de coco nas  receitas (dilua em água, para cada xícara de leite de coco, use meia de água);
  • Prefira ovo orgânico;
  • Use açúcar mascavo ou rapadura no lugar do leite condensado;
  • No preparo do quentão, use açúcar mascavo ou rapadura;
  • Observe qual a procedência dos alimentos que comprar;
  • Escolha orgânicos, integrais, fresquinhos e naturais.
Aí tem gente que vai questionar, nossa mas e as calorias dessa comilança toda? Não preciso nem dizer que essa preocupação com calorias não me pertence, né?! Acho que o que é realmente importante é a gente se preocupar, por exemplo, com o milho transgênico ou com a maçã do amor envenenada com agrotóxico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário