Alfavacão, de nome científico Ocimum gratissimum, é a denominação dada a uma planta com propriedades medicinais que possui folhas grandes e que podem chegar a atingir até 10 cm de comprimento. A alfavacão apresenta coloração verde escura e pode medir até dois metros de altura. Conta-se que a origem desta planta é o Oriente, sendo que ela é bem distribuída pelo nosso país. Por ter um aroma bastante similar ao do cravo, esta planta passou a ser chamada popularmente de “alfavaca-cravo”.

Foto: Reprodução
As propriedades da alfavacão
A substância denominada eugenol está presente na alfavacão e contém propriedades medicinais que atuam como antisséptico e analgésico. As propriedades desta planta também incluem sua ação antiespasmódica, diurética, sudorífera e carminativa.
Os benefícios e as indicações de uso
Devido às suas propriedades, a alfavacão é indicada para tratar casos de gripes, resfriados, dores no corpo, bronquite, febre, inflamações da garganta e tosse. Atualmente, o eugenol é utilizado nos consultórios odontológicos, junto com óxido de zinco, para fazer curativos nos dentes. Além disso, em algumas regiões, a alfavacão também é bastante utilizada como calmante nos casos de nervosismo e paralisia. Na região Nordeste do Brasil, alguns doceiros também usam esta planta no preparo de seus doces, que proporciona um sabor suave de cravo.
Como utilizar a alfavacão?
A alfavacão é mais utilizada nas formas de chá e de tintura. Além disso, pode-se encontrar a planta no formato de cápsulas de 250mg em lojas de produtos naturais. A parte utilizada da planta são as suas folhas e o modo de preparar o chá depende do tratamento a ser feito. Confira a seguir:
Para tratar tosse, gripe, bronquite, resfriado, febre, inflamações da garganta e reumatismo, prepare o seguinte chá:
Modo de preparo:
Coloque uma colher de chá de erva em uma xícara de chá de água fervente. A indicação de consumo deste chá é de 3 a 4 xícaras ao dia.
Para tratar inflamações da boca e garganta, siga a seguinte recomendação:
Modo de preparo:
Prepare um chá por infusão, com a proporção de 2 a 3 colheres de chá por xícara de chá de água fervente. Faça bochechos ou gargarejos ou, ainda, banhe-se com esta infusão de 3 a 4 vezes ao dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário