Pimenta Bueno é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população, de acordo com estimativas de 2014 é de 37 230 habitantes, sendo assim a10ª cidade mais populosa de Rondônia e a 97ª mais populosa da Região Norte do Brasil
Possui uma área de 6258,64 km² e conta com clima quente e úmido, amenizado pela altitude de 195 metros em que se encontra, apresenta grandes variações de temperatura entre os extremos diurnos e noturnos.
Localizada ao sul do estado de Rondônia, Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região. Em 1912, na confluência dos rios Apediá (hoje rio Pimenta Bueno) e Barão de Melgaço, foi instalada uma estação telegráfica, sob o comando do então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Nessa época, dos cerca de 600 homens que originariamente participavam da expedição Rondon e teve como ponto de partida o município de Juruena-MT, cerca de 100 chegaram ao povoado de Santo Antonio, o qual deu origem a Porto Velho-RO. Os garimpeiros e seringueiros que passaram a residir em Pimenta Bueno eram em sua maioria nordestinos atraídos pelas riquezas naturais da região.
Até 1948, o que hoje é chamado Rondônia integrava, em sua maior parte, o Estado de Mato Grosso.
A denominação dada ao rio Pimenta Bueno e oportunamente à Estação Telegráfica Pimenta Bueno, por Rondon, foi uma homenagem que o mesmo prestou ao ilustre homem público, Francisco Antônio Pimenta Bueno, nascido em Cuiabá, aos 10 de novembro de 1836 e que faleceu no Rio de janeiro, em 7 de dezembro de 1888. Rondon utilizara-se das "Cartas de Pimenta Bueno", por este escritas, como fonte geográfica para dar os rumos à expedição.
Francisco era filho do Dr. José Antônio Pimenta Bueno e da Marquesa Dona Balbina Henriqueta de Faria e Albuquerque. O Dr. José Antonio foi o Visconde e Marquês de São Vicente, um dos maiores juristas da época imperial, presidente da província (hoje, Estado-membro) de Mato-Grosso em 1846 e, mais adiante, presidente da província do Rio Grande do Sul em 1850.
Há referência que, em 1926, o vilarejo contava com a população de 24 pessoas. Até a década de 1940, o pequeno povoado viveu em função do posto telegráfico e a economia girava em torno da extração da borracha e garimpo de diamantes. Nos anos 1960 com a abertura da BR-364 pelo 5º BEC (5º batalhão de engenharia e construção), a vila se expandiu.
Em 1969, com a implantação do projeto de colonização pelo Incra, começaram a chegar em massa os migrantes, vindos especialmente do sul, para promover o crescimento e o progresso do então território federal de Rondônia. Ainda hoje, residem no Município diversos descendentes daqueles pioneiros.
Foi elevado à condição de município por meio da Lei nº 6.448, de 11 de outubro de 1977 (artigo 47). A emancipação político-administrativa aconteceu em 24/11/1977, data em que é comemorado o aniversário do Município e na qual houve a posse do primeiro prefeito nomeado, qual seja, o senhor Vicente Homem Sobrinho, falecido em 1998. O governador do então Território Federal de Rondônia era o Coronel do Exército Humberto da Silva Guedes.
No período de estiagem, os rios amazônicos reduzem seu volume d´água, rebaixando sensivelmente seu nível pluviométrico. Isso provoca o aparecimento de trechos dos rios margeados por praias arenosas, propícias à atividades de lazer. Nas proximidades do encontro das águas dos rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, afloram diversas praias naturais, frequentadas por moradores locais e visitantes, dada a facilidade de acesso e qualidade das águasl. A montante dos referidos rios, existem outras praias igualmente atraentes, necessitando-se porém de uma embarcação para atingi-las.A distância destas praias é de 2 a 3 km da zona central da cidade, acessível através dos bairros marginais aos rios, ou através de barcos.
A cidade possui um estádio chamado Estádio Luiz Alves de Ataíde.
Em 1998, a prefeita municipal era Maria Inês Baptista da Silva Zanol, o vereador presidente da Câmara Municipal era Rodnei Lopes Pedroso, os promotores de justiça eram Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto e Marcos Ranulfo Ferreira, e os juízes de direito eram Marcos Alberto Oldakowski, Suzy Soares Silva Gomes (falecida em 2001) e Guilherme Ribeiro Baldan.
Índice
[esconder]Educação[editar | editar código-fonte]
Educação Superior[editar | editar código-fonte]
- UNIP ead (Universidade Paulista)
Comunicação[editar | editar código-fonte]
Jornal Impresso
- Correio Pimentense
- Folha Pimentense
- Jornal Rolnews Impresso
Jornal On Line
- Pimenta Noticias
- Pimenta Virtual
- Portal Info Destaque
- Site Rolnews
Televisão[editar | editar código-fonte]
- TV Meridional - (Band) - Canal 2
- TV Rondônia - (Rede Globo) - Canal 7
- Record News Rondônia - (Record News) Canal 9
- TV Candelária - (Record) - Canal 10
- TV Allamanda - (SBT) - Canal 12
- Kake TV - (RedeTV!) - Canal 57
Rádio[editar | editar código-fonte]
- Rádio Meridional FM - 93,5 FM (Rede Meridional FM) [1]
- Rádio Rondônia AM - 1480 ( Rede Rondônia )
Referências
- ↑ Todos os prefeitos eleitos em Rondônia - Eleições 2012. Página visitada em 19/01/2013.
- ↑ ab «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
- ↑ «Urbanização das cidades brasileiras». Embrapa Monitoramento por Satélite. Consultado em 30 de Julho de 2008.
- ↑ «Estimativa populacional 2014 IBGE». Estimativa populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014.
- ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008.
- ↑ ab «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário