O guaxinim é um animal onívoro noturno. Isso significa que ele come tanto plantas como outros animais e é ativo durante a noite. Os guaxinins são mamíferos que vivem na América. Podem ser encontrados tanto nas cidades como nos campos.
Existem sete espécies, ou tipos, de guaxinim. O mais comum é o guaxinim norte-americano, que vive no Canadá e nos Estados Unidos; encontra-se também na América do Sul. Ele prefere áreas arborizadas próximas de cursos de água, mas pode viver em outros ambientes, inclusive em cidades.
Os guaxinins têm pernas curtas, focinho pontudo e pequenas orelhas que ficam sempre eretas. Seus pequenos pés lembram mãos humanas. Os guaxinins norte-americanos medem de 75 a 90 centímetros do nariz à ponta da cauda e pesam cerca de 10 quilos. Um macho grande pode chegar a pesar 20 quilos.
Os guaxinins têm um padrão de pelagem escura em volta dos olhos que se parece com uma máscara. Eles também têm caudas bem peludas com faixas ou anéis escuros, e o corpo é coberto por uma pelagem densa de cor cinza-chumbo a preta. Alimentam-se de pitus, caranguejos, sapos, peixes, roedores, frutas e plantas, até mesmo as das fazendas. Nas cidades, tendem a comer lixo ou qualquer coisa que encontrem.
Os guaxinins vivem em ocos de árvores ou no forro de casas. Em cativeiro, podem viver até vinte anos, mas na natureza a maioria não passa de cinco anos. Muitos são caçados pelos homens por causa da pele ou por atacarem as plantações. Outros morrem de doenças, como a raiva.Guaxinim é um termo vernáculo utilizado para as espécies:
Mascarado, com pelos de tonalidades mistas e mãos peladas, o guaxinim é um mamífero com pouco perigo de extinção. No Brasil é também conhecido popularmente como “mãos-peladas”, já que não possuem pelos em suas patas, e “zorrinho”, por causa da coloração dos pelos que contornam seus olhos. O bicho se parece muito com o “mão-pelada” e é facilmente confundido, para saber a diferença deve olhar suas patas, pois as do guaxinim são esbranquiçadas.
Os guaxinins, mapaches ou racuns, são encontrados nas Américas do Norte, Central e Sul, mas também podem aparecer na Europa Central. Seu habitat preferido são as florestas próximas à água e pântanos. Dormem em árvores ocas, buracos em pedras ou no chão. Adaptam-se muito facilmente e pode ser encontrado em áreas urbanas. São animais noturnos, preferem dormir durante o dia e a noite saem para caçar pássaros, ratos, insetos, pequenos peixes, camarões de água doce e rãs.
Características
Possuem cabeça grande e focinho pontiagudo. Seus pelos são longos e a cauda é espessa, com anéis castanhos e pretos. No dorso e nas laterais a sua cor é marrom-acinzentado e o abdômen cinza claro. É típica dos guaxinins a mancha preta que se estende de seus olhos às bochechas, lembrando o Zorro. Podem chegar a medir entre 45 e 70 centímetros.
Curiosidades
- O bicho de olhar simpático e meigo é considerado carnívoro, mas sua dieta inclui também ovos, nozes, cereais e frutas!
- Parecem organizados, mas na verdade são muito bagunceiros. A espécie é muito curiosa e quando vai explorar algo, deixa tudo desordenado.
- Eles gostam de perseguir suas presas em águas rasas ou no chão, examinando o animal bem direitinho antes de decidir se irá comer.
- No inverno, os guaxinins se abrigam em tocas e buracos nas árvores. Dormem profundamente, mas não hibernam, assim que o tempo esquenta um pouco eles saem do esconderijo.
Infelizmente a pele de guaxinim é muito procurada para confecção de roupas e chapéis.
Nos Estados unidos a caça é proibida atualmente.
Fotos dos simpáticos animais
Fotos de dois belos guaxinins em sua morada – os guaxinins costumam dormir em árvores ocas, como na foto .
Foto de filhotes de guaxinins
Foto de um guaxinim durante disputa por uma fêmea – apesar de serem muito dóceis, na época de acasalamento eles viram feras quando o assunto é uma fêmea.
Foto de um guaxinim escalando um tronco
Mais imagens


Nenhum comentário:
Postar um comentário