sexta-feira, 3 de junho de 2016

VALPARAÍSO DE GOIAS

Valparaíso de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Sua população em 2013, segundo o IBGE, é de 146.694 habitantes. O município compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

Índice  [esconder]
1 História
2 População
3 Geografia
4 Clima
5 Educação
6 Economia
6.1 Indicadores socioeconômicos
7 Bairros
8 Referências
9 Ligações externas
História[editar | editar código-fonte]
A história de Valparaíso de Goiás começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I, que surgiu em função da construção de Brasília. Em solenidade oficial, empossou o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida. O mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. O Núcleo Residencial, construído pela Encol, começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era freqüente e só havia transporte coletivo na BR-040.

No dia 2 de maio de 1980, através do Decreto-Lei nº 972, ficou instituída e oficializada a data de 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso. Nesta época, Valparaíso já contava com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual que atendia aos alunos do primeiro grau e duas escolas particulares, que já se encontram extintas. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12667, de 18 de julho de 1995, desmembrado de Luziânia.[6]

População[editar | editar código-fonte]
A população, apurada no Censo demográfico do Brasil de 2010, é de 132.982 habitantes, sendo 63.489 homens e 63.356 mulheres.

Valparaíso de Goiás é o município que mais cresce no entorno sul do Distrito Federal e um dos que mais crescem no Brasil. As estimativas do IBGE apontam para uma população de 146.694 habitantes em 2013, com densidade demográfica de 2.165,48 habitantes/km2.O crescimento populacional do município nos últimos dois anos é de aproximadamente 4,36%.

Geografia[editar | editar código-fonte]
O município está localizado na latitude -16.0687 e longitude: -47.9766, 16° 4′ 7″ Sul, 47° 58′ 36″ Oeste. A cidade fica a 1.080 m de altitude, no Leste Goiano, na Região do Entorno do Distrito Federal, no chamado Planalto Central. Sua área territorial é de 61,410 quilômetros quadrados e a uma altitude de 1.080 m. A cidade fica a 188 km da capital do estado, Goiânia, e a 35 km da capital federal, Brasília. A área do município é composta de terras altas e planas, com leves ondulações. A vegetação é o cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas.


Divisa entre o Distrito Federal e o estado de Goiás.
Clima[editar | editar código-fonte]
É situado na parte leste de Goiás, onde o clima é mais ameno, com pouca possibilidade de temperaturas extremas, tanto no inverno quanto no verão. Em geral, os verões são agradáveis e os períodos relativamente frios ocorrem com a diminuição das chuvas, entre maio e setembro, quando há queda expressiva da umidade relativa do ar. Como acontece em toda a região, o período de seca vai de abril a agosto, e o chuvoso de setembro a março.

Educação[editar | editar código-fonte]
Tanto o ensino fundamental como o ensino médio são oferecidos pela rede pública municipal e estadual e entidades particulares.[7]

Possui quatro unidades de ensino superior: Faculdades Anhanguera, FACESA-Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, CESB-Centro de Ensino Superior do Brasil e UNIDESC - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste.

O município conta também com uma instituição militar: o Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Fernando Pessoa localizado no bairro Jardim Céu Azul,que atende estudantes do ensino fundamental e médio.

Economia[editar | editar código-fonte]
As atividades econômicas da cidade se restringe essencialmente ao setor de serviços, não existindo atividades industriais e agropecuárias. A maioria das empresas, inclusive um shopping center inaugurado em 1993,[8] encontra-se ao longo da BR-040.[9]

Indicadores socioeconômicos[editar | editar código-fonte]
PIB municipal (2010)
[5] R$ 844.612,00 milhões
PIB per capita (2010)
[5] R$ 6.353,00
Composição do PIB (2010)[10]
Bairros[editar | editar código-fonte]
O maior bairro de Valparaíso de Goiás é o bairro Jardim Céu Azul.

Chácaras Anhanguera A,B e C
Chácaras Ipiranga A e B
Cidade Jardins
Cruzeiro do Sul
Jardim Céu Azul
Jardim Ipanema
Jardim Oriente
Jardim dos Ipês
Morada Nobre
Pacaembu
Parque Araruama
Parque das Flores
Parque Esplanada I
Parque Esplanada II
Parque Esplanada III
Parque Esplanada IV
Parque Esplanada V
Parque Marajó
Parque Rio Branco
Parque Santa Rita de Cássia
Parque São Bernardo
Setor de Chácaras Lurdes Meireles
Valparaíso I - Etapa A
Valparaíso I - Etapa B
Valparaíso I - Etapa C
Valparaíso I - Etapa D
Valparaíso I - Etapa E
Valparaíso II
Vila Isabel
Vila Guaira
Referências
↑ Ir para: a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
Ir para cima ↑ IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
Ir para cima ↑ «Estimativa Populacional 2013» (PDF). Censo Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 01/07/2013. Consultado em 23/10/2013.
Ir para cima ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013.
↑ Ir para: a b c d «Tabela 1 - Produto Interno Bruto a preços correntes e Produto Interno Bruto per capita segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e os municípios - 2005-2009» (PDF). Consultado em 22 de março de 2014. line feed character character in |titulo= at position 76 (Ajuda)
Ir para cima ↑ «LEI Nº 12.667 de 18 de julho de 1995». Diário Oficial do Estado de Goiás. 18 de julho de 1995.
Ir para cima ↑ «Valparaíso de Goiás » Ensino - Matrículas, Docentes e Rede Escolar - 2012». IBGE. Consultado em 20 de maio de 2014. Texto "valparaiso-de-goias" ignorado (Ajuda); Texto "ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2012" ignorado (Ajuda)
Ir para cima ↑ «O shopping do Gama e de Valparaíso». Jornal da Comunidade.
Ir para cima ↑ «Relatório de estudo/Pesquisa natural, social, econômica e educacional da microrregião do entorno do Distrito Federal, dos municípios de Valparaíso de Goiás e de Novo Gama e suas regiões limítrofes» (PDF). Observatório do Mundo do Trabalho. junho de 2013.
Ir para cima ↑ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de Dados: Cidades
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Sítio oficial da Prefeitura (em português)
[Expandir]
v • e
Goiás Mesorregião do Leste Goiano
[Expandir]
v • e
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário